
No último dia 27 de março, a pedido da comunidade, o vereador Pastor Max juntamente com o vereador Gracinaldo Ferreira e o conselheiro tutelar Manoel Júnior, visitaram o Distrito do Km 17 no intuito de constatarem in loco uma grave denúncia feita pela comunidade local: a exploração do trabalho infantil e sexual de crianças e adolescentes que residem no distrito.
Pelo grande fluxo de caminhões e ser ponto de descanso para muitos carreteiros as margens da BR 316, as denúncias de abusos contra menores no Km 17 são uma constante.
Após breve conversa com moradores, os edis dirigiram-se ao Posto Fiscal da SEFAZ, onde se concentra o maior foco das denúncias de exploração de crianças e a prostituição de adolescentes do distrito.
FLAGRANTE
Os parlamentares flagraram crianças entre oito e dezessete anos de idade realizando a prática do “batendo pneu durante a madrugada”, onde crianças perdem a noite de sono limpando pneus de caminhão e passando um líquido que eles chamam de “pretinho”.
Uma das crianças, de apenas nove anos de idade, relatou que, por várias vezes, foi levada pelo conselho tutelar, mas que continua nessa prática como forma de ganhar a vida. Além disso, os números da violência permanecem altos.
Vários assaltos continuam a serem registrados no local, praticados por menores que circulam durante toda noite, sem qualquer fiscalização das autoridades. A situação já foi motivo de audiência pública realizada no local, inclusive com a presença do Ministério Público, mas o problema continua sem solução.
Para o vereador Pastor Max (PT do B), a situação degradante em que se encontram as crianças e adolescentes do Km 17 não pode continuar.
“Precisamos de ações permanentes e apoio efetivo para erradicarmos esse problema do nosso município. É um tema que tem que ser constantemente discutido pela sociedade e poderes constituídos, na tentativa de inibir e acabar com essa prática que, infelizmente, recebe até mesmo o incentivo da própria família. Temos que agir imediatamente para que o problema não se torne maior, como é o caso hoje de Peritoró e Alto Alegre, onde o problema já alcançou níveis alarmantes, sendo necessária até mesmo a intervenção da Polícia Rodoviária Federal”, advertiu Pastor Max.
Após testemunhar as graves denúncias, o Vereador Pastor Max se dirigiu ao Posto da Polícia Militar e pediu o apoio dos policiais presentes. O parlamentar solicitou a PM que tente, dentro do possível, realizar um trabalho ostensivo de repressão a prática de crimes contra a infância e juventude no km 17.
O vereador também se colocou a disposição para reivindicar melhorias necessárias para que a polícia possa desempenhar seu trabalho de forma eficaz.
Ascom – Vereador Pastor Max Tony
13 Respostas
Rpz esses cara são muito fulero, são tão pegando onda nas coisas do carrim. POrque até pouco tempo, ninguem falava em conselho tutelar!!!! Mas pelo ao menos eles estão trabalhando….
E AI VEREADORES O QUE O SRS. IRÃO FAZER?? O PROBLEMA É CRÔNICO E SEMPRE EXISTIU, ALIAS PROSTITUIÇÃO É A PROFISSÃO MAIS ANTIGA DO MUNDO, SÓ FALTA LEGALIZA-LA. ESTÁ AI UMA OPORTUNIDADE E UM FILÃO PARA SE COBRAR IMPOSTOS, O QUE OS SRS. ACHAM?
A o palhaço!!!! só o carrim que fala em conselho tutelar, não viaja. o Vereador ….. não sabe nem falar rapaz. deixa os vereadores trabalharem em paz. é por que não colcaram dinheiro na mão dele. então ele tem que chamar a atenção de alguma forma. não basta ser Vereador , tem que falar merda pra aparecer
kkkkkkkkkkkkkkkkk Esse … é o mas malaaaaa de tudiiiim! Todo mundo anda falando dele , fk querendo usar a bliblia para escapar das criticas.
Descobriram o KM 17 ? Meu Deus !! Quais são as políticas Públicas instaladas(por que tem e muitas do Governo de Dilma,só falta projetos e vontade políticas)? Aqui se faz um circo e pão. Tem que PROMOVER A INTEGRAÇÃO FAMILIA-ESCOLA-SAÚDE-DESENVOLVIMENTO. Mas poucos são os edis que sabem disso. Quanto já se gastaram com propaganda? A cidade está lotada de DST(inclusive AIDS) e ninguém faz quase nada. Minha gente,cuidar é PROTEGER COM POLITICAS SICRONIZADAS,ORGANIZADAS. Todos os setores Educação-saúde-administração-Meio ambiente-Infraestrutura e demais devem está interligadas fazendo UMA REDE DE PROTEÇÃO e ajuste nos 4 quantos da cidade. Quem são os Administradores,Pedagogos,engenheiros,médicos, e outros responsáveis pelo plano de desenvolvimento da cidade???????? Tem gente e muita,ganhando para isso(trabalhar). Mas são serviços prestados,contratados e não estão engajados na transformação. Os Conselhos são …..
Prezado “Vereador Pastor”, vc quer o apoio da Polícia? Você é um dos coniventes com essa situação, pois apoiou e apoia a qualquer custo o Governo Municipal.
Isso é resultado da TOTAL ausência de políticas públicas noo KM 17, voltadas para tirar esses adolescentes de lá.
A Doutora Célia Salazar, quando rompeu com esse desgoverno, que o senhor Vereador-Pastor apoia e aprova, foi devido a Secretaria de Ação Social, NÃO implanar o PETI, PRO JOVEM, e os programas do Governo Federal.
O senhor por agir de olhos fechados a favor do governo municipal, busca a polícia para o KM 17, certamene por não saber que Codó recebeu milhões desde 2009, e nadinha foi aplicado como manda a lei.
Instture uma CPI e mostre Independência
Tudo parece que o Vereador é adepto do “…faça o que digo, mas não faça o que eu faço….”.
É triste o Vereador tentar acabar com uma ausência de estrutura social no KM 17, através da força policial.
O senhor sabe o que é o PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL?
O senhor sabe como é aplicado a grana do PETI? e do PROJOVEM?
Você sabe como a Ação Social, na pessoa da gestora Filha do Prefeito, age dentro da ação social?
O Senhor nobre vereador, sabia que o TCE/MA afirmou que a Secretaria de Ação Social liberou ADIANTAMENTOS na ordem de R$ 24.000, 00 somente em 2010,
Não é a primeira vez que essas situações são colocadas para a POPULAÇÃO DE CODÓ tomar conhecimento, e até agora só blá blá blá……..VEREADORES REPRESENTANTE DO KM 17 QUE NADA TEM FEITO PARA AMENIZAR A SITUAÇÃO QUEM VEM ACABANDO COM TANTAS FAMÍLIA. Sujeitos à violência, ao abuso e com uma alimentação precária, sem atenção, carinho e educação, é assim que vivem meninos e meninas do KM 17.
Falta assistência social , ninguém até o momento tem solução para ajudar qualquer criança que acaba de iniciar a vida nas ruas do KM 17. Vejam Art. 277. E dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligencia, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”. Desenvolvimento social, cultural, econômico e tecnológico são características de um País desenvolvido. Portanto, quando nossas crianças forem efetivamente tratadas e respeitas como crianças; quando nossos idosos forem tratados e respeitados como idosos; e quando nós cidadãos formos exigidores de direitos e cumpridores de nossas obrigações, as nossas crianças é que nos guardarão e protegerão quando idosos formos, REVEJAM HOMENS PÚBLICOS E PODERES CONPETENTES PARA RESOLVER ESSA SITUAÇÃO DO KM 17.
Angel pelo visto voce nao mora por aqui. Pois km 17 ja tem peti e cras kkkkkk. Povo que fala besteira sem ter informacao. Procurem fazer algo e nao querer culpar a e b. Por isso que o Brasil n vai pra frente
Existe talvez só as paredes pintadas de verde. Se tivesse sido implantado com RESPONSABILIDADE, não existiriam estes adolescentes abandonados.
Quem está provando a ausêcia do poder municipal e dos programas é a assessoria de um Vereador que defende cegamente o governo da sua gente.
essa a… e uma revoltada que deveria ta la ajudando e nao falando besteira. deixa de falar e va la ajudar ja que vc sabe tudo. falar e facil .
A Constituição Federal no artigo 227 e o Estatuto da Criança e do Adolescente no artigo 4º diz: É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.
A família é a principal responsável, se tem criança/adolescente se prostituindo, ou trabalhando no bate pneu até altas horas, é porque a família esta falhando.
O governo não esta fazendo a sua parte, pois todos estudam, tem bolsa família, recebem beneficio do governo.
O conselho tutelar já foi por diversas vezes no Km 17, a crianças somem por um tempo e depois voltam e fazem a mesma coisa.
A policia não tem apoio para fazer o seu papel, são dois policias, não tem telefone para entrar em contato, antes eles almoçavam e jantavam no Km 17, agora tem que ir para Codó, o povoado fica desprotegido.
Eu estive la observando a visita dos dois vereadores Pastor Max e Gracinaldo, acompanhado pelo conselheiro Manoel, até hoje só vi o conselho tutelar fazendo sua parte, houve até uma reunião com o ministério publico no local, que dessa reunião, o prefeito Zito e a sua filha secretaria de assistência social Cintia colocaram um cras e um peti no local.
Vereador Domingos Reis que foi reeleito graças ao Km 17, não vejo fazer nada por nossa comunidade, é só ganhando os votos, se todos fizerem sua parte, conseguiremos mudar essa situação.
A visita na semana passada, foi a primeira vez que vi vereadores preocupados com a situação, Max e Gracinaldo são vereadores de primeiro mandato, que junto com o conselheiro Manoel que são evangélicos, tem uma visão cristã da situação, poderão dessa vez fazer alguma coisa de positivo.
Prefeito Zito, o senhor é o mandatário maior dessa cidade, é o senhor que tem que arregaçar as mangas e fazer valer o que diz a constituição e estatuto do menor.
Enquanto isso acontece, vamos aguardar e orar para que Deus proteja nossas crianças.
Pelo visto Angel ou devil, melhor enconsto grande, você não é daqui mesmo, não verde mesmo a cor das paredes. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk