VEXAME NACIONAL – TV Globo mostra compra de votos em Codó e Zito diz que entregou ‘santinhos’

Juntamente com a prefeita de Bom Jesus das Selvas, Cristiane Damião, interior do Maranhão, e de Paulínia, no interior de São Paulo, Edson Moura e o filho Edson Moura Junior, o prefeito de Codó, José Rolim Filho, foi personagem de um triste capítulo da história política brasileira e do nosso município na noite de ontem (7) no programa Fantástico da TV Globo.

VÍDEO GRAVADO POR CELULAR DIRETO DA TV

A reportagem, desenvolvida por Chico Regueira (Globo Rio) e Camila Bonfim (Globo Brasília), mostrou vídeos de supostas compras de voto gravados na campanha de 2012, que fazem parte de processos que  estão na Justiça Eleitoral, ainda pendentes de decisão.

Sobre Codó, escreveu a repórter:

 CAMILA BONFIM – Município de Codó, no interior do Maranhão. Zito, candidato do PV à reeleição em 2012, faz campanha de casa em casa. Depois de entrar nesta aqui ele cumprimenta este eleitor, mete a mão no bolso e se afasta. É quando o homem, que parece contente, estica o que parece ser uma nota de dinheiro.

 Segue o texto – Em outro vídeo Zito entra no casa abraçado á uma mulher. Os dois vão até o quarto, ela pega um papel no chão. O candidato segura o papel, olhando pra porta como se tivesse preocupado, coloca dentro dele uma coisa que tirou do bolso.

Esta outra eleitora diz que é comum candidatos distribuírem dinheiro nas campanhas municipais de Codó.

Eleitora não identificada – “Eles chegam nas casas, eles pedem licença, aí  leva a gente pro quarto pra falar sobre o que a gente precisa aí vai e dão o dinheiro”

Camila, continua – Agora é um cabo eleitoral que conta as notas, depois se aproxima desta mulher e sem olhar pra ela entrega o que segundo o Ministério Público é dinheiro, aí ele vai embora e a mulher coloca a criança no chão. Em seguida, ela verifica as notas e sai.

MINISTRO DO TSE SE MANIFESTOU

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Dias Toffoli, foi um dos entrevistados. Apareceu explicando o que é permitido e o que não é entre candidato e eleitor.

 “O que não é permitido é oferecer um bem. Dá uma camiseta, dá algum bem, dá alguma vantagem que leve á esta pessoa a ficar, então, comprometida com aquele candidato”, disse Toffoli

Os repórteres da TV Globo também mostraram que de 2012 foram cerca de 10.500 processos motivados por irregularidades eleitorais. Em 1.200 deles, a  acusação é compra de votos, como o de Codó envolvendo Zito Rolim. Aqui  a suspeita é de entrega de dinheiro, diferente dos casos mais comuns que são de Laqueadura (mulher ‘ligada’, no popular), implante dentário (a velha chapa) e material de construção.

A DEFESA DE ZITO NO FANTÁSTICO

Só  166 prefeitos foram cassados desde 2012. Zito ainda não está nesta lista, até porque escapou de dois  recentemente sobre uso eleitoreiro da TV Codó e o da compra de votos mostrada na Globo ainda não tem sentença  alguma.

O repórter Chico Regueira, do Fantástico, ouviu Rolim dentro de seu gabinete na Prefeitura e ouviu do prefeito que, na ocasião, entregava SANTINHOS e não DINHEIRO.

“Em nenhum momento entreguei dinheiro, eu tava apenas com santinhos, que são aquelas fotos pequenas no bolso e entreguei para uma pessoa como é normal, a gente na medida em que vai fazendo campanha nas ruas, entrando nas casas a gente entrega aqueles santinhos com o número e tal”, disse Zito.

Depois dessa fala, a repórter Cláudia Bomtempo, exibiu novamente o vídeo para contestar a tal entrega de santinhos.

Camila Bonfim – Como você viu no início da reportagem, no vídeo Zito aparece pegando um papel da eleitora e parece colocar algo dentro dele antes de devolver, faz isso olhando para a porta como se estivesse preocupado. O prefeito nega ter dado dinheiro à mulher e disse que o papel era uma receita médica.

Zito Rolim – “A pessoa me pediu a receita e eu entregando a receita de volta entenderam que teria sido uma cédula que eu tivesse passado para o eleitor, não foi nada disso”.

PALAVRA DA PROMOTORA DE JUSTIÇA

Chico Regueira, quando de sua estada em Codó, também entrevistou a promotora de Justiça, Linda Luz Carvalho. Ela sustentou que para o Ministério Público Eleitoral não há qualquer dúvida, Zito Rolim entregou mesmo dinheiro à eleitores e não Santinhos.

“O vídeo demonstra a entrega de dinheiro à pessoa dentro de casas durante uma caminhada, Na visão  do Ministério Público não há dúvida nenhuma. Na verdade, se conseguiu, em Codó, uma proeza que foi confirmar algo que todo mundo sabe que acontece, mas que é de difícil confirmação”, sustentou a promotora em rede internacional de televisão (115 países).

47 comentários sobre “VEXAME NACIONAL – TV Globo mostra compra de votos em Codó e Zito diz que entregou ‘santinhos’”

  1. NADA DE “”SANTINHOS””, O PREFEITO PRATICOU CRIME ELEITORAL, OFERECENDO DINHEIRO PARA CAPTAR VOTOS ILICITAMENTE. A PROVA MAIOR, ESTÁ NA GRAVAÇÃO FEITA NO GARRA, NO MOMENTO QUE O PREFEITO, JOSÉ ROLIM FILHO, FOI TENTAR RECUPERAR AS IMAGENS. NA OPORTUNIDADE ELE CONFESSOU AFIRMANDO QUE DEU DINHEIRO E QUE TODOS FAZIAM DESSE MODO.

    PODE ATÉ SER, MAS, QUEM FOI FLAGRADO FOI O PRÓPRIO PREFEITO, PORTANTO NÃO PROSPERA O SEU ARGUMENTO. ENTRETANTO, APESAR DOS VÍDEOS, O PROCESSO ESTÁ SOB O EFEITO DA ANESTESIA, NÃO ACORDA, NA ANDA, NÃO CHEGA AO JULGAMENTO. O MANDATO VAI AO FINAL E O CRIME VAI PRESCREVER.ASSIM É O NOSSO CODÓ, ASSIM É O NOSSO MARANHÃO.
    ATÉ QUANDO.?? NA REDE GLOBO, ESTAMOS MAIS FALADO DO QUE PROSTITUTA DA LAPA.

  2. Assistir toda a materia e vi essse peefeito ………………. Sera que depois desse vexame a justiça ainda continuara de braços cruzados…. Cadê a justiça desse pais ???
    Mais uma vez codó è escandalo nacional… Nunca codó foi tao mal visto na imprensa nacional com ta sendo agora.. È uma vergonha……

  3. Esse tal de Zito não …………, essa eleitora muito menos. Conheço pessoas de Codó a qual ela mesma disse ter sido dinheiro. E que ele tem uma divida eterna com ela. E com tudo isso a justiça não faz nada?? Vamos ter consciência de tudo que é feito.

  4. Um …….. com cara de santo.Se ……….. e incluiu o povo de codo.Vota em um estrangeiro que se quer se oronuncia.Codoenses o Pref Zito …………… no tce e tcu.Fiquem atento.

    …………….. da prefeitura, na verdade do povo, pra se manter no poder.Ja viram nada de bonzinho.

    VERGONHA NACIONAL.AQUELE DINHEIRO ERA NOSSO, A……………………………………………………………………………………………………………….

  5. Verdade Murilo Salem aqui é o Maranhão: Biné …..de carga com material escolar e remédios, teu ex-genro …………… que continua Deputado…

  6. Meus amigos vamos dizer q o nosso prefeito ajuda muita gente eh um gesto de humildade já um deputado codoense q estava levando medicamento e merenda de nossos codoense só pra calar a boca desse ……… cara olha pro teu ……….. pra depois criticar só

  7. Essa reportagem do fantastico,é uma vergonha para Codó!Tudo que tem começo tem fim,esperamos ver esse pref ZITO FORA DAS ELEIÇÕES DE CODÓ PARA SEMPRE.JUSTIÇA HUMANA FALHA,MAS A DE DEUS TARDA MAS NÃO FALHA.BEM FEZ OS POLITICOS QUE ABANDONOU O BARCO.

  8. Fico pensando onde vamos para… Dizem que os políticos são desonestos, mas não veem que o eleitor tenta o corromper.

    No caso do prefeito Zito, por exemplo, como pode uma pessoa se dizer necessitada ao ponto de pedi dinheiro a um candidato se ela tem condições de como montar um circuito de câmera em casa?

    Isso é estranho, né? Eu acredito no prefeito Zito, se ele disse que era “santinho” que entregou, então, era. Agora, penso que se a “justiça” o investiga, tem que fazer o mesmo como o eleitor que faz como essa pessoa do vídeo. Abraço!

    1. Inclusive, se a justiça abrir um inquérito para investigar por currupção passiva esses eleitores que se “venderam” ao Zito, a verdade virá à tona. Descobriremos quem instalou as câmeras, quanto (R$) esse pessoal levou para fazer o flagra no prefeito.

  9. Nada de MAIS? Escândalos Maiores Acontecem ou Aconteceu em CODÓ,e de Nada se TEM Noticia sobre Alguma Punição Por Parte da JUSTIÇA,isso Sempre Vai Acontecer em Codó,Doações em Campanha Politica.São Praticas Normais não Somente em Codó mais no Brasil.

  10. SE FOSSE COLOCAR ESSE ASSUNTO A LIMPO QUEM SAIRIA SEM MANCHAS EM UM PAÍS ONDE É COMUM QUE FATOS COMO ESSES AINDA EXISTEM?MAS ATÉ PROVAREM AO CONTRÁRIO EU ESTOU COM ZITO.E A MAIORIA DO POVO CODOENSE CONTINUA A PREFERIR ZITO PREFEITO…NÃO PERSEGUE E NEM MANDA BATER EM PESSOAS QUE ESTÃO GANHANDO A VIDA VENDENDO MILHO POR EXEMPLO!E NEM TENTANDO DAR GOLPE INTERNACIONAL COMO O DE BRUXELAS POR EXEMPLO TAMBÉM!!!

    ZITO NÃO ESQUENTA O POVO CODOENSE É CONTIGO!!!

  11. Sr. Murilo, o Zito estah errado e tem q ser julgado pela justiça. Mas você não deve falar muito sobre o assunto, já que não fala do desvio de merendas e etc, feito pelo sr. Biné, dois peso e duas medidas??,

  12. Só faltou a reportagem dizer que esse crime eleitoral não vai dar em pôrra nenhuma. Talvez daqui à dez anos saia uma sentença em que caiba recursos, e de recurso em recurso vai até prescrever. Acaba não mundão!

  13. Nao achei vexame nenhum a TV Globo nao gosta do Maranhao nunca exibiu nenhuma materia de nossas riquezas,pesquisas etc….so faz reportagem negativas,nao so de Codo mas de todo o nosso Maranhao.E so prestar atençao e vao ver.

  14. Não vi nada demais… O prefeito está sendo acusado mas ninguém provou nada. O que vi foi uma armação desesperada para tentar tirar o prefeito da prefeitura.

  15. A Globo poderia mostra o Então candidato deputado Camilo Figueiredo e sua mãe Eliane Figueiredo ……………….. medicamentos e merenda escolar do povo codoense!!… Isso sim é uma vergonha a nível nacional…

  16. Nos tribunais quem julga são os juízes de acordo com suas conveniências, nas urnas quem julga é o povo e nesse quesito o Zito está em alta, seu governo tem 70% de aprovação. Ao meu ver o vídeo foi uma armação, como justificar uma câmara de filmagem dentro do quarto vazio daquela senhora? que propositalmente chamou o prefeito para a armadilha. A globo mostrou o que já sabíamos e já tínhamos visto antes, meras suspeitas, faltam as provas. Quanto ao caso do pescador, tudo ficou evidente foi flagrante e não deu em nada.

  17. O MARANHÃO TÁ PRESTES A SOFRER UMA MUDANÇA RADICAL NO QUADRO DOS SEUS MANDATÁRIOS SEXAGENÁRIOS NO PODER, E AÍ ESPERO QUE CASOS COMO ESSE DO ZITO E OUTROS ABSURDOS QUE SÓ NO MARANHÃO ACONTECEM, FINALMENTE PASSEM A SEREM TRATADOS À LUZ DA LEI. O QUADRO POLITICO QUE SE DESENHA É DESASTROSO PARA A OLIGARQUIA DO MARANHÃO, SENÃO VEJAMOS: CAINDO DILMA – CAI LOBÃO; CAINDO LOBÃO, CAI LOBINHO QUE NAO GANHA DE FLÁVIO DINO NO MARANHÃO; SARNEY VELHO E FILHA ROSINHA FICAM SEM CARGO A PARTIR DE JANEIRO 2015, ZITO E OUTROS APADRINHADOS FICAM VULNERÁVEIS.ESPERO QUE O NOVO GOVERNADOR, COMO JUIZ QUE É POSSA FINALMENTE FAZER VALER AS LEIS QUE REGEM O NOSSO PAIS E NOSSO SOFRIDO MARANHÃO. A MUDANÇA ENFIM CHEGARÁ A CODÓ TAMBÉM. VAMOS TORCER PARA QUE A JUSTIÇA SEJA FEIRA??????????

  18. MARANHÃO TÁ PRESTES A SOFRER UMA MUDANÇA RADICAL NO QUADRO DOS SEUS MANDATÁRIOS SEXAGENÁRIOS NO PODER, E AÍ ESPERO QUE CASOS COMO ESSE DO ZITO E OUTROS ABSURDOS QUE SÓ NO MARANHÃO ACONTECEM, FINALMENTE PASSEM A SER TRATADOS À LUZ DA LEI. O QUADRO POLITICO QUE SE DESENHA É DESASTROSO PARA A OLIGARQUIA DO MARANHÃO, SENÃO VEJAMOS: CAINDO DILMA – CAI LOBÃO; CAINDO LOBÃO, CAI LOBINHO QUE NAO GANHA DE FLÁVIO DINO NO MARANHÃO; SARNEY VELHO E FILHA ROSINHA FICAM SEM CARGO A PARTIR DE JANEIRO 2015, ZITO E OUTROS APADRINHADOS FICAM VULNERÁVEIS.ESPERO QUE O NOVO GOVERNADOR, COMO JUIZ QUE É POSSA FINALMENTE FAZER VALER AS LEIS QUE REGEM O NOSSO PAIS E NOSSO SOFRIDO MARANHÃO. A MUDANÇA ENFIM CHEGARÁ A CODÓ TAMBÉM. VAMOS TORCER PARA QUE A JUSTIÇA SEJA FEITA??????????

  19. Parabéns ao Sr. Prefeito de Codó, por tornar a nossa cidade querida assunto a nível nacional, parabéns a promotora de Codó, mostrou que não existe mais dúvidas sobre este lamentável caso, é muito triste para os mais de 120.000hab. desta cidade, ser chefiados por um prefeito que torna esta cidade um “VEXAME NACIONAL”.

  20. Blog do garrone,

    Zito faz licitgação em fevereiro, mas só agora publica, porque será?

    Dobrado – Codó também vai de carro e máquinas alugados. A diferença é no valor gasto, que equivale a mais do que o dobro do que Monção está gastando. São R$ 4.039.205,20 (quatro milhões, trinta e nove mil, duzentos e cinco reais e vinte centavos) em cinco contratos, quatro deles com a mesma empresa, a F Z Construções e Serviços Eireli – ME, que fica com a fatia de R$ 2.704.350,00 (dois milhões, setecentos e quatro mil e trezentos e cinquenta reais). Com a Esmeralda Locações, Construções e Serviços Ltda. foi firmado um único contrato, no valor de R$ 1.334.855,00 (um milhão, trezentos e trinta e quatro mil, oitocentos e cinquenta e cinco reais). Todos os documentos foram assinados em 12 de fevereiro e valem até 31 de dezembro deste ano.

  21. O MARANHÃO MAIS UMA VEZ SE TORNA CENÁRIO DE VERGONHA NACIONAL, APRESENTADO NO FANTÁSTICO. PRIMEIRO ZITO COMPRANDO VOTOS E ALI ESTÁ PROVADO. DEPOIS APARECE ROSEANA SARNEY E LOBÃO ENVOLVIDOS EM ESQUEMA DE PROPINA DA PETROBRAS.
    E QUEREM DE QUALQUER MANEIRA CONTINUAR NO PODER, PRA ………. AINDA MAIS, COM LOBINHO MAL.

  22. VAMOS COMEÇAR, TEMOS QUE DESQUALIFICAR AS PESSOAS QUE “”AINDA QUEREM DEFENDER O INDEFENSÁVEL””. “”AMÉRICO SILVA””, UM ……, EM VEZ DE SENTIR-SE HUMILHADO COM OS ATOS DESSE PREFEITO, QUE MANCHANDO CADA DIA A IMAGEM DO NOSSO MUNICÍPIO, COM O QUE HÁ DE PIOR NA CONDUTA MORAL, VEM ESSE ANÔNIMO FALAR DA CARGA DO KM17. DEIXE A CARGA DO KM17 E AGUENTE A CARGA DA “”IMORALIDADE”” DO TEU CHEFE.
    AO “”COERENTE””, O TEU PREFEITO MENTIU, A GRAVAÇÃO FEITA NO ESCRITÓRIO DO GARRA, ELE AFIRMOU QUE DEU DINHEIRO E QUE TODOS ASSIM FAZEM. PORTANTO NADA DE SANTINHOS.

    AO “”CODOENSE””, QUEM INSTALOU AS CÂMERAS NÃO É IMPORTANTE, O IMPORTANTE É QUEM PRATICOU CRIMES ELEITORAIS COMPRANDO VOTOS, APROVEITANDO A NECESSIDADE DAS PESSOAS CARENTES.

    AO “”JAIR RIBEIRO””, SEJA MAIS EXPLÍCITO, CITE O NOME DA PESSOA QUE TENTOU DAR UM GOLPE INTERNACIONAL. SE CITAR O MEU, TENHA A CERTEZA, IREI PROCESSA-LO, POIS FUI UMA VÍTIMA, TANTO QUE VOLTEI AO MEU PAÍS. AGORA, O QUE TEM UM CASO COM A MATÉRIA DA GLOBO.?? O TEU PREFEITO PRATICOU CRIME ELEITORAL.?? SIM, PRATICOU, OS FILMES DESMENTEM QUALQUER TENTATIVA DE NEGAÇÃO.

    “”FELICIDADE””, O QUE EU TENHO COM O QUE VOCÊ CHAMA DE DESVIO DE MERENDA ESCOLAR? FEITO PELO BINÉ (se é que houve, pois na justiça as provas diferem). O QUE EU TENHO, SENHORA QUE DEIXARÁ DE SER OU TER A “”FELICIDADE”” QUE JÁ ESTÁ NO FINAL, É SOBRE OS MAIS DE VINTE E HUM MILHÕES DE REAIS QUE, CONFORME CITADOS EM MUITAS REPORTAGENS, FORAM DESTINADOS, EM MAIO DE 2014, PARA COMPRA DE GÊNEROS ALIMENTÍCIOS PARA A MERENDA ESCOLAR E !!!NUNCA APARECERAM!!!. ESSE VALOR, DE GRANDE PORTE, DÁ QUANTAS CARGUINHAS DE UMA CAMIONETA??.

    “”LAGOA DA JANSEN””, PORQUE USAS O ANONIMATO.?? BEM, SENDO LAGOA DA JANSEN, JÁ ESTÁ ACOSTUMADA COM INSETOS, SAPOS E OUTROS INFECTADOS COMO O TEU PREFEITO, POR ISSO NADA DIREI.

    AOS COMENTARISTAS DE PLANTÃO QUE DEFENDEM O PREFEITO, LEIAM O “”MARANHAOLIMPO””
    LÁ VOCÊS CONHECERÃO PARA ONDE ESTAR INDO OS RECURSOS PÚBLICOS. PARA ENCERRAR, UMA PERGUNTA: “”ALGUÉM VIU UMA EMPRESA, DENOMINADA … LÁ DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR?? ESSA EMPRESA FOI CONTRATADA POR MAIS DE TRÊS MILHÕES E QUATROCENTOS MIL REAIS PARA LIMPEZA DA CIDADE, MAS PARECE QUE FEZ OUTRO TIPO DE LIMPEZA. ADIOS.

  23. Não sabia que ajudar alguém que precisar, seria compra de voto. Ainda mais se tratando de alguém que pelas características era bastante humilde… O triste, é, que a pessoa não era pobre, pois tinha até circuito de câmera em casa, né? Temo pelo prefeito Zito, pessoa boa que ajuda a todos. Essa pessoa tem muito que acerta com cara da cima… Espero que o prefeito Zito consiga se sair dessa, se entregou dinheiro a ela, saiba que tem toda a minha admiração de ser humano e deu apenas “santinho”, mas ainda pq essa pessoa certamente não merecia pela emboscar que lhe fez…

  24. Quando entregaram o vídeo do Zito pro pessoal da globo, deveriam também entregar o vídeo da carga desviada de medicamentos no KM 17, porque não entregaram eh, será que em Codó só existe um prefeito errado, será que seu bina também não errou, é santo, vcs mesmo viram quantos prefeitos estão irregular no Pais, 1.220 processos por compra de votos, 10.000 por irregularidades, tem santo nesta historia, não tem , agora devia rever uma coisa, quem tinha interesse nessa historia, saber quem montou aquelas câmeras, quem pagou pra montar naquela casa, quem autorizou a colocar, quanto recebeu, porque pelo que aparece no vídeo, em uma das casas parece uma casa abandonada, então a pessoa que levou parece que tava sabendo o que estava fazendo, enfim desvendar todo esse mistério e quem tem força pra isso a justiça.

  25. O pior de tudo isso é saber que o Zito não precisava disso para ser reeleito. E tem mais, fez o que fez, formou uma equipe de governo cheia de famintos e, agora, na hora “H” foi abandonado pelos seus escolhidos. Todos resolveram apoiar outros candidatos, deixando-o quase só nessa árdua missão de dá uma votação expressiva para um candidato estranho para os codoenses.
    Infelizmente, sabemos que esses traidores voltarão a mandar e mamar na Prefeitura, depois das eleições, como se nada tivesse acontecido. Inclusive, tem um candidato (ex secretário, que garante que volta para o cargo) que promete demitir algumas pessoas dos seus empregos, por não estarem lhe apoiando.
    ESSE BRASIL NÃO TEM JEITO MESMO!!!

  26. ESSE MURILO SALEM FALA MAL DO ZITO, E DEFENDE OS FIGUEIREDOS. SERÁ QUE TEM ALGUM POLÍTICO EM CODÓ QUE NÃO DAR DINHEIRO AO ELEITOR? TODOS SÃO DO MESMO JEITO.

  27. ISSO É SOMENTE A IMAGEM DE UM PREFEITO DESPREPARADO, FRACO E DE UM MUNICÍPIO ENTREGUE PARA PESSOAS QUE NÃO POSSUEM NENHUM COMPROMISSO COM A LEI E A TRANSPARÊNCIA.
    COISAS PIORES ESTÃO ACONTECENDO E AINDA VIRÃO A TONA NESSE DESGOVERNO DE CODÓ-MA.
    ESPEREM E VERÃO O QUE VAI AINDA ACONTECER. ESPERAR O QUE DESSE DESGOVERNO ?

  28. Comprar voto não é nada perto de sair com caminhão de medicamentos da cidade.Cada povo sem noção.

    Concordo cm lagoa da jansen e com a leticia.

    é isso mesmo Vejam só.rsrs

  29. VOTOS DEVERIAM MESMO SEREM VENDIDOS, “E BEM CARO”, POR QUE POLÍTICOS NÃO FAZEM MESMO NADA, SÓ LARAPIAR OS COFRES PÚBLICOS. E AINDA CONTINUAM BRIGANDO PELO PODER, E ENCABRESTANDO OS COITADOS QUE PARECEM MAIS UM BANDO DE ZUMBIS LUNBRIDIADOS PELA CARAVANA DO PODER.

  30. AMÉRICO SILVA DISSE: MURILO……..O ZITO NUNCA FOI À BÉLGICA. REALMENTE, NUNCA FOI, O SEU CAMINHO, QUANDO TIVERMOS CONHECIMENTO DAS CONTAS, DAS NOTAS FISCAIS … E ….., DAS LICITAÇÕES …..COM EMPRESAS F….., A VIAGEM DELE TERÁ NO MÁXIMA 281 KM EM DIREÇÃO À SÃO LUIS ONDE NUNCA CHEGARÁ. EU LAMENTO, MAS ASSIM CAMINHAM OS C…..

Deixe uma resposta