CAMINHADA – O povão participou, mas a organização precisa decidir se quer trabalhar ou brincar

Este vídeo foi feito em cima da ponte da Trizidela quando grande parte da caminhada já havia passado por mim, mas mostra o quanto ela foi significante do ponto de vista de participação popular.

Houve uma série de desencontros que a organização, caso tivesse nova oportunidade, deveria corrigir.  A concentração foi toda desconcentrada.

BAGUNÇA NA CHEGADA E NA SAÍDA

A turma que recepcionou João Marcelo e César Pires, com Francisco Nagib, ficou próximo à escola Governador Archer. Lá no alto do Bode (cucurute da Av. Cristóvão Colombo) outra turma se aglomerava sob o comando da moçada do Comitê de Zito, e companhia.

Enquanto isso, caravanas, como a de Chiquinho do Saae, chegavam tendo que, num primeiro momento, pensar onde ficar. Na hora H, a caravana de Nagib subiu e a aglomeração  lá de cima desceu.

Para as pessoas foi só virar, mas para os carros voltar rumo à ponte não foi tão simples e rápido assim (ninguém pensou nisso antes).

DO NADA

Zito e Lobão surgiram do nada e desacompanhados, praticamente. Vinham de outra parte da Trizidela onde estavam, em reunião particular, com uma turma de Expedito Carneiro.

Quando chegaram, juntaram-se a caminhada que tentava ganhar forma rumo à saída da Trizidela e, dado a falta de comando, quem tomou a dianteira foi Ricardo Murad e sua filha Andrea Murad puxando o pelotão de frente, enquanto a estrela da festa, Lobão Filho, ficou, por muito tempo, ofuscada no meio da caminhada (o que não é o tradicional).

Pra evidenciar ainda mais a desordem, essa renca de gente ainda teve que encarar um gargalo em cima da ponte criado por Zé Adilson e Nina Melo. Eles chegaram atrasados e, como mostra o vídeo, não puderam voltar, nem seguir em frente. Ficaram como se fosse um grupo à parte, esperando para tomar um rumo.

RASGOU EM 3 PEDAÇOS

Deu errado de novo quando a caminhada chegou à praça do Mangueirinha (depois da Panificadora Alfa)  – um pedaço subiu a rua da Magueirinha rumo ao gela guela, outra desceu direto para o Centro de Cultura e o que restou foi pelo posto Jacy.

Quando o movimento chegou na rua S. Silva, bairro São Pedro, para chegar ao seu final na Rio Grande do Norte, já estava enfraquecido, sem a multidão que partiu da Cristóvão Colombo.

Por conta disso, o comício já foi, realmente, pra turma,  da bandeirada.

ATÉ OS LOCUTORES

A desunião camuflada atinge até os locutores. Muitos são orientados a falar o nome de político tal, de repente chega a ordem para que não fale mais. É uma tristeza, uma besteira sem tamanho. Se todos estão no mesmo ‘cofo’, por que não deixar os profissionais mais livres?

UNE OU DEIXA DE BRINCADEIRA

Que fique a lição, ou essa turma se une de verdade ou deixa pra brincar de união quando a candidatura que eles quiserem ajudar for de brincadeira também.

Lobão Filho está precisando de coesão, não de algo parecido.

11 comentários sobre “CAMINHADA – O povão participou, mas a organização precisa decidir se quer trabalhar ou brincar”

  1. PESQUISA EXATA/TV GUARÁ/FIEMA: COM 56%, FLÁVIO MANTÉM VITÓRIA NO 1º TURNO
    Flavio_Buriticupu

    sábado 06/09
    A mais recente pesquisa Exata/TVGuará/Fiema mostra estabilidade na disputa pelo governo do Maranhão. O candidato da Coligação Todos Pelo Maranhão, Flávio Dino, continua com ampla liderança e tem 56% das intenções de voto. O levantamento foi divulgado neste sábado (6) pela TV Guará. Na pesquisa anterior, divulgada no dia 2, Flávio tinha 55%.

    Se a eleição fosse hoje, Flávio seria eleito no primeiro turno – um cenário que vem sendo confirmado por todas as pesquisas registradas e divulgadas até agora.

    Lobão Filho (PMDB), o candidato da família Sarney, aparece em segundo lugar, com 27% dos votos. No levantamento anterior, ele tinha 25%.

    As oscilações estão dentro da margem de erro, de 3,2 pontos para mais ou para menos.

    Zé Luislago (PPL) tem 2%. Saulo Arcangeli (PSTU), Pedrosa (PSOL) e Prof. Josivaldo (PCB) têm 1% cada um.

    Votos nulos e brancos somam 6%. Eram 8% na pesquisa anterior. Os eleitores que não sabem ou não responderam pontuam 6; antes, eram 7% .

    Senado

    Na disputa pelo Senado, Roberto Rocha, da Coligação Todos Pelo Maranhão, aparece com 32%, contra os 29% anteriores. O candidato, Gastão Vieira, da família Sarney, tem 28%, contra os 27% anteriores. Haroldo Sabóia e Marcos Silva têm 6% cada. Gersão e Evan de Andrade têm 1% cada

    Registro

    A pesquisa foi realizada entre os dias 2 e 5 de setembro, quando foram ouvidas 1.400 pessoas em 45 municípios maranhenses escolhidos aleatoriamente, mas contemplando as quatro regiões do Estado e a ilha de São Luís. A margem de erro da pesquisa é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

    A pesquisa avaliou as intenções de voto sob o protocolo MA – 00041/2014.

  2. Muita gente está esquecendo que estas eleições não são para prefeito e vereador. tem um monte de gente querendo aparecer, querendo ser o pai da criança, mostrar força para o patrão e ao invés de somar na organização atrapalha, quem deveria compor fragmenta. Do jeito que a coisa está sendo feito não há organização que dê jeito e para completar ainda chega o Ricardo Murad “tratorzão” querendo roubar a Sena, ditar as ordens e fazer do jeito dele como se estivesse em Coroatá. A caminhada foi gigante o comício foi humilhante, fica a lição, uma coisa ou outra, não dá pra ser as duas, depois do cansaço o povão tira pra fora. Outra coisa, se tem concentração deve ser pra todos, os vereadores deveriam guardar energia e suas estratégias para 2016.

  3. Fraca e desirganizada!

    Fui Lanchar na Panificadora Alfa, encontrei João alberto comento sorvete e falando sozinho dizendo: A eleição está perdida! a eleição está perdida!

  4. PASSEATA OU DESGARRADA?? OS TRÊS “”MOSQUETEIROS””, SEM O D’ARTAGNAN, (esse, vocês conhecem) MESMO COM A OBRIGATORIEDADE DOS CONTRATADOS E COMISSIONADOS, MESMO COM OS ALBERGADOS NAS EMPRESAS, MESMO COM O USO DA MÁQUINA PÚBLICA, SOMANDO TODOS OS CANDIDATOS, “”GOVERNADOR, DEPUTADOS FEDERAIS E ESTADUAIS, PREFEITO CASSADO E EX- PREFEITO FICHA SUJA, MAIS ALGUNS METIDOS A BESTAS E OUTROS BESTAS METIDOS, COM A PRESENÇA DO QUE VOCÊS CHAMAM DE “”TRATORZÃO””, QUE, NO MEU CONCEITO, MAIS PARECE O COFRE AMBULANTE , O QUE ACONTECEU MESMO FOI UMA “”DESGARRADA””, “””UM RECADO DO POVO DIZENDO BASTA, DEIXEI DE SER OTÁRIO”””, NÃO AGUENTO MAIS.

    E AGORA, COM O PREFEITO JOSÉ ROLIM FILHO, SOFRÍVEL NAS SUAS AÇÕES, MAIS COMENTADO DO QUE O “”MILÉSIMO GOL DO PELÉ””, MENTINDO COM AFIRMAÇÕES DE QUE ESTAVA DISTRIBUINDO SANTINHOS, SANTINHOS QUE TÊM A FIGURA DO PEIXE GAROUPA, COM A SUA COR PREDILETA: “”VERDE””. VOU ALÉM.?? NÃO, VOU DEIXAR PRA PRÓXIMA.

  5. UMA DAS PESSOAS MAIS……………….. QUE EU JA VI FOI ESSE DEPUTADO P,POR CAUSA DE UM AMIGO GARANTI QUE IA VOTAR NELE,MAS DEPOIS DO COMPORTAMENTO DELE JAMAIS VOTO E AINDA ALERTO QUEM QUEIRA VOTAR NELE, DEPOIS QUE ESSE DEPUTADO DISCURSOU NO FINAL DA CAMINHADA ELE FOI PARA A PADARIA BOA SORTE ACOMPANHADO DE UNS SEGUIDORES,LA TINHA APROXIMADAMENTE 50 PESSOAS,

    ELE SE DIRIGIU AO FREEZE PEGOU O QUE IRIA COMPRAR E NÃO CUMPRIMENTOU NINGUEM,DEPOIS FOI PRA CALÇADA DA PADARIA E RECLAMOU COM GROSSERIA AOS ORGANIZADORES DO POVO PAGO POR ELE,PERGUNTANDO PORQUE QUE BOTARAM O POVO DELE LA PRA OFINAL,PORQUE ELE HAVIA FALADO E NINGUEM BATEU PALMAS,EU ESTAVA PERTO E COMO EU VARIAS PESSOAS FICARAM HORRORIZADAS COM TAL COMPORTAMENTO.

    MEU DEUS E AINDA TEM QUEM VOTE NESTE CARA SE CONHECE-LODEUS ME LIVRE.

  6. As pessoas é quem se ilude achando que esses deputados oportunistas e forasteiros irão fazer algo por Codó.

    O que se vê aqui são uma cambada de vereadores e Prefeito procurando atirar para todo o lado e vendo seus interesses próprios. A final já está chegando as eleições municipais e alguém tem que pagar a conta.

    Já o Prefeito têm que vê suas contas aprovadas e para isso tem que fazer essa jogada.

    Enquanto isso os que se dizem candidatos da terra, só querem dizer que são “santos” agora. 01- Uns somem e só aparecem de 04 em 04 anos( Já sabem de quem estou falando?). 02-Outros massacram o povo codoense com sua gestão desastrosa( Já sabem de quem estou falando novamente?). 03- Outros vendem até a alma pro capeta para se beneficiarem( Já sabem de quem estou falando novamente?). 04- E o principal que se safar de encrenca a qualquer custo ( Já sabem de quem estou falando novamente?).

    MORAL DA HISTÓRIA: NENHUM DELES ESTÃO PREOCUPADOS PELA POPULAÇÃO DE CODÓ!

    Precisamos de VEREADORES E PREFEITOS SÉRIOS, HONESTOS E DESAPEGADOS DESSAS OLIGARQUIAS!

    Precisamos de um Prefeito de VISÃO REFORMADORA, que realmente venha para fazer o que o povo precisa e o que a Lei impõe para que se faça.

    Já chega dessa cambada de oportunistas!

    MUDA CODÓ, MUDA POPULAÇÃO! VOTE EM UM NOME NOVO NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS.

    SÓ ASSIM NOSSO MUNICÍPIO VAI ARRANCAR PARA O DESENVOLVIMENTO, CASO CONTRÁRIO SEMPRE SERÁ A MESMA COISA: PREFEITO “A” QUE NÃO FAZ NADA, SUCATEIA O MUNICÍPIO E SAI. ENTRA O PREFEITO “B” INDICADO PELO “A” OU DE FILHO DE EX-PREFEITO “C” QUE NÃO FAZ NADA, SUCATEIA O MUNICÍPIO E SAI. E NO FINAL QUEM PAGA AS CONTAS É O POVO CODOENSE!

  7. Achei a caminhada de uma desorganização sem tamanho. Ninguém se entendia, vi gente de moto perguntando por ode deveriam seguir. O pessoal da organização pisou na bola e deixou o candidato Édson Lobão Filho muito preocupado.

  8. DESORGANIZADA!!!!!!!!!!!!!! E FRACAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!! O POVO VAI DAR O TROCO NELES, VOTANDO EM FLÁVIO DINO, AHHHH E NOSSO DEPUTADO ESTADUAL CAMILO FIGIUEIREDO!!!!!!!!!

Deixe uma resposta