Manter a iluminação pública de praças e ruas da sua cidade é dever da prefeitura do seu município. Isso mesmo! É a Prefeitura que faz a gestão desse recurso, e ele é direcionado para manter as praças e ruas iluminadas, assim como fazer a troca de lâmpadas dos postes.
A Cemar repassa todos os meses a taxa de iluminação pública para a prefeitura, para que você desfrute plenamente dos espaços públicos no período noturno, com segurança. Então essa semana, confira as dicas da Cemar e tire todas as suas dúvidas sobre a iluminação pública:
- A Câmara Municipal é quem aprova a lei que define os valores da contribuição de iluminação pública a serem cobrados na conta de energia elétrica.
- De acordo com a Constituição Federal e legislação do setor elétrico brasileiro, cada Prefeitura é responsável pela operação, manutenção e expansão do sistema de iluminação pública.
- É dever da Prefeitura, trocar as lâmpadas dos postes e instalar novos pontos de iluminação, além de evitar o desperdício de energia, mantendo as luzes desligadas durante o dia.
- A Cemar repassa integralmente, todos os meses, a taxa para prefeitura que é responsável pela gestão dos recursos.
Por isso quando houver algum problema na iluminação pública da sua rua, procure ou ligue para a Prefeitura da sua cidade:
São Luis: 0800 284 8082
Paço do Lumiar: (98) 3016-2586
Raposa: (98) 3229-0202
São José de Ribamar: 0800 727 7173
Timon: (99) 3212-2331
Imperatriz: 0800 727 7173
Açailândia: (99) 3538-5853
Estreito: (99) 3531-7854
Caxias 0800 727 7173
2 Respostas
Cade o telefone de Codó meu fio. Não sabe? 36611399 fala direto com o prefeito
Acélio, só para enriquecer suas informações, devo informá-lo que o valor que a CEMAR repassa para a Prefeitura é somente a diferença do total arrecadado com a taxa de iluminação pública, pois essa iluminação das ruas na verdade não sai de graça. A prefeitura tem que pagar para a CEMAR a conta mensalmente, e que não é nada barato, mais 5% sobre o valor total arrecadado, a título de taxa de serviços.