Fale com Acélio

Zito recebe de Roseana
Zito recebe de Roseana

O prefeito de Codó, Zito Rolim, foi ao  Palácio Henrique de La Rocque na tarde da última segunda-feira (27), para se  encontrar com a governadora Rosena Sarney e participar da entrega de retroescavadeiras a 25 municípios maranhenses.

A Entrega é parte de um kit que contem quatro tipos de máquinas, que irão ajudar aos municípios maranhenses castigados pela estiagem. A ação do Ministério do Desenvolvimento Agrário faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2).

Além da Governadora, o encontro contou com a presença do delegado geral do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Maranhão, Ney Jefferson Teixeira, e dos prefeitos dos municípios contemplados com as máquinas. Durante a solenidade a governadora Roseana Sarney saudou as autoridades presentes e falou sobre os benefícios dessa iniciativa para os municípios.

Entrega da Chave
Entrega da Chave

“Nós temos feito no Maranhão, em parceria com o Governo Federal, uma revolução na área da agricultura familiar. Todos os municípios com até 50 mil habitantes e alguns até com mais receberam essas máquinas para ajudar a nossa população rural. Eu tenho certeza que isso vai melhorar muito a nossa produção e principalmente a vida da nossa gente”, destacou.

O delegado geral do MDA no Maranhão, Ney Jefferson Teixeira, falou sobre a importância das máquinas retroescavadeiras. “Estamos entregando as máquinas com o objetivo de dar uma resposta para a situação de estiagem vivida em muitos municípios. Já entregamos no Maranhão 148 máquinas e ainda iremos entregar mais 52 retroescavadeiras e motoniveladoras”, anunciou.

O prefeito de Codó, um dos 25 municípios beneficiados, falou sobre a utilização da máquina no município. “Esse é um grande benefício que estamos recebendo. Nós vamos utilizar essa máquina na manutenção de estradas vicinais e extensão de açudes”.

O Papel da Comdec

Instituída em 2009, primeiro ano do governo Zito Rolim, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Codó vem tendo um papel fundamental para a chegada de benefícios ao município. A Secretaria Municipal de Governo explicou que, para a chegada dos benefícios foi preciso o prefeito decretar a situação de emergência e ter o reconhecimento da mesma pelo governo federal.

“Antes da decretação da situação de emergência tivemos que nos munir de uma série de documentos técnicos. Entre eles o Relatório de desastres da Defesa Civil e notificações colhidas nas comunidades da zona rural por professores e profissionais da saúde. Esses documentos foram fundamentais para a decretação e o reconhecimento da situação de emergência”, explicou o secretário de governo.

A COMDEC de Codó foi responsável pela conquista de inúmeros benefícios ao município desde o início da estiagem e a caracterização da situação de emergência. Desde o ano passado a Defesa Civil do Município, em parceria com o governo federal, assistiu a milhares de moradores da zona rural de Codó atingidos pela seca. Com recursos e equipamentos o poder público municipal já disponibilizou:

1.020 cisternas distribuídas aos moradores da zona rural, em parceria com a Codevasf;

1.760 beneficiadas com o Bolsa Estiagem;

Construção de três poços artesianos na zona rural (em andamento);

Uma retroescavadeira para a recuperação de estradas vicinais e construção de açudes

Solicitação de 3.015 cestas básicas a população afetada pela seca.

3 comentários sobre “Zito recebe retroescavadeira enviada por Roseana Sarney para combater efeitos da estiagem”

Deixe um comentário

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

FACULDADE IPEDE

Medicina Integrada – Pedro Augusto

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

PREPARATÓRIO PARA CONCURSO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

PHARMAJOY

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

 

 

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

Mundo do Real

Reginaldo

Baronesa Janaína

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias