3661-1385: Ouvidoria do SUS em Codó recebeu 89 participações de usuários só no mês de julho

A ouvidoria do SUS em Codó foi instalada em fevereiro de 2013. É a segunda do Maranhão e a população ainda  está se acostumando a utilizá-la.

As pessoas podem ligar pelo 3661-1385 para sugerir, elogiar e fazer suas reclamações, mas o meio que mais vem sendo utilizado é aquele onde a pessoa escreve num papel preparado pela ouvidoria o que deseja com nome, deixando  endereço, telefone e depois deposita nas urnas espalhadas pela cidade. Toda sexta-feira a coordenação da ouvidoria vai aos centros e faz o recolhimento para saber o que o cidadão anda pensando sobre o  serviço.

OS PEDIDOS DO POVO

Só em julho foram registradas  89 participações dos usuários por este meio.

Do posto do conjunto Vereda vimos dois  elogios, do Hospital Geral Municipal, que concentra a maior reclamação (49 só no mês passado) uma  denúncia escrita  de grande número de pessoas para um só médico e um  pedido direcionado ao prefeito Zito Rolim de compra de remédio para distribuição gratuita.

O ouvidor, responsável, Jéferson Abreu,  explicou  que na atualidade 23 demandas de usuários estão em aberto, 17 sob análise para serem solucionadas.

 “Estas 17 em análise são análises que ainda não foram concluídas e ao todo são 23 demandas não concluídas porque algumas foram respondidas, mas não completamente, por isso que elas ficam em análise…MAS O CIDADÃO RECEBE UMA RESPOSTA? Ele nos dando os dados completo, endereço, telefone a gente retorna pra ele, com certeza”, respondeu

E A SOLUÇÃO?

Como exemplo de solução já concretizada Jéferson citou o caso de um usuário dos SUS  da zona rural de  Peritoró que pediu socorro, esta semana,  pelo telefone da ouvidoria de Codó, orgulhoso pela expansão do serviço além das fronteiras do município.

 “Mas como Peritoró não tem ouvidoria a moça entrou em contato com a gente, o pai dela está muito mal, está acamado, entramos em contato com a secretaria de saúde de Peritoró, já resolvemos o caso, o enfermeiro já está indo lá solucionar o problema com o pai dela”, garantiu

Deixe um comentário