Jonas Filho consagrou-se na comunicação brasileira pela paixão que nutre pela polêmica, por sua coragem de enfrentar temas dos quais boa parte foge ao primeiro anúncio e pelo dom quase sobrenatural de satirizar os políticos e seus feitos. Com 22 anos de profissão o ludovicense que foi morar em Manaus, capital do Amazonas, a partir dos 28 dias de nascido, já passou longas temporadas no Rio de Janeiro (Globo FM) e em sua terra natal São Luís fazendo o que mais gosta – programas de rádio.

Na ilha do amor assinou o programa DISCO FLASH, do gênero romântico na rádio Cidade FM. “Depois aprendi que no Maranhão só ganhava dinheiro quem fazia política, aí aprendi a fazer jornalismo político“, contou lembrando que após a mudança foi parar na rádio Capital AM, das 10h às 12h, no CAPITAL NOTÍCIAS. Ainda em São Luís teve passagem pela rádio Educadora AM onde trabalhava com o ex-deputado Pavão Filho e pela rádio estatal TIMBIRA por meio de Fernando Junior, atual proprietário da ESCUTEC.
Chegou à Codó no início dos anos 2000 a convite do prefeito da época, Ricardo Antonio Archer, que estava em campanha de reeleição. Virou diretor da rádio Eldorado AM e apresentava o programa SHOW DOS BAIRROS, cujo repórter era o ligerinho Jair Ribeiro na saudosa motolink da ‘dodó’. Desde então, Jonas até que vai para outras cidades, a exemplo de Presidente Dutra (em 2003), mas a água do Itapecuru daqui tem se mostrado mais forte.
“Esta é a cidade que eu escolhi pra viver”, gosta de dizer o apresentador
A ROTINA ATUAL
Na atualidade faz algo espetacular do ponto de vista humano, sobretudo para quem enfrenta alguns problemas de saúde. O estilo de vida de um garotão que teve tudo na juventude, pois o pai empresário fez grande fortuna no Amazonas antes de morrer afogado no rio de mesmo nome, lhe deixou algumas sequelas, dentre as quais a pressão arterial alterada e o diabetes, mas nada que lhe impessa de levantar de segunda à sexta-feira às 4h da madrugada.
Às 4h30 ele já está dentro de um carro partindo para a cidade de Caxias. Na terra de Gonçalves Dias, Jonas Martins Filho lidera o CIDADE DA GENTE CAXIAS – A NOTÍCIA POR INTEIRO NO INÍCIO DO DIA. Lá a pancada rola no lombo dos Coutinhos e em vez de falar diretamente como ‘O PAI’ (coisa da Câmera Celestial em Codó) conversa com o poeta da Canção do Exílio lastimando-se pelos desmandos políticos do município.
O programa DAS 7H ÀS 8H30, na TV BAND, do visionário empresário e advogado Paulo Marinho, tem reportagens estilo stand up com a participação popular via telefone. É um sucesso de crítica e público.
CHISPA PRA CODÓ
Ao encerrar o programa na vizinha cidade, Jonas toma café e novamente pega uma condução para retornar à Codó onde, ao meio dia, tem mais um compromisso ao vivo no Cidade da Gente – A NOTÍCIA POR INTEIRO NA METADE DO DIA.
Aqui desenvolve o melhor de seu estilo que mistura veneno puro e humor pra cima daqueles que estiverem na mira do meio dia ou da metade do dia como o próprio prefere em seu slogan. Por causa de sua forma de comunicar tem uma lista enorme de inimigos no meio político e até entre os colegas de profissão, mas no fundo o coração dele gostaria de estar com cada um daqueles que se afastam, acaso isso fosse possível.
O ESCUDO DE ZITO
Foi o escudo de Zito Rolim nos últimos anos e mesmo dentro de um intenso fogo cruzado saiu vitorioso pois manteve o prefeito na mídia nos primeiros quatro anos e ainda conseguiu reelegê-lo (que o diga os inúmeros processos por propaganda antecipada dos quais o apresentador é parte no TRE).
Usa a tática da defesa do prefeiro com um contra-ataque violento. Isso afugenta os adversários.
Jonas, apesar da correria, vive bem financeiramente e não tem muito com o que se preocupar, principalmente com aqueles que lhe querem bem longe. É inteligente, tem bela voz, bom de microfone e aqui, acolá ainda arrisca alguns golpes de karatê o que, aliás, atualmente, deixou de lado pois, a bem de sua saúde, trocou as noitadas pelo sossêgo e melhor alimentação. O classificaria de UM NOVO VELHO JONAS.
Ao companheiro desejo só mais saúde, pois talento e competência de comunicador o resto de nós é quem está precisando.
Só se for mesmo em Codó que ele tem essa respeitabilidade toda do povo, porque aqui em Caxias as pessoas até desligam a tv quando ele entra no AR as sete horas da manhã,mas parece que nesse pais o certo é o errado, e o errado acaba sendo certo, mas pelo que conheço o prefeito de Codó Zito Rolim, esse jonas certamente sabe de muita coisa desse prefeito, porque pra aturar uma figura dessas só mesmo tendo o rabo preso com ele.
Além de …… não gosta de …. as contas, principalmente aluguel. Perguntem para o dona de uma panificadora aqui do alto da fábrica. ele deixou de beber porque era mais antipático ainda, vivia bebendo o resto que ficava nas mesas.
Só o Cuduó pra acoitar “aventureiros” de todo tipo. Não passa de um ……………
Doe mais ao invejoso o êxito dos outros do que seu próprio fracasso…
Acélio, aplausos pela bela reportagem. Mais uma vez tu arrebentastes.t
Muita gente pequena pra muita boca grande kkkkk. O melhor aos invejosos é aceitar que dói menos. Infelizmente competência e inteligência não é pra todos.
Nossa!!! quem patrocinou a matéria? para publicar tudo isso…. só recebendo um bom dinheiro. Fazer o que? o mundo é capitalista.
Emilio, Rebato B. e Marlene = Jonas kkkkkkkkkkkkkkk.
Os meus respeitos a Jonas Filho
MISSERICORDIA esse cidadão é um porre, sem comentarios aff.
Eu não sei quem são as outras pessoa, mas eu sou Marlene Souza, não sou Jonas e nem conheço ele, só falei da inveja. Para quem não gostou, fica o meu sinto muito.