O blogdoacelio entrevistou a lavradora, Zumira Marques de Almeida Vaz, uma das moradoras do povoado São Benedito do Mozart, comunidade pobre da região da Trizidela, que fica a 28 kms da cidade de Codó, hoje administrada pelos próprios lavradores.
Ela aproveitou a conversa para denunciar as condições de abandono em que todos vivem. Disse, e repetiu diversas vezes, que vivem isolados por causa da falta de estrada vicinal, no inverno é a maior dificuldade para chegar à cidade. Se tiver algo para vender, pode esquecer pois não entra carro.
“Meu amigo no inverno pra gente vir pra Codó, se você ver, a distância, a dificuldade”, disse
Ainda bebem de um poço que não é artesiano, tomam banho e lavam roupa num açude que está só a lama. Segundo a lavradora, é uma vergonha a situação enfrentada bravamente pelas famílias todos os dias.
“Não tem um poço (artesiano) só se você fosse lá pra você ver a água que a gente usa pra gente banhar dentro do açude (…) O açude vai lá pra você ver, onde vamos lavar roupa, faz vergonha uma coisa dessa”, convidou indignada
INDO EMBORA
São Benedito do Mozart também nunca foi contemplado nem mesmo pelo programa Luz para Todos do Governo Federal, que há muito tempo não se ver falar em Codó. O último secretário a tocar neste assunto dentro do município foi João dos Plásticos, à época do primeiro escalão do governo de Biné Figueiredo.
Sem energia elétrica, sem estrada e sem água potável muitos estão abandonando porque não aguentam mais tanto sofrimento.
“Moro no interior São Benedito do Mozart lá não tem estrada, lá não tem energia, não tem água pra gente beber nem banhar. Lá é uma comunidade, tinha umas 35 pessoas e já foi embora bem uma 10 porque lá não tem energia, lá não tem estrada”, explicou
SÓ EM TEMPO DE ELEIÇÃO
Políticos em São Benedito, segundo a denunciante, só aparecem em período eleitoral prometendo céus e estrelas.
“Os políticos só passam no tempo da eleição aí promete o céu com as estrelas. Um lugar tão bonito de homem trabalhador, mas não tem acesso, não tem nada”, concluiu dona Zumira já com voz emocionada.
2 Responses
Os Politicos da Região da Trizidela em Codó só Sabem é Vender os Votos dos Pobres Eleitores em Epoca de Eleição Retorno em Forma de Beneficio Nunca é Somente Promessas e Mais Promessas.Até Quando EM? Acorda Povo.
ESSES GOVERNOS SEM COMPROMISSO COM A POPULAÇÃO SÃO UMA ESCULHANBAÇAÕ TOTAL.