Aberta I Conferência de Políticas Públicas para mulheres em Caxias

Conferência em Caxias

A abertura da I Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres de Caxias, na noite desta sexta-feira (26), reuniu centenas de pessoas da sociedade civil organizada, instituições, órgãos governamentais e grupos organizados de mulheres, para debaterem assuntos e propostas com diferentes focos sociais a fim de elaborar o 1º Plano Municipal de Políticas para a mulher. O evento que prossegue durante todo este sábado, acontece na escola Lourdes Feitosa, no bairro Cangalheiro.

“Análise da realidade municipal, social, econômica, política, cultural e dos desafios para a construção da igualdade de gênero” é o tema abordado no evento. Entre as autoridades estiveram presentes na abertura da Conferencia, a Secretária Municipal da Mulher Ana Lúcia Ximenes, o prefeito de Caxias, Dr. Humberto Coutinho, a deputada estadual, Drª Cleide Coutinho, as presidentas dos Conselhos Estadual e Municipal da Mulher, Celize Azevedo e Jesus Andrade além dos vereadores Catulé, Manoel da Caçamba e Antônio Ximenes.

“O papel da mulher tem de ser respeitado e valorizado, e o nosso objetivo é contribuir cada vez mais para a igualdade do gênero no nosso município”, frisou a Secretária Ana Lúcia.

A programação foi iniciada por volta das 17h, com execução do hino nacional. Devido o grande número de participantes, os conferencistas ocuparam tanto o auditório da escola quanto o saguão. A Secretária Ana Lúcia Ximenes deu por aberta a Conferencia e em seguida ocorreram os pronunciamentos das autoridades

“A vez da mulher é agora. Devemos traçar nossas ações no poder público. Precisamos defender nossos direitos e cabe aos governantes executarem as políticas públicas que beneficiam as mulheres”, disse Celize Azevedo – Presidente do Conselho Estadual da Mulher.

Conferencistas

“Recordo agora a música de Milton Nascimento que diz: mulher que tem mania de ter fé na vida e nós precisamos seguir esse conselho. Muita coisa já mudou para melhor. A Lei Maria da Penha é uma delas e funciona. Tudo isso é o reflexo do trabalho de todas vocês”, destacou a deputada estadual Drª Cleide Coutinho.

“Hoje a Secretaria da Mulher em Caxias serve de parâmetro para o Brasil. Vários convênios já foram firmados e programas que beneficiam vocês mulheres estão sendo posto em prática. Essa Conferencia é para que todos façam o papel de multiplicador desses direitos da mulher”, ressaltou o prefeito Dr. Humberto Coutinho.

O Prefeito de Caxias aproveitou o evento para anunciar que já está em processo de instalação no município a primeira Vara de Defesa dos Direitos da Mulher, que vai auxiliar tanto a Secretaria quanto a Delegacia Especial da Mulher em processos jurídicos.

O primeiro dia de Conferencia foi concluído com a palestra “Fortalecimento da Autonomia das Mulheres para o Exercício da Cidadania”, sob a responsabilidade da professora-doutora Francineide Pires. O evento que vai eleger 17 delegados entre titulares e suplentes para a Conferência Estadaual prossegue durante todo este sábado.

Por Mano Santos

ASCOM/CAXIAS

Deixe um comentário