Em entrevista ao repórter Francisco Oliveira, no programa Fala Codó, da FCTV, o presidente da Câmara Municipal, Chiquinho do Saae, não pôde fugir do assunto ELEIÇÃO ANTECIPADA DO PODER LEGISLATIVO CODOENSE.
Depois de aprovada em dois turnos, como prevê o regimento interno, já é certo que uma nova eleição será realizada seis meses antes do mandato de Chiquinho terminar. Ficou marcada para a primeira sessão de JUNHO de 2014.
Mas não será tão fácil quanto foi sua subida ao poder máximo do parlamento, fruto, praticamente, de uma junção de interesses.
Em junho, Saae terá pela frente o poderoso Cláudio Paz que quer ver sua esposa e vereadora, Maria Paz, na cadeira de presidente e ainda o até então quietinho Expedito Carneiro, provável vereador mais influente junto ao Governo do Estado caso o atual secretário de Infraestrutura do Estado, Luís Fernando Silva, venha a vencer as eleições do ano que vem.
Foi o próprio presidente atual quem revelou o nome de seus concorrentes.
“Eu sou candidato à reeleição, como você falou, a Lei Orgânica permite e nós vamos ser candidatos. Fizemos um trabalho e este trabalho nos credibiliza para que a gente possa ser candidato à reeleição, mas há movimentação na Câmara, com certeza, há pré-candidatos tem a vereadora Maria Paz, tem o vereador Expedito Carneiro que tem interesse, com certeza, terá uma disputa, uma movimentação e, com certeza terá, mais de dois candidatos”
“Hoje pelo que se houve nos bastidores da Casa é que terá três chapas, seria eu pra reeleição a comadre Maria Paz e o vereador Expedito Carneiro, se não surgir mais até o final de junho, com certeza a disputa será acirrada”, disse
PIOR OU MELHOR?
Francisco Oliveira quis saber a opinião do atual presidente sobre que número de oponentes seria melhor – apenas mais um ou mais dois.
“Toda eleição é difícil, acredito que com 2 candidatos ficará mais difícil, porque há uma divisão maior, mas a eleição vai ter que ser disputada entre dois ou três, acredito que aquele que se movimentar melhor e que fazer seus acordos melhor e tiver um apoio maior será o novo presidente da Câmara ou a gente continuará”, respondeu
Vem chumbo grosso pra cima de Saae que avisou, na própria entrevista, estar armado até os dentes contra sua comadre Maria e contra o estilo mineirinho de seu até então colega Expedito.
7 Responses
Mesmo o Chiquinho do Saae sendo aliado do prefeito Zito, mas quem primeiro entrevista o vereador para fazer um balanço de 2013 é a FCTV.Parabéns ao bom trabalho que a emissora vem fazendo.
OLHA O TAPETÂO ZITO! Já estão pensando é na viúva!
Senado aprova Plano Nacional de Educação
O Senado Federal aprovou na noite de hoje (17), o Plano Nacional de Educação (Projeto de Lei 103/2012). O PNE, que tramita há três anos no Congresso Nacional, ainda terá de voltar à Câmara dos Deputados, por ter sido modificada no Senado. A Casa aprovou o substitutivo do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB)
Entre as mudanças, está a inclusão de mais uma meta, a 21, para ampliar a produção científica brasileira, assunto que não foi tratado em nenhum dos textos anteriores. A proposta dá ênfase à pesquisa, desenvolvimento e estímulo à inovação, com a formação de quatro doutores para cada mil habitantes.
“O plano marca avanços, novas metas, estabelece escola inclusiva para crianças com deficiência”, destacou o líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM). “Ganham a sociedade civil, o Brasil e as crianças, e sai fortalecida nossa república.”
O texto começou a ser discutido em plenário na última quarta-feira (11), mas a votação foi adiada para esta terça-feira. O PNE tem 14 artigos, 21 metas e 177 estratégias que visam à erradicação do analfabetismo e universalização do atendimento escolar, com o aumento de vagas em creches e universidades públicas. O plano prevê também a destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação e a qualificação dos professores e demais profissionais da área. Todas as metas devem ser cumpridas nos próximos dez anos.
Um dos principais críticos ao texto é o senador Álvaro Dias (PSDB-PR), relator do projeto do PNE na Comissão de Educação, Cultura e Esporte. Das 101 mudanças contidas no relatório do senador e aprovadas pela comissão, 47 foram rejeitadas pelo autor do substitutivo. O texto apresentado por Vital do Rêgo foi pouco modificado pelo relator de plenário, Eduardo Braga.
Antes do início da votação, Álvaro Dias disse que o substitutivo do governo não garante o cumprimento das metas. “Consideramos fundamental passar para a sociedade a convicção de que o plano foi elaborado para ser executado. Da forma como pretende [o governo], estamos aqui aprovando um plano que tem o objetivo de gerar expectativa e, a meu ver, falsa expectativa.”
Dias ressaltou que não há garantia de que os 10% do Produto Interno Bruto (PIB) sejam investidos em educação, pois não se estabelecem as responsabilidades e os percentuais que devem advir da União, estados e municípios. O projeto defendido pelo senador paranaense e aprovado na comissão estabelecia também metas mais rígidas para a alfabetização e a educação integral, além de 40% das vagas nas instituições públicas de ensino superior e 50% das vagas no ensino profissionalizante para alunos de escolas públicas.
Para Eduardo Braga, da forma como está redigido o projeto aprovado, é possível incluir no financiamento público programas como o Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Universidade para Todos (ProUni). “A educação tem que ser financiada com recursos públicos. Não podemos restringir, ao contrário, precisamos ampliar”, disse Braga.
(Agência Brasil)
Deixe de fofoquinhas mostre-nos noticias
Cumpade véi, o negócio só pode ser bom, pra …… antecipar o pleito tentando se perpetuar na Presidência. Na verdade, dou um edil pelo outro e não peço volta, já que todos defendem interesses próprios sem dar a mínima para a coletividade.
CARRIM CONSTRUÇÃO VAI LEVAR ESSA ; ESSE E SERIO; NAO DESISTA CARRIM; VC TEM TUDO PRA SER O NOVO PRESIDENTE DA CAMARA, BUSQUE OS VEREADORES EXCLUIDOS; E VC TERA A VITORIA COM CERTEZA.
mas com esse acordão entre pedro domingos e chichico ate eu votava nele todos ………. um poucão e ninguem reclama
Sr Roberto já ta tudo certo o chiquinho tem mais 02 anos te tudo combinado pedro belo leva chaquinha dominguinho lena gracinaldo são quatro voto rodrigues é carrrin e neutro gracas paz e candidata leonel e expedito tão junto e acabou ja so na panelinha de chiquinho comedo com belo e dominguinho