Fale com Acélio

Com críticas do tipo “é mais fácil fechar um bar do que prender um bandido” ou “o que a Polícia quer já está estabelecido, é a lei seca, essa é a lei. Agora a polícia também não tem o direito de querer chegar e antecipar uma festa que começa tradicionalmente as 6h para a partir das 5h, nós temos obrigação de 2h (da madrugada) mas não obedecer uma norma que antecede a isso,  aí é que eu digo que as vezes há abuso por parte da autoridade“, o secretário de Cultura e Igualdade Racial, Augusto Serra comandou uma reunião, ontem à noite, no auditório da escola Remy Archer para a qual convocou donos de bares, de bandas, realizadores de serestas e donos de clubes de festas.

Augusto Serra defende 'cultura festeira"
Augusto Serra defende ‘cultura festeira”

Em seu discurso inicial, para estimular a participação dos convocados no sentido de emitir opiniões, disse que as medidas já postas em prática pelas autoridades policiais (leia-se Comando do 17º BPM e 4º Delegacia Regional) beiram a abusividade porque não se ouviu os principais interessados.

“Toda medida que é aprovada e beneficia 1 ou 2 e deixa os outros á margem da discussão ela é abusiva, quando é uma medida, que  vem de uma autoridade, ela tem que contemplar os anseios da sociedade. A minha bandeira de luta é a cultura codoense (…) e nesse momento é defender a cultura festeira, a cultura das festas, dos eventos festivos, da musicalidade”, garantiu

Auditório da Remy Archer lotado
Auditório da Remy Archer lotado

Augusto estabeleceu pontos de partida para a discussão, que foram:

  • Fim das serestas em vias públicas (quem é a favor ou contra);
  • O impacto da medida do fim das serestas no meio das ruas sobre as bandas pequenas;
  • A organização dos clubes – necessidade de um calendário de festa (sem que um venha a atrapalhar a festa do outro);
  • Necessidade de organização dos produtores culturais por categoria;
  • Elaboração de documento com indicativos do que desejam os participantes da reunião de ontem.

De posse do relatório contendo os anseios de donos de bares, que agora estão sendo fechados por causa da falta do Alvará de funcionamento, donos de clubes, de bandas e realizadores de serestas a secretaria de Cultura pretende marcar um encontro ampliado com juizes, Ministério Público e polícias, em data a ser definida.

24 comentários sobre “Augusto Serra lidera ‘revolta’ dos produtores culturais contra medidas da polícia”

  1. Esse ai ……….., …… sempre a sombra da política. Tem que fechar bares sem licença. Outra coisa que a policia tem que ficar atento, são essas OFICINAS DE MOTOS, como funciona??, receptores de peças de motos??, funcionários tem carteira assinada??, as crianças tem acompanhamento, cadê conselho tutelar ???. Tem algumas q só serve pra desmanche???

  2. Muito ….. esse SECRETÁRIO. está agitando em CAUSA própria,pois é …………………………………………………………… Aí se fechar os bares boca de fumo,como ELE vai alugar o SOM cara Acélio ? PQ ele Serra não manda o Zito arrumar os ALVARAS para os Bares BOCA DE FUMO ? É só querer.

  3. A POLICIA TA CERTO, AS COISAS TEM QUE TER ORDEM, TEM QUE ACABAR ESSAS SERESTA NO MEIO DA RUA, SE QUISER FAZER FESTA, FAÇAM NOS CLUBES ISSO SIM,E TUDO PARA FUNCIONAR PRECISA DE ALVARÁ SE NÃO TIVER É PARA FECHAR MESMO, PRINCIPALMENTE BARES.

  4. Acho pertinente a secretária promover essa discussão. As autoridades tem que respeitar a cultura da cidade que sempre realizou festas ao ar livre, tem que sim que organizar. Agora acabar, não. Gostaria muito que essas mesmas autoridade que estão exigido os alvarás, que também concordo, realizasse as blitz, não com o proposito só de apreender motos, mas também carros. É um absurdo a grande quantidade de menores de idade dirigido carros e nada acontece. Vamos colocar nessas blitz o bafômetro, vamos trabalhar autoridades com o intuído de organizar, não de “punir a população no bolso” como vcs sempre falam…

  5. O que é a secretaria de cultura tem a ver com bares que funcionam totalmente à margem da lei (sem as licenças legais) promovendo todo tipo de badernas e incentivando o descontrole da ordem pública e dificultando o trabalho da policia e provocando, consequentemente até mortes? Secretário dê uma força à`policia. Ajude a manter a ordem. por favor vai.

  6. começando a se promover pra vereador será??
    engraçado que agoa que esse secretario quer impor algo!!

    SERESTA NO MEIO DA RUA DAR BRIGAS E TEM QUE ACABAR MESMO… ISSO NÃO É CULTURA… CULTURA É FINANCIAR ALGO PARA TODOS..
    ELE PODERIA ACABAR LOGO COM AQUELE CENTRO DE CULTURA QUE NÃO TEM FUTURO.. FICA O ANOITE VAGA.. TERIA QUE VOLTAR A SER A RODOVIÁRIA PARA AUMENTAR NOSSOS FLUXOS DE ONIBUS PARA A CIDADE E MOVIMENTAR MUITO MAIS DINHEIRO…

    AI ELE ´PEGA FATOS ISOLADOS PARA COLOCAR EM PAUTA.. AI PERGUNTA QUANTO O AFRO DELE GANHA NAS FESTIVIDADAS?? PORQUE A RICHA COM O PESSOAL DO BOI RAIZES??

    ESSE CARA NÃO PROMOVE CULTURA…

    O QUE ELE PODERIA PROMOVER PARA O POVO ATRAVÉS DA SECRETARIA ELE NÃO PROMOVE.. QUE SERIA ACABAR COM UM REAL QUE É COMBRADO DO POVO PARA ENTRAR NO MUSEU DA ESTAÇÃO…A PRÓPRIA CULTURA SENDO EXPLORADO NO CAPITAL… PROMOVER VENDAS DOS NOSSOS ARTISTAS DA TERRA… EVANGÉLICOS E ETC… PROMOVER SEMANAS CULTURAS PARA TODOS… ISSO SIM É CULTURA… LARGAR DE PROMOVER BAGUNÇA QUE ISSO SIM AS SERESTAS TRAZEM E LIMITAR ATEH MEIA NOITE AS FESTAS… NINGUEM CONSEGUE DORMIR NO CORREDOR DA FOLIA COM FESTA ALI ATEH AS 3 DA MANHÃ.. FISCALIZAR JUNTO COM A POLICIA AS FESTAS QUE VÃO ATEH FORA DO HORÁRIO!!!!

  7. Ele deveria era providenciar a reforma do teatro ao ar livre que está em ruínas e só serve pra marginal usar drogas, incentivar a leitura, trazer obras de arte pra Codó, pra ser apreciada, isso é que ele deveria fazer.

  8. Deveriam criar a secretaria da …. para alocar o nobre secretário. Cada uma que aparece em Codó. Qualquer esquizofrênico tem discernimento para ver que o trabalho da polícia militar é bastante coerente e eficaz para combater diversos crimes relacionados ao tema em questão. Parabéns ao comandante da PM em Codó pelo belo trabalho realizado no município.

    Secretário vamos levar cultura as escolas, aos bairros, utilizar os recursos destinados a pasta em algo produtivo para a sociedade, deixe a polícia exercer o trabalho dela e comece a exercer efetivamente o seu…

  9. Ele se rebelou assim por ter uma banda?. Não se incentiva cultura assim, se faz cultura é nas escolas, levando o conhecimento dos escritores da terra às crianças, apresentando-os a literatura do nosso país. Quando se bloqueia um rua, impede-se a passagem do SAMU e da polícia em uma ocorrência, além do desrespeito ao cidadão com o excesso de ruído causado. Ele como um secretário deveria pelo menos observar o que diz no código de postura do município e atender o que lá consta e não querer fazer média com donos de bares e bandas.

  10. Tudo que se faz para a sociedade alguns desocupados ficam com historinha besta de politica gente acorda para realidade politica não e tudo, o secretário de cultura esta fazendo sim o que os produtores esta precisando e só organizar.

  11. Violência tem em todo local, nos meios das ruas ou em clubes, atualmente estamos vendo mortes não em festas
    Tao fazendo as festa e bares e motos de vilao

  12. Só gostaria de pedir ao nobre secretário, pra convidar pra esse debate a comunidade, conselhos de pastores, padres, conselho tutelar, promotores, vizinhos dos bares, moradores das ruas ondem acontecem essas serestas.

    Muito fácil iniciar um debate com quem tem levado vantagens financeiras. E as leis, servem pra quê?!!! Aplausos para a polícia que está cumprindo seu papel, assim como todos nós devemos fazer. Devemos conhecer as leis, nossos direitos e especialmente nossos deveres.

    Esses bares são empresas particulares que só acarretam prejuizos para a população, são campos privilegiados para muitos males que assolam a cidade. Nesses espaços vendem bebidas a menores, país de família entram para o alcoolismo e abandonam suas famílias, saem bêbados provocando mortes, promovem a prostituição inclusive dos menores de idade, proliferam doenças sexualmente transmissíveis, Codó tem índices alarmantes de pessoas com HIV, muitos ainda nem sabem. Sem falar no consumo e venda de drogas. Ah e outra coisa, as casas perto de bares, perdem o valor de mercado, quem pode morar perto de um bar? Esse barulho infernal dia e noite, como ficam as crianças e os idosos diante disso? Pelo amor de Deus, secretário,

    Codó precisa urgentemente é de uma cultura nova para nossos jovens, precisam de alternativas saudáveis de diversão, eles estão entendendo que a única alternativa pra eles é bebedeira e drogas. Vamos dar um basta e mudar essa realidade fria e cruel na nossa queria cidade. Deixa pelo menos a policia trabalhar.

Deixe um comentário

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

FACULDADE IPEDE

Medicina Integrada – Pedro Augusto

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

PREPARATÓRIO PARA CONCURSO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

PHARMAJOY

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

 

 

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

Mundo do Real

Reginaldo

Baronesa Janaína

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias