Caminhada Outubro Rosa reúne cerca de 20 mil pessoas na avenida Alexandre Costa

Mais uma vez a Caminhada pela Vida, que encerra a campanha Outubro Rosa em Caxias, reuniu uma multidão na avenida Senador Alexandre Costa. Cerca de 20 mil pessoas marcaram presença na 6ª edição do evento, de acordo com estimativas da Polícia Militar.

O povo na rua
O povo na rua

“Foram várias reuniões. Além do policiamento militar, temos apoio da Polícia Civil, seguranças particulares, Guarda Municipal, Departamento de Trânsito, SAMU, tudo coordenado com levantamentos prévios para garantir tranquilidade para quem participa do evento”, disse o comandante do 2º BPM, tenente coronel Rui Fernandes.

De acordo com a secretária da Mulher, Liana Coutinho, “o grande público presente na caminhada, bem como nas demais atividades desenvolvidas ao longo do mês, prova mais uma vez o êxito do Outubro Rosa. E é importante associar o lado social com a comemoração, porque se fala em vidas salvas graças a um incansável trabalho de conscientização”.

Tori Huang
Tori Huang

Para o prefeito de Caxias, Leo Coutinho, “além do lado social, um evento desse porte aquece a economia local, traz visitantes de outras cidades. E tudo que é bom para Caxias, a Prefeitura faz questão de contribuir. Lembrando da fundamental ajuda do governador Flávio Dino, bem como da classe empresarial da cidade para o resultado da campanha”.

Hora do show

No palco, a caxiense participante do programa The Voice Brasil 2015, Tori Huang, e as bandas locais Carrara Táxi e Garagem Nacional. Arrastando a multidão no trio, a balada eletrônica da cantora Wanessa Camargo.

“Eu participo de campanhas que eu acredito, que são sérias e que têm uma finalidade importante. Eu sempre apoiei o Outubro Rosa e adorei o convite de poder reforçar a mensagem do autoexame para salvar vidas. Sabemos que o câncer de mama é uma das doenças que mais mata, e que quão rápido se detecte maior as chances de cura”, frisou Wanessa.

Resultado

O Outubro Rosa foi promovido pela entidade Amigos na Luta contra o Câncer de Caxias (Anlucc) e Governo do Estado, e contou com apoio da Prefeitura Municipal e Secretaria de Políticas para as Mulheres (SMPM). Durante 31 dias, várias atividades foram realizadas com o fim de alertar as mulheres e a população em geral sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Entre as atividades realizadas, palestras, mesas redondas, torneio esportivo, desfile leilão, running, aulão de Zumba.

Foram mais de 5 mil atendimentos em saúde apenas no Mutirão Rosa. Graças a uma parceria da Prefeitura de Caxias e Governo do Estado, durante dois dias as Carretas da Saúde disponibilizaram exames citológicos, de glaucoma, clínica geral, nutrição, fisioterapia e o mais importante, a realização de centenas de mamografias.

Neste ano, a campanha teve como meta arrecadar dinheiro para construção da sede da Anlucc. Para isto, mais de 7 mil camisas padronizadas do Outubro Rosa foram vendidas para ajudar no objetivo. Além disso, mais de 20 mil tijolos foram arrecadados. A campanha arrecadou R$ 58 mil para a ONG.

“Agradecemos a todas as parcerias que puderam tornar o nosso sonho realidade. A construção da sede vem a somar com o nosso trabalho de acolher os pacientes acometidos pelo câncer, de darmos uma condição melhor. Caxias está de parabéns por abraçar uma causa tão nobre”, afirmou a presidente da Anlucc, Dirce Maria.

Deixe uma resposta