Fale com Acélio

As imagens enviadas por um leitor do blogdoacelio mostram paramédicos dentro do prédio do SAMU tentando salvar a vida de um  homem no chão.

Todos os equipamentos usados no serviço improvisado aparecem por perto, mas o lavrador Sirino Coutinho, de 70 anos, morador do povoado Tabuleiro, região da Trizidela, acabou morrendo de infarto segundo nos contou  o irmão dele, Francisco Rodrigues Coutinho.

Sirino  chegou ao posto médico já passando mal, como não há ambulância no Borborema (do bairro Santo Antonio), o paciente foi levado numa maca para o prédio do SAMU, que fica a poucos metros de distância.

 “Como tava sem ambulância na hora, eles levaram ele pro SAMU, pro prédio do SAMU…QUE FICA PERTINHO ALI…do Borborema pro Samu…LEVARAM NO QUÊ? Levaram na maca, levaram na maca e botaram lá (…) quando chega lá ele já tava revirando assim o olho, aí o pessoal disse – vamos botar no chão pra ficar melhor pra dá massagem nele, negócio tá ruim, aí atacou logo o infarto e pronto”, contou seu Francisco há pouco quando o encontramos no morgue do HGM cuidando do corpo do lavrador

O irmão de seu Sirino entende que tudo que os paramédicos puderam fazer foi feito, porém, mais uma vez ficou evidente o grave problema mostrado pela TV Mirante hoje, ao meio dia, no Jornal do Maranhão – a falta de ambulâncias para atender a população.

O CAOS DO SAMU

Das 5 ambulâncias que existem na cidade, todas estão na oficina, quebradas. Desde terça-feira, acompanho a rotina do SAMU pela manhã e só as motocicletas estão levando os enfermeiros para algumas ocorrências.

Para minimizar a gravidade da situação, a coordenação, agora a cargo de Messias (o mesmo do TFD – Tratamento Fora do Domicílio), trouxe a Ambulância do KM 17 (que ficou sem).

Ambulância do KM 17 socorrendo Codó inteira
Ambulância do KM 17 socorrendo Codó inteira

Ontem, 23 de novembro,  Messias prometeu-me que ontem mesmo, à tarde,  duas ambulâncias sairiam da oficina.

Isso não aconteceu porque hoje, 24, pela manhã nós estivemos com a secretária municipal de Saúde, Larissa Barros, e ela nos informou que Messias havia dito à ela que pelo menos duas ambulâncias sairiam do conserto, hoje, 24 de novembro.

Fato é que no momento da morte do lavrador, por volta das 11h40 da manhã,  a única ambulância que estava em funcionamento continuava sendo a do KM 17, pelo que relatou o irmão da vítima e ela  estava numa ocorrência.

SEM CHANCE

Concluo que  Sirino Coutinho não teve a chance de ser levado para um hospital com a urgência que o caso necessitava.

 “SE TIVESSE AMBULÂNCIA LÁ, A AVANÇADA, PORQUE TEM A AVANÇADA? Eu acho que ele tinha demorado mais ele morrer, mas de ter livrado da morte não livrava não, do jeito que tava lá…MAS NÃO TINHA AMBULÂNCIA? Não, a ambulância tava atendendo outra ocorrência, né, foi o que falaram”, respondeu seu Francisco.

30 comentários sobre “CAOS TOTAL: Cidadão morre dentro do prédio do SAMU de Codó”

  1. Quer dizer que se tiver ambulância disponível ninguém mais vai morrer no mundo?
    Pelo amor de Deus. Se quer dar a notícia, faça de forma coerente! Nem todo quadro pode ser revertido e infelizmente o cidadão acabou falecendo.

  2. Vamos ver como comportará e até quando vai ficar calado.
    A partir de Janeiro não será possível em 10 dias conserto de vários veículos sucateados pelo atual prefeito.
    Terá o novo prefeito coragem de falar a verdade para o povo? Denunciar aos Ministérios Público Federal e Estadual?
    Ou vai assumir e responder judicialmente por uma culpa que não é sua, pois se ficar calado significa que recebeu todo em perfeitas condições.

    1. Taí um comentário sensato.
      Sr. Nagibe se você calar para o caos da estrutura física, humana e de todo aparelhamento da saúde municipal, omitindo a existência desse desestruturamento da saúde, sem medicamentos, veículos, HGM e Postos de Saúde acabados e sem medicamentos e sem funcionar, tudo isso vai significar que você recebeu tudo perfeito.

      Depois quem vai responder será você, pois a ação judicial vai ser contra você, já que você receber calado é porque não há nenhuma pendência ou irregularidades.

      Aliado ao caos também estão os vários funcionários contratados irregularmente sob alegação de contratações temporárias, o que não são, pois teve continuidade por mais de 6 meses, e até por anos seguidos.

    1. Infelizmente o povo de Codó merece o que tá passando, elegeram o ex-secretário de saúde a vice prefeito, tá aí o resultado é esse o lindo que o atual prefeito vem fazendo que Nagib quer da continuidade?
      Triste

  3. CULPA DE TUDO E DE TODOS!

    FALTA GESTÃO DOS DEPUTADOS, FALTA GESTÃO EFICAZ DE EX E ATUAIS SECRETÁRIOS DE SAÚDE, FALTA COMPROMISSO DO PREFEITO! UMA REALIDADE MUITO TRISTE MESMO, CODÓ COM 120 MIL HABITANTES E HAVER SÓ APENAS 5 AMBULÂNCIAS!
    UMA MÉDIA DE UMA AMBULÂNCIA PARA 24 MIL HABITANTES! TRISTE REALIDADE….

  4. Me recordo do teatro armado na secretaria de obras em um dia que levaram inocentemente até um Promotor de Justiça.
    Lá estava cúpula da Prefeitura e o senhor Prefeito e também o Sr FC.
    Foram filmados os veículos sem funcionar, o todo poderoso Secretário e futuro vice deu entrevistas sobre processos contra o ex-prefeito pelo descaso da gestão anterior.

    E agora, herança e destroços idênticos.

    Será que vai ter filmagem e levar a Promotora de Justiça para constatar.

    Vão calar e assumir os veículos quebrados e acabados.

  5. Tenho certeza q este quadro crítico que Codó se encontra vai mudar vai melhorar com Francisco Nagib. Pq a população pede implora por socorro. Na há medicação não há vacinas nem material para exames até mesmo um simples saco de lixo não tem na saúde, pois vai ouvir funcionários dizendo que leva de casa. E hora da mudança com Nagib.

  6. ISSO É O RESULTADO QUE DÁ O POVO DE CODÓ VOTAR EM GENTE DESPREPARADA E DESCOMPROMISSADA. AGORA NÃO TEM JEITO E NÃO ADIANTA RECLAMAR.
    NA HORA DO “VOTO COMPRADO” TODO MUNDO QUER O “GOVERNO DA GENTE DELE” COM SEUS FORASTEIROS E NA HORA QUE PRECISA O INDIVÍDUO DO CODÓ MORRE DENTRO DO SAMU.
    FAZER O QUE ? SE O POVO DE CODÓ GOSTA MESMO É DE SER MANDADO, DE MUITA TACA E DE SOFRER !. TRISTE MAIS É ESSA A SINA(DESTINO) DOS CODOENSES.

    1. Oh seu imbecil, quer dizer q se uma pessoa levar um tiro correr pra tua casa e morrer la dentro a culpa é tua?

      Puta que pariu. Idiotice em alto grau.

      1. Cala boca babão,Vc deve ser mais um q vendeu seu voto por dinheiro ou favores, estamos falando da SAMU e não da sua casa, o programa da SAMU é do governo federal com a parceria das prefeituras, e a nossa de Codó ta deixando a desejar a muito tempo.

        1. Oh seu “Apático” , foi apenas um exemplo, pois a matéria da mirante quer jogar a culpa da morte desse senhor para o fato de as ambulâncias estarem em manutenção, inclusive o irmão do homem assumindo que ele ja havia chegado em quadro irreversível, e o repórter pressionando pra que ele jogasse a culpa no serviço de saúde. Mas já vi que não adianta. O nível de inteligência por aqui tá ruim. Não vou perder meu tempo.

          1. O senhor que se intitula VERDADE DE VERDADE talvez não saiba nada da verdade. No caso, se o paciente tivesse recebido atendimento antes, se as ambulâncias estivessem funcionando, talvez esse homem estivesse vivo.

            Os profissionais do SAMU, os que trabalham de verdade, são heróis. O problema no caso é de administração pública, coisa que talvez você também não entenda.

            Na verdade, não perca mesmo seu tempo… e nem me faça perder o meu.

  7. Acélio Trindade, garoto inteligente e sempre com matérias embasadas, que trazem o debate democrático para ser realizado no melhor e mais competente blog do Maranhão.

  8. Saúde é um princípio básico para todo ser humano, seja rico seja pobre. Todos podem precisar, e que todos tenham seus direitos atendidos sempre que precisarem.

    A equipe do Samu precisa de estrutura. São profissionais dedicados (alguns, claro, pois muitos só estão preocupados com seus salários).

    A grande questão de todas é entender que o governo não presta favores à população. O governo é mantido pela população, e deve trabalhar unicamente por ela.

    Espero que o futuro prefeito veja, analise e sinta tudo que está acontecendo, e tenha piedade do povo codoense, até mesmo dos ignorantes que dizem “morreu morreu e acabou”, pois a saúde é um direito do povo e dever do Estado, em todas as suas esferas.

    Peço a Deus que Sr Nagib faça o que nenhum outro prefeito fez. Peço que os srs. Vereados façam o que nenhum outro vereador fez, que é cuidar verdadeiramente do povo.

  9. Em primeiro lugar quero parabenizar o Acelio por ter coragem de mostrar essa matéria. Não ficou calado mediante a essa incompetência administrativa do governo atual. Esperamos que Francisco Nagib tenha pulso forte para denunciar as irregularidades que administra do Sr. Zito está deixando. Não adianta criticar agora. Pois somos participadores desse governo. Ele vai ter que administrar não só os que votaram nele mais administração e para toda a Codo. E que ele tire esse slogan de continuidade, pois, somos sabedores que se ele continua o que está aí. Vamos ter que mudar para Tim bicas. Pelo menos a saúde funciona.

  10. Rapaz, se o Rio de Janeiro que recebe bilhões está um caos em todos os setores, ai vcs querem fazer de Codó uma Suiça, fala serio o Brasil todo está sucateado meus amigos, está todo acabado, não é só Codó não.

  11. SE NÃO FOSSE O ZITO PEDIR VOTOS PRO NAGIB, O NAGIB NÃO TINHA SIDO ELEITO, E SIM O BINÉ. O HOMEM TEVE FORAM MAIS DE 20 MIL VOTOS.

    EITA VEINHO DURO DANADO.

  12. Sinceramente eu não consigo entender porque que em todo final de governo as coisas de não muito boas terminam piorando. Se os recursos oriundos do SUS são os mesmos e as coisas funcionavam antes mesmo com dificuldades porque agora se tornou um caos? Onde estão as autoridades constituídas deste município? Onde estão os representantes do povo eleitos com mandatos até 31 de dezembro de 2016? É lamentável a nossa situação como usuários do SUS!

Deixe um comentário

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

FACULDADE IPEDE

Medicina Integrada – Pedro Augusto

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

PREPARATÓRIO PARA CONCURSO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

PHARMAJOY

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

 

 

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

Mundo do Real

Reginaldo

Baronesa Janaína

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias