Caso César e a comunicação de Codó rumo ao fundo do poço

Comunicadores de Codó

O jornalismo tem por função básica fiscalizar os poderes públicos e privados e assegurar a transparência das relações políticas, econômicas e sociais. É uma definição técnica que tem por escopo dizer, em português rasgado e sem lenga-lenga – Nós somos o quarto poder deste país.

O que faz a maioria dos comunicadores de Codó é jornalismo, ainda que sem a formação acadêmica que nos dá qualificação adequada para tal profissão. Temos comunicadores com talentos invejáveis, gente com capacidade para trabalhar aqui em qualquer lugar do Brasil, mas acho que nos empolgamos tanto que estamos esquecendo que, além de muito bons, também deveríamos respeitar um ao outro e sem saber respeitar pouca coisa nos resta no campo ético desta respeitada profissão.

O CASO CÉSAR

O caso envolvendo a genitora do radialista César Santos (Rádio Eldorado), usada violentamente na TV Codó por seus colegas de profissão Alberto e Jonas, na sexta-feira, 12, entristece a qualquer ser vivo com o mínimo de senso.

Assim como também entristece e envergonha a categoria os ataques morais já sofridos e trocados por Alberto Barros, o próprio Jonas Filho, Maozinha, Daniel Sousa, Edmilson Filho, Acélio Trindade por causa do blog, Marcelo Rocha, Veridiano Sousa e tantos outros.

No caso mais recente, os companheiros entraram na particularidade da vida familiar de César e trouxeram para o grande público o que de mais íntimo qualquer um de nós pode ter, o relacionamento mãe e filho, no caso específico, desafortunado pelo próprio destino uma vez que o radialista já disse que ela não o criou.

Seria vingança por parte dos colegas, já que César também já veio a se comportar com a mesma infantilidade no passado contra hoje seus opressores?

Estas respostas não obteremos sem ouvi-los obviamente, mas nem de longe este o X da questão.

O QUE REALMENTE SOMOS?

O X é – onde vamos chegar nos apunhalando? Que tipo de audiência queremos garantir falando mal de alguém que exerce a mesma profissão e vive na luta para sobreviver tal como nós?

Quando fazemos isso, estamos seguindo o que por experiência do dia-a-dia aprendemos como correto ou estamos servindo apenas como massa de manobra daqueles que garantem nossos salários no final do mês?

Afinal, somos profissionais que nos respeitamos ou somos apenas cuspidores de microfones sem medo de falar em público, travestidos de imparciais a serviço de quem paga mais?

LEMBREMOS

Se refletirmos um pouco mais, e isso não dói (pode tentar!), fácil descobriremos a burrada que praticamos, muitas injustamente, contra quem deveríamos proteger, querendo ou não vivemos do mesmo ramo, apesar de defendermos idéia opostas.

Por fim, os lembretes abaixo são para mim e para você:

  • O profissional de verdade respeita o colega, o cuspidor de microfone passa por cima.
  • O profissional dignifica o ofício, o cuspidor de microfone desmoraliza.
  • O profissional de verdade protege a categoria, o cuspidor quer vê-la em desgraça.
  • O profissional prima por qualidade, o cuspidor de microfone quer audiência a qualquer custo.
  • O profissional se prepara, ouve, se qualifica, o cuspidor de microfone acha que já sabe tudo.
  • O profissional de verdade se mantém na humildade, o cuspidor de microfone bate no peito e diz ‘eu sou o melhor’.

Fechando, se observarmos bem temos vidas bem mais interessantes para tornarmos pública, com o devido respeito a sua honra. A dos políticos nojentos à quem muitos de nós servimos é uma delas.

41 comentários sobre “Caso César e a comunicação de Codó rumo ao fundo do poço”

  1. ÉSSE ALBERTO JÁ TÁ FAZENDO É HORA EXTRA AQUI NA TERRA, JÁ PASSOU DA HORA DELE VIU… TEM HOMEM NESSA PROFISSÃO NAUM SE PRECISAR DE AJUDA ME LIGA.. QUE EU FAÇO O SERVIÇO..

    ESSE TAL JONAS TEM MORAL NAUM VIU.. AHH É QUE PERDEU TUDO NA VIDA, ATÉ VACA DA FC OLIVEIRA A QUEM BABAVA TANTO, SE DESSE UM MURO NO OVO DO CHIQUIN ERA MESMO QUE BATE NA BOCA DELE (JONAS) E AGORA VAI DIZER O QUE COM O ZITO.. QUE ELE É BOM FALA SÉRIO NÉ?

  2. Essa TV Codó veio apenas pala falar bem do Zito e atacar as famílias codoenses.É uma TV do mal.Agora eles terão dois falsos apresentadores. Alberto Barros o antipático e Jonas Filho o que não para de mudar de lado.

  3. Enquanto o prefeito Zito chora em entrevista os seus empregados fazem essa baixaria na TV Codó.Prefeito Zito, onde você tá arrumando dinheiro para pagar todos esse pessoal da tua TV?Todo mundo sabe quem sempre te sustentou politicamente foi o Francisco Carlos Oliveira.

  4. Concordo em gênero, número e grau com suas colocações. Agora te faço uma pergunta: na história de Codó qual o profissional que mais foi ferido a atingido moralmente do que eu. Minha familia, minha esposa. E isto ocorreu e ocorre diariamente desde que eu retornei a Codó. E não lembro de ter lido algo de sua parte em minha defesa. Se foi correto ou não o que O Jornal dos Cocais fez, cabe ao telespectadsor definir. Até porque não fui eu quem atingiu o radialista César Santos, mas sua própria genitora. É engraçado Acélio, eu sou atingido todos os dias e na hora que há um revide, mesmo que não seja de minha parte, sou jogado na vala comum. Não sou melhor, nem pior que ninguém, mas não tenho o hábito de vulgarizar o jornalismo, embora sendo de carne e osso e de ter sentimentos. Portanto não me vejo nesta vala que você nos coloca. Uma abraço.

    1. Alberto Barros as ofensas para você e sua família… O Acélio estava dormindo um sono profundo, não foi possível fazer uma defesa para você como esta nunca visto em Codó. Como os outros esse Blog é direcionado. um abraço

    2. Amigo alberto barros, gosto do seu programa,olho todos os dias, e ontem vi uma coisa , preciso que voce me responda. voce disse que zito é um homem de coracao grande ao ponto de ter ajudado com dinheiro veridiano levar um parente a teresina. Zito teve sempre ajudando a todos que chegava em sua budega, pedindo uma ajuda. Zito estava la para dar um dinheirinho. Essas afirmacoes foram sua no dia 12sexta

      A minha pergunta é a sequinte.
      De quem era o dinheiro que o zito gastava?
      Foram Mas de 15 ano gastando dinheiro para chegar na prefeitura.
      Esse dinheiro era das empresas do zito?
      Se for, realmente ele tem um bom coracao.
      agora se for de outra pessoa, é facil ser bomzinho,
      me arranja um milhao alberto dos teus. Que em 2dias acabo a fome de codó.

      De quem era o dinheiro que o zito gastava?

  5. fala serio acelio vc fazer um texto desse só porque alberto falou mal do cesar? tanto que essa galera fala da esposa dele e ninguém faz nada, parece que acham é legal, tai uma coisa que eu gostei é ver alguem falar mostrar o lado podre do cesar, cara chato, agora quanto a questão de vcs que fazem a comunicação de nossa cidade, vcs não tem etica proficional, peguem os medicos como exemplos ver se eles falam mal um dos outros?
    nossa comunicação local infelimente é amadora e defende interesses politicos.

  6. Não acho diferença alguma entre esses comunicadores de Codó, todos sem distinção fazem só o que os patrões deles manda. Isso não eh jornalismo, quem deveria ter ética, era os patrões deles.

  7. Caro Acélio, vc observou o nivel dos comentários que são postados em seu blog? Então? vc é cooresponsavel por essas agressões a ética jornalistica e baixarias. Sendo assim, não somos diferentes nem um pouco uns dos outros. uma abraço.

  8. Acélio, sabe porque eu eliminei os comnetários do meu blog? Porque eles servem de cortina para alguns covardes se pronunciarem sem ter que mostrar a cara.

    1. ALBERTO BARROS VC É MUITO (…), SEM ETICA E SEM (…) PARA FALAR DE ALGUM COMUNICADOR. VC É UM (…) POIS SE ALGUEM FALA A VERDADE SOBRE ESSE GOVERNO QUE PROMETEU TUDO E NAO FAZ E NEM FEZ NADA PELA NOSSA GENTE, 2012 VEM AI SEU ESQUIZITO VAI SAIR QUE CARA VC VAI FICAR POIS PARA SOBREVIVER DEPENDE DE (…) DO PREFEITO. VAI ESTUDAR E FAZER UM CONCURSO PUBLICO, SEJA HOMEM E NAO UM RATO, OU MARIONETE DO ZITO.

  9. Alberto Barros sem blog é um fracasso por isso não tem comentários. Olha, sou leitor assíduo das marérias e comentários postados(quem não deve não teme), e tem mais NÃO sou covarde. Lembra quando vc apanhou do Camilo e não procurou seus direitos por que não quis? ou porque talvez viu a agressão como uma devolução da ajuda que ele lhe deu no passado?. Agora SE o César for inteligente vai buscar o Judiciário por uma indenização moral proposta contra vc e a TV(isso seria bom, pois saberemos quem responde pela TV)E aí se for a Prefeitura ainda vai caber ação de improbidade contra vc e o Prefeito de Codó, além é claro da ação criminal(queixa-crime) contra vc e a pessoa física responsável pelo programa e pela tv.

  10. Parabéns Acélio,muito boa essa matéria.
    mas tenho algo a comentar, não é recado nem desaforo, nem quero desrespeitar o A. Barros, mas acredito que ele nao poste cometários em seu blog porque os leitores não respeitam ele.
    e isso é culpa dele.

  11. TODOS OS RADIALISTA ,LOCUTORES Q TRAB EM NOS MEIOS DE COMUNICAÇOES DE CODÓ .SAO PAU MANDADOS.PUXA OVO.CADA TV TEM UM CAPETA DE UM POLITICO. E RADIOS TBM.TODOS SAO PUXAS SACOS DE POLITICOS DE CODÓ.QUEM COMEÇOU PRIMEIRO FOI CAMPEAO DE (…) BINÉ FIQUEIREDO.O HOMEM DO REMEDIOS

    PARABENS FALADORES DE CODÓ

  12. TEM TANTAS COISAS EMPORTANTE P/ CUSPIDORES MICROFONE.TEM UM BABACO MARCELO ROCHA Q MESTRE BITA DE BARAO DIZ A ELE Q TEM 100ANOS ELE ACREDITOU .EITA RADIALISTA . TU E DEMAIS.MEU PAI SERVIU O TIRO DE QUERRA JUNTO COM BITA DE BARAO E HOJE MEU PAI TEM 76 ANOS DE VIDA .SE TODOS SERVE COM 18 ANOS . MARCELO TU E MUITO BESTA MESMO. SO PODIA SER DO PIAUI MESMO.TU NUNCA FALOU Q O FC OLIVEIRA NUNCA SAIU DA TETA DA PREFEITURA.
    TA NISSO TU E LERDO. PRA SABER A VERDADE

  13. …Amigo alberto barros, gosto do seu programa,olho todos os dias, e ontem vi uma coisa , preciso que voce me responda. voce disse que zito é um homem de coracao grande ao ponto de ter ajudado com dinheiro veridiano levar um parente a teresina. Zito teve sempre ajudando a todos que chegava em sua budega, pedindo uma ajuda. Zito estava la para dar um dinheirinho. Essas afirmacoes foram sua no dia 12sexta

    A minha pergunta é a sequinte.
    De quem era o dinheiro que o zito gastava?
    Foram Mas de 15 ano gastando dinheiro para chegar na prefeitura.
    Esse dinheiro era das empresas do zito?
    Se for, realmente ele tem um bom coracao.
    agora se for de outra pessoa, é facil ser bomzinho,
    me arranja um milhao alberto dos teus. Que em 2dias acabo a fome de codó.

    De quem era o dinheiro que o zito gastava?

  14. tadinho do alberto barros,fiquei com peninha..kkkkkk alberto vc apelou o zito disse q a tv cod naum ataca as familias e o q foi que ela fez..tu fala muito agora te segura que vem pancada

  15. O César já fez muitos comentários pessados com vereadores entrando na vida intima e pessoal mesmo.
    Pra quem tá chamando ele de coitadinho hoje não sabe o terço do que ele já foi capaz de falar de certos vereadores que até hoje não o ridicularizou como o César fez com eles.

    Diz o ditado aqui se faz, aqui se paga, tudo isso é reflexo do q vc faz com os outros e serve pra sentir na pele que assuntos pessoais só disrespeito a pessoa.

    Pense duas vezes antes de falar dos problemas familiares das pessoas César se vc fala dá liberdade p/ que os outros falem da sua também.

  16. A difamação, é crime contra a honra, previsto no Código Penal Brasileiro. Infelizmente, nos deparamos com estes criminosos em grande quantidade, até mesmo dentro das igrejas, nas praças, em casa, e o que é pior, muitos se acham líderes!
    E diante de Deus um pecado:
    ”Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Aquele que fala mal do irmão, ou julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; ora, se julgas a lei, não és observador da lei, mas juiz.” Tg 4.11
    ”Aquele que não difama com sua língua, não faz mal ao próximo, nem lança injúria contra o seu vizinho… Quem deste modo procede não será jamais abalado.” (Sl 15.3,5)

  17. EU QUERO É VER QUEM APANHA CALADO, A TV CODÓ AGORA QUE COMEÇOU, ANTES ERA SÓ BINÉ, FC, E TV FUXICO – PALMEIRA DO NORTE, ESSE CÉSAR SANTOS É O REI DAS BAIXARIAS SEGUIDO DEPOIS DO PÉ DE QUEIJO, QUE HOJE TÁ MAIS PRA PÉ DE MOLEQUE AGORA QUANDO ALGUÉM VAI SE DEFENDER DO JEITO QUE ELES CONHECEM É UM CHORÓRÓ,É UM QUERER SE FAZER DE SANTO FICAM QUERENDO DIZER :NÓS NUNCA DESRESPEITAMOS NINGUÉM. AVE POVINHO FALSO INFELIZMENTE O POVO DAQUI PARECE TER MEMORIA CURTA.SÓ LEMBRAM DO QUE ESCUTAM POR ÚLTIMO.

  18. A verdade é que todos esses que fazem a comunicação em Codó, são paus mandados, fala mais quem paga mais, por isso essa reportagens , como tantas outras que eu já li, são todas iguais, todos querendo ser os cordeirinhos, agora perder tempo falando do Cesar Santos, fala serio.

  19. Esse Alberto Barros é um (…), já falou mal de vários políticos em Codó e em Bacabal e pousa de defensor da ética.Tu defende o Zito porque tá se dando bem.Pensa que a gente não sabe?Tudo vai vir à tona , todo mundo vai saber a verdade do que vocês estão fazendo.

    1. JONAS CARA VC TODO ANO SE VENDE PARA ESSES POLITICOS. CARA VC É MUITO INTELIGENTE E BOM COMUNICADOR LARGA DESSA DE PUXAR SACO DESSES CARAS, SEI QUE VC PRECISA DO DINHEIRO MAIS CARA A DIGNIDADE É TUDO PARA UM HOMEM.

  20. “Nenhum comunicador de codó tem formação superior,o que não quer dizer quase nada(afinal em nosso municipio existem bons profissionais)”.

    o que falta mesmo na minha opinião é;”ÉTICA E PROFISSIONALISMO.

    Eu em um passado não muito distante já fui vitíma dos próprios companheiros mais entreguei para DEUS.Pois todos me conhecem em codó e minha vida é e sempre será um livro aberto.

    Companheiros deveríamos era nos unir e lutar por mais dignidade salarial.

    sem essa de grupo A,B,C,D,E,enfim…..

    Pois,a maioria dos patrões nos usam como marionetes e na hora das dificuldades é nossa familia e alguns amigos de verdade que estão ali prontos para nos servir.

    PAZ E AMOR E CHEGA DEDEGLADIAÇÃO ENTRE NÓS QUE FAZEMOS A COMUNICAÇÃO AOS NOSSOS IRMÃOS CODOENSES.!!!!!!

    P

  21. Emannuelle é Emannuelle, professora de biologia, comento e mostrao a cara diferente de você, que se esconde com vários apelidos, por ter rabo preso, eu não tenho, falo o que quero onde quero, e digo meu nome.
    Não queira adivinhar, não tenho vínculo com politica, para isso estudei.
    e você que é?
    duvido que possa dizer seu nome.

  22. O alberto barros é acima de tudo muito autoritário, para jornalista isso é pessimo, assim como pra qualquer pessoa.

    O advogado e jornalista Assis Chateaubriand uma vez falo que jornalista que quer ter opinião que tenha o seu próprio jornal, muito atual. Em codó vocês são os porta vozes das elites, dos políticos e empresarios como em qualquer parte do Brasil e do mundo. Nada de novo.

    A consciência esta pesada… jornalista só ter consciência se tiver seu meio de comunicação e condições de bancar o mesmo do contrário a vaca vai pro brejo, como aconteceu com o grande jornalista Helio Fernandes da Tribuna da Emprensa.

  23. Caro Acélio muito bem colocado seu artigo, em codó em alguns caso sempre teve esse tipo de agressão dos profissionais da impressa..Agora eu pergunto de que adianta atacar uns aos outros se o alvo de tudo são os seus patrões que as vezes os jornalistas defendem tanto sua bandeira e no futuro acabam se arrependendo de terem levatado essa bandeira, trabalhado ou ajudado politicamente, pois alguns fazem os profissionais de gato e sapado depois jogam na lama. Sobre os comentarios acho validos os mesmos ficarem ativos pois a opinião do povo e importante para se ter um ideia da repercusão do que se acontece em nossa querida codó. O Alberto barros ja trabalhou para o biné ja trabalhou para o fc e agora trabalhar por zito e o dia de amanhã nao se sabe de qual lado ele vai está. Pense bem antes de criticar os companheiros pois acho que deveriam se unir em prol da classe tão importante que e a imprensa. Mais tem aquele ditado ninguem joga pedra em arvores que não da fruto.
    Pense bem no dia de amanhã!!!!

  24. Vocês todos estão precisando mesmo é de Deus. Se converterem dos seus maus caminhos, do amor ao dinheiro, isso tudo um dia passará, e um dia virá a prestação de contas ao Todo Poderoso aquele a quem o homem não compra, aquele que vive e reina para sempre.
    Turn to Jesus as they can find you, all would be a spit, and with you to your lies and deceptions.
    Carlos

  25. nao compreendo porque,somente o alberto barros e citado nos comentarios, se eu nao vejo o nome dele no relato de desabafo do acelio. e outra coisa nunca vi o alberto barros citar nome de quaisquer jornalista de codo coisa que aqui nao tem, o que se tem e gente interesada em desenvolver um trabalho profisional com qualidade o resto e um bando de gente com microfone na mao achando que sabe de alguma coisa mas na verdade nao sabe nao tem nem voz que agrade aos ouvidos de quem os ovem ou os assistem. e outra coisa esse povo nao tem credibilidade na sua maioria estao o tempo todo pulando de galho em galho estes jornalistas de codo nao tem opiniao propria nao defendem suas ideias e sim o interesse de seus bolsos quem paga mais!o alberto barros ate agora nao abandonou o barco e vem dando a cara pra bater esse e homem! se ele esta bem hoje e merito dele que vem fazendo de tudo pra manter o governo bem visto, e nao e facio quando se tem o todo poderoso de codo do lado oposto isso porque o zito nao permitiu que os interesses pessoais desse empressario fosse a prioridade no seu governo, nao foi o chico coco que afastou-se do governo e sim zito que viu a abicao do mesmo e nao permitiu, agora ele que se fazer de bom moco e chegar ao ampice maior desse municipio ai sera o fim dessa gente hipocrita ele que fazer com codo o que o sanney fez e faz no maranhao!!!!!!!!!!!!

  26. bem feito totos esses comentario contra vocês. canbadas de comunicadores fracos sem posturas,etica,respeito,e sem moral. principalmente você alberto barros.

Deixe um comentário