CHÁ DE CADEIRA – População reclama do tempo de espera para atendimento na UPA

Cresce a cada dia o número de reclamações contra o atendimento da UPA Codó. O quesito que recebe maior reprovação dos usuários do serviço público de urgência oferecido no local é o tempo de espera.

Procurar a UPA é ter que esperar, no mínimo, uma hora para ser atendido. Mas há casos piores, o blog já registrou reclamações de cidadãos que chegaram às 15h e só puderam estar diante de um médico após às 18h, o que é fora de qualquer cogitação no item qualidade no atendimento.

Isso ocorre com quatro médicos por dia nas consultas  diretas oferecidas  ao público.

‘A MANCHINHA NO JALECO’

Por ocasião do primeiro ano da UPA, a direção tocou neste gargalo, uma espécie de manchinha no jaleco da Unidade de Pronto Atendimento.

Tanto a direção administrativa, quanto a clínica disse à imprensa presente  que a longa espera ocorre porque a UPA está sendo inchada pelos pacientes que fogem do HGM (fogem no sentido de não quererem ser atendidos no municipal).

Por conta dessa ‘fuga de pacientes’ a Unidade estadual estaria atendendo a mais de 300 pessoas por dia, completamente fora de sua capacidade normal.

ÓIA A FAMA DO HGM

Apesar da justificativa, é hora de readequação, pois passar uma , duas, três horas aguardando ser chamado por aquele robozinho na caixa de som já tá beirando a desumanidade, queimando o filme da badalada UPA.

Se nada for feito, logo estará com a fama do HGM.

24 comentários sobre “CHÁ DE CADEIRA – População reclama do tempo de espera para atendimento na UPA”

    1. Eu fui à UPA e os Médicos lá dão um atendimento de qualidade Anna, e atendem direto, agora como o HGM não funciona direitinho a UPA esta lotada!

  1. É verdade, Acélio. Precisei levar meu filho à UPA nesta semana, e fiquei a esperar por atendimento por quase 3 horas. Só fomos atendidos porque meu marido resolveu falar com o diretor da Unidade, que depois do reclame fez com que meu filho fosse o próximo a ser chamado. Mas preciso dizer que durante a minha espera, observei que durante uns 30 minutos, nenhumha pessoa foi chamada para as salas de consulta (será que os médicos estavam là, nessa hora?). Outra coisa que me chateou bastante foi a visita de um homem (quando a sala de espera da UPA estava lotava) que me pareceu ser vendedor de remédio. Isso é uma tremenda falta de respeito com o cidadão pagador de impostos, com os pais aflitos que buscam a UNIDADE para atendimento de seu filhos…
    A justificativa da UPA para a demora é que as pessoas mais graves são colocadas a frente das menos graves. Tudo bem, está certo, mas há limites para isso. E quais são os critérios usados para essa seleção? Neste mesmo dia vi uma criança tremendo de febre que também ficou esperando por atendimento por mais de uma hora, enquanto outras que ainda conseguiam sorrir passaram a sua frente.
    A população está a mercê de seus próprios anticorpos, porque a saúde infelizmente não evolui, não acompanha as necessidades do povo, que são muitas.

    1. A justificativa da UPA é que ela está trabalhando errado, lá é uma emergência e não consultório médico, como abriram exceção para atender todo mundo, não há critério de seleção adequado, porque assumiu pacientes de PSF, controle de pressão, controle de diabetes, controle de internação, o famoso “eu só queria dar uma palavrinha com o médico, ele já está até me esperando”, marcação de exames e entrega de resultados e tudo quanto há de vícios hospitalares que não se relacionam a emergência.
      Mais se usarem os critérios adequados, não haverá filas, porém, não haverá meras consultas, aí sim a população perde, e o chá de cadeira, se tornará a peregrinação da população de madrugada, em pé, na fila de postos, para sabe quando conseguir uma consulta.
      é ou não é verdade povo?

  2. Se a espera está na casa de 2 horas, está muito longe de chegar perto do HGmendo, lá dependendo do tipo de tratamento, pode levar de 5 a 40 dis. Se for só atendimento de uurgencia no HGmendo é rápido, não tem soro, não tem agulhas, não tem esparadrapo, não tem atadura, remédio Deus me livre, aí amigo o paciente cai fora rapidinho.

  3. Enquanto isso dizem que o Secreatrio de Saúde está viajando a passeio para o exterior, fazendo um tour pela EUROPA, com a Vereadora que já faz duas semanas que não pisa na Câmara de Vereadores!

  4. Já fui atendido na Upa e pude constatar que o atendimento é muito bom,realmente tem filas como tem em qualquer hospital,o que está acontecendo na Upa é que Codó inteiro está se direcionando para lá,uma vez que o atendimento é de excelência,os médicos atendem muito bem.

  5. Nós temos é que agradecer a Deus todos os dias por termos a Upa em Codó,se estivéssemos a mercê do HGM aí sim a coisa estaria preta.

  6. Acélio todas as vezes que tô doente vou na uPa e sempre sou atendido bem e nunca falta remédio,fila tem pois são muitas pessoas doentes mais vi que o atendimento não para em nenhuma hora e os médicos são educados com agente.

  7. Acelio meu pai teve um avc,e a samu levou ele pra upa,chegando na upa o atendimento foi de imediato e hoje estamos felizes por ter nosso pai vivo,graças aos mèdicos da upa.

  8. Os medicos da UPA são muito bons,fui tratado lá como um rei,me ouviram e o medicamento que o medico passou foi tiro e queda,passou a dor que eu tava sentindo em pouco tempo,tem que ter fila mesmo por que no hgm nun tem remedio.

  9. Na minha recente viagem a Codó para rever amigos e familiares, tive a oportunidade de visitar a UPA acompanhando um amigo que não estava se sentindo muito bem. Diante da calamidade que se tornou a saúde no Brasil inteiro, temos que elevar as mãos ao céu e agradecer a Deus por dispormos de um serviço tão bom em Codó. Falhas existem em qualquer lugar do mundo.

  10. Temos mesmo é que admitir que o atendimento da upa é perfeito,se compararmos a upa com o hgm,não temos nem mesmo como comparar pois a diferença é grande,graças a Deus que temos essa upa em Codó.

  11. Precisei da UPA varias vezes,sempre que estive por lá tenho saído cada vez mais satisfeito,infelizmente toda a população de Codó está recorrendo a Upa pois no HGM falta tudo,dessa maneira fica humanamente impossível de evitar as filas.

  12. Acelio nossa cidade se não fosse a upa estaria em apuros,nossa população estaria a beira do abismo,sem medicamentos,sem médicos,sem agulhas,injeções,e soros, a administração e demais funcionarios da upa estão de parabéns pelo trabalho que tem desenvolvido em nossa cidade.

  13. O que vem acontecendo não só em Codó mais no pais inteiro é a falta de profissionais ,pois as pessoas pobres só tem condição de pagar o curso de emfermagem, enfermeiros tem muitos mais eles são orientados por um médico que quase não se ver em hospitais, abraços.

  14. verdade na upa a demora e grande estive lá mais o medico k me atender não ligava em nada k eu dizia a ele pois no momento k estava no consultorio ele estava atendendo celular fiquei comedo de tomar a medicação pois não sabia se realmente era medicação certa.pois não estava midando atencão

  15. ENTÃO DENUNCIEM MÉDICOS DESTA FORMA TANTO AQUI COMO ASSIM QUE SAÍREM DO CONSULTÓRIO, PORQUE NÃO É JUSTO GENERALIZAR AS IMPERFEIÇÕES DE UMA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL, POR CONTA DE UM OU DOIS SEM COMPROMISSO, O USUÁRIO TEM DIREITO DE COBRAR QUE O MÉDICO DESLIGUE O CELULAR E DÊ ATENÇÃO A SUA PATOLOGIA, O ATENDIMENTO É MUITO BOM, A ENFERMAGEM TENTA CORRER CONTRA O TEMPO PARA DAR CONTA DA DEMANDA, ACHO QUE ALGUM ELOGIO ELES MERECEM RECEBER, POIS SEMPRE QUE COMPAREÇO A UPA, OBSERVO O ESFORÇO DESTES PROFISSIONAIS, NUNCA VALORIZADOS.

  16. população codoense temos k dar gracas a deus k temos em nossa cidade a upa com medicos plantonistas 24 horas para bem atender a população,as vezes k tive lá nunca me faltou medicamentos fui bem atendido as enfermeiras super atensiosa tem todo cuidado de preparar uma medicação,gente vamos botar o pingo no i e vamos parabenizar A UPA k vem fazendo muito pela populacao.acelio talvez

Deixe um comentário