Ocorreu na manhã de ONTEM, quinta-feira (13) no Auditório da Escola Modelo Municipal Remy Archer, em Codó, o I Seminário Para Elaboração do Plano Municipal da Primeira Infância.
O público alvo do seminário foi composto por Gestores Municipais das Políticas Públicas (Educação, Assistência Social, Saúde, Cultura, Esporte, Mulher, entre outras) representantes da educação infantil, profissionais da área da saúde, acadêmicos em pedagogia, além de autoridades e representantes de órgãos do município e do Estado, como o Selo UNICEF.
O evento teve como objetivo ratificar o Plano Municipal e criar a Rede Municipal da Primeira Infância, oportunizando reflexões e debates sobre as temáticas pertinentes ao assunto.
Estavam presentes no seminário o Secretário de Governo, Ricardo Torres, representando o prefeito Zito Rolim, o Articulador do Selo UNICEF no município de Codó, Ribamar Costa, representantes da Plan, a representante da Avente Projeto Infância Cidadã, a presidente da CMDCA, Alicemar de Jesus e o Vereador Max Tony, representando o legislativo municipal. Na opinião do parlamentar, a formação da Rede Municipal para Primeira Infância significa mais uma ação conjunta entre as entidades ligadas a responsabilidade pela infância e juventude e um avanço da administração Zito Rolim.
“Estamos todos juntos aqui. O governo, em parceria com outras entidades, promovendo políticas públicas em prol das crianças, promovendo a orientação e o desenvolvimento integral da família. Como elucidou a palestrante Ana Marcílio, o planejamento de ações para a primeira infância, que são as crianças de 0 a 6 anos, precisa atender a cidade, zona rural e comunidades periféricas. Estamos reunidos aqui porque tem que ser uma preocupação do governo, da família e da sociedade”. Explicou o edil.
Para o Secretário de Governo, Ricardo Torres, um plano municipal voltado a educação da primeira infância é importante para que fique claro à sociedade a as famílias quais são as metas de desenvolvimento da educação infantil em Codó. “Um plano construído com a participação de professores, conselheiros e outros profissionais ligados ao direito das crianças e a proteção da primeira infância, tende a ser um plano com maior legitimidade e feito com maior democracia. Hoje, é uma obrigação do governo federal, estado e municípios garantirem um futuro melhor para os jovens começando pela boa formação na primeira infância”.
Raphael Fernandes – Ascom/Prefeitura Municipal de Codó