Codó pode perder promotor de Justiça Gilberto Câmara

Gilberto Câmara França Junior

A cidade de Codó pode perder um de seus mais atuantes membros do Ministério Público Estadual. Trata-se do promotor de Justiça, Gilberto Câmara França Junior.

Segundo informações de uma fonte segura do blogdoacelio, até a próxima sexta-feira, 27, sai a deliberação sobre sua promoção para outra comarca. Câmara estaria concorrendo para São José de Ribamar, próximo à São Luís, e para a cidade de Timon.

Existem até quatro entrâncias dentro do órgão e os promotores vão subindo estes degraus na carreira até chegarem a promoção, por tempo de serviço ou por merecimento, na capital.

PROMOTOR ATUANTE

Gilberto Câmara destacou-se dentro do município de Codó por estar a frente de ações que envolvem a defesa do erário municipal. É ele, por exemplo, quem denunciou na Justiça o caso dos 3 milhões de reais que supostamente sumiram do Saae, entre 2005 e 2008, na cidade de Codó (governo de Biné Figueiredo).

Também é dele a denúncia acolhida pela Justiça condenando o ex-prefeito Ricardo Archer por ato de Improbidade Adminsitrativa onde o denunciado acabou condenado a devolver dinheiro aos cofres da Prefeitura e a perder seus direitos políticos por seis anos, além de outras penalidades (sentença recorrida).

Abriu, recentemente, procedimento administrativo para apurar o contrato de mais de meio milhão de reais entre a Prefeitura no governo de Zito Rolim e a funerária Econômica, contratada para fornecer urnas funerárias para pessoas carentes. Também é ele quem já está no caso das denúncias do ex-assessor de comunicação Alberto Barros sobre propina e diárias pagas em número espantoso.

Câmara também firmou diversos Termos de Ajustamento de Conduta com a Prefeitura. Um dos mais recentes obrigou Zito Rolim a melhorar as condições do matadouro municipal onde se abatia bovinos no chão.

MINISTÉRIO PÚBLICO NOS BAIRROS

Gilberto Câmara também levou o Ministério Público para os bairros e chegou a concorrer ao prêmio Innovare ( do Instituto Innovare em parceria com a rede Globo) pela iniciativa de ir até os problemas da comunidade e tentar resolvê-los acionando os responsáveis pelas vias administrativas e judiciais.

Se sua promoção for confirmada Codó sentirá sua falta e seu substituto terá grandes responsabilidades.

Deixe uma resposta