Fale com Acélio

Por Orleans Silva/Coordenação do evento

O Instituto Timbiras Sustentável (TS), em parceria com o Instituto de Apoio Comunitário (IAC) de Timbiras, promoveu o lançamento do Programa Cidades Sustentáveis na cidade da região dos Cocais. O evento que ocorreu hoje (23), no período da manhã, na Escola Emilio Garrastazu Médice.

O Programa Cidades Sustentáveis é uma iniciativa do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, da Rede Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, no qual o Instituto Timbiras Sustentável e o Movimento Nossa São Luís são membros, e da Rede Nossa São Paulo, com o objetivo de sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável. O programa é apartidário e conta ainda com uma campanha para sensibilizar os eleitores a escolher a sustentabilidade como critério de voto e os candidatos a adotar a agenda da sustentabilidade.

FERRAMENTAS

O Programa Cidades Sustentáveis oferece como ferramenta a Plataforma Cidades Sustentáveis – um programa completo de sustentabilidade urbana, um conjunto de indicadores associados, enriquecida por casos exemplares nacionais e internacionais como referências a serem seguidas pelos gestores públicos municipais, abordando as diferentes áreas da gestão pública e incorporando de maneira integrada as dimensões social, ambiental, econômica, política e cultural e aborda as diferentes áreas da gestão pública em 12 eixos temáticos: governança, bens naturais comuns, equidade, justiça social e cultura de paz, gestão local para a sustentabilidade, planejamento e desenho urbano, cultura para a sustentabilidade, educação para a sustentabilidade e qualidade de vida, economia local, dinâmica e sustentável, consumo responsável e opções de estilo de vida, melhor mobilidade, menos tráfego, ação local para a saúde e do local para o global. Mais informações podem ser acessadas pelo site www.cidadessustentaveis.org.br. Essa agenda constitui um importante subsídio para o planejamento, execução e acompanhamento do desempenho das políticas municipais.

QUEM PARTICIPOU

Para o lançamento do evento o Instituto Timbiras Sustentável convidou autoridades municipais, todos os candidatos à Prefeitura e à Câmara Municipal, entidades e a sociedade em geral para apresentar o programa. Os Partidos Políticos e os candidatos poderão confirmar seu engajamento com o desenvolvimento sustentável do município, após a assinatura da Carta Compromisso em apoio ao Programa que ocorreu no lançamento, garantindo que o tema seja inserido em suas agendas programáticas.

Durante o evento foi apresentado também a emenda à lei orgânica elaborada pelo TS e recém aprovada pela Câmara Municipal de Timbiras que estabelece que o prefeito deverá elaborar o programa de metas e prioridades e apresentar à população o desempenho da execução através de audiências anuais.

O Lançamento do Programa Cidades Sustentáveis foi um evento aberto a todos os cidadãos interessados em participar de forma ativa da gestão da cidade, fortalecendo a cidadania e fomentando o controle social.

Deixe um comentário

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

EDITAL

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

FACULDADE IPEDE

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

PREPARATÓRIO PARA CONCURSO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

PHARMAJOY

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

MUNDO DOS PARAFUSOS

Av. SANTOS DUMONT
CONTATO: (99)98161-3612

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

 

 

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

Mundo do Real

Cacau Show – Codó-MA

 

Reginaldo

Baronesa Janaína

SÔNIA VARIEDADES

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias