Fale com Acélio

Exército vacinando

O município de Codó tem que vacinar 13.012 crianças de zero a menor de 5 anos até o dia 15 de julho.

Mas o dia D foi realizado sem os principais aliados da Vigilância Epidemiológica, os agentes comunitários de saúde. O blog tomou conhecimento do problema no posto do Codó Novo por meio de uma ACS que estava ‘curiando’ e criticando a falta de experiência dos recrutas do Exército, treinados na sexta-feira, 17, no Tiro de Guerra, especialmente para tal missão (segundo informações do subtenente Alberto Rezende).

A PROPOSTA

Os agentes decidiram em assembleia geral tirarem o corpo de banda, no dia D contra a paralisia infantil, porque não chegaram à um acordo com a Secretaria de Saúde no quesito diária.

A curto modo, a diária de um agente vinha sendo paga a R$ 50,00. Nesta campanha, a proposta que chegou aos comunitários foi a de que o município pagaria R$ 1,00 por cada gotinha aplicada. Os ACS entenderam que sairiam perdendo desta forma e recusaram. Pelos cálculos que fizeram sobrará um dinheiro vultuoso.

CHAMEM O EXÉRCITO

A vigilância Epidemiológica sem ter à quem recorrer lembrou do Exército, pediu 30 homens e o subtenente, Alberto Rezende, prontamente, atendeu solicitando apenas o treinamento prévio. Detalhe, o comandante do Tiro de Guerra já confirmou ao blog que se precisar de soldado para aplicar doses de vacina com o uso de agulhas, não haverá a menor possibilidade, apenas a de apoio na questão da segurança.

PRESIDENTE DOENTE

Postos procurados

Rosilda Pereira da Silva, presidente do Sindicato, dizendo-se adoentada e muito decepcionada com a posição do governo, confirmou a história por telefone, mas pediu para gravar entrevista numa outra ocasião dado ao seu estado de saúde.

VERSÃO DO SEBASTIÃO

Sebastião Celso Portela, coordenador da vigilância sanitária, quando tocamos no assunto ele logo aspou-se “não vou falar disso na televisão”. Mas informou que os agentes só não trabalharam neste sábado por uma questão de “custos”.

Segundo Portela, o investimento é alto e o resultado do dia D não corresponde, mas na próxima semana os agentes de saúde estarão nas ruas ajudando a campanha no chamado “resgate” de crianças que não foram vacinadas no primeiro dia.

14 comentários sobre “CONFUSÃO – Agentes de saúde e Prefeitura não se entendem sobre diárias e Exército assume vacinação”

  1. Caro Codoense: Os Agentes de Saúde não podem ser culpados pela péssima gestão administrativa e financeira da Saúde Municipal. Nas campanhas de vacinação, o Governo Federal não envia somente as vacinas, mas também, verba para custear combustível, alimentação e diárias para os envolvidos na execução da campanha. Os agentes não podem ser culpados pela desorganização dos grandes gestores/administradores da saúde CláudioPaz/Zito Rolim e dos grandes “gestores das finanças” Ataliba Santana/Ricardo Torres. Assim RESPEITE os Agentes de Saúde que foram efetivos em razão de um direito e não de um favor político.

  2. Tá de brincadeira, o todo poderoso SC afundou a Saúde na época do Ricardo, foi comprado na era Biné e agora está mais uma vez aprontando no governo Zito, esse cara se acha o mais inteligente de todos, mais só sabe é puxar o saco do Secretario e ainda é Biné doente, cuidado Zito senão vai ser difícil pra vc, o cara tirou os agentes da sucam da vacina e agora tá querendo tirar os ACS também, será que ele vai vacinar sozinho ou (….) o dinheiro da campanha, na semana passada o ministro da saúde afirmou que aumentou os números de postos e também a verba e esse (…) vem dizer que não tem dinheiro, fala serio.

  3. Se não fosse favor político e sim obrigação, pq Biné (que hoje é bonzinho para muitos, mesmo tendo feito o q fez nesta cidade) e Ricardo (o pai-sim, aquele que é FICHA SUJA e por isso coloca o filho no lugar) não o fizeram??????

    Oh duvida cruel…

  4. Vitoriano não sou a favor de Ricardo ou Biné, contudo se seguirmos o seu pensamento, quando Ricardo ARcher implantou o salário mínimo como piso salarial mínimo dos funcionários ele fez um favor e não cumpriu um direito. Deixa de besteira e vamos buscar alternativas para melhorar. Todos são idênticos: ZITO=BINÉ-RICARDO, porém o povo atualmente é quem está falando que Zito não é bom. Ele asfalta uma rua e inaugura uma obra, mas o povo não o aprova, sabe porque? Ele gerou desemprego em Codó, quando realizou um concurso mal elaborado(p. ex.: 1-exigiu conhecimento de Téc. em Enfermagem em computação, sem os Postos de saúde e HGM utilizarem o computador como meio de trabalho para os técnicos. 2- Ele não valorizou no edital a titulação dos profissionais técnicos que concorreram para uma vaga de nível superior; 3- Ele não valorizou a pontuação para quem tem de experiência, etc.., etc..). TEM UM PONTO MAIS GRAVE, pergunte em qualquer pesquisa quais desses governos/gestões o povo considera mais CORRUPTO: ZITO, RICARDO ARCHER, BINÉ FIGUEIREDO E ZÉ INÁCIO. Não vou de dar a respposta, mas tenho certeza que vc já sabe quem o povo considera o MAIOR corrupto com família que Codó já teve. FAÇA A PESQUISA, OK!

  5. Conhecendo a Adm. de Zito, peguei meu carro bem cedinho fui até Caxias vacinei meus dois filhos e voltei rapidinho,la nao tinha fila e eram enfermeiros, tec em enfermagem e ate medicos fazendo esse trabalho, nao vi agentes de saude por la. Ainda bem que fui se não teria me estressado aki em Codó. Esse governo deveria pedir pra sair, vai ser incompetente assim bem longe, o povo ja não aguenta mais, que entre qualquer outro, seja la quem for, so não da mais pro Zito, rapaz por favor pede pra sair.

  6. Conhecendo a Adm. de Zito, peguei meu carro bem cedinho fui até Caxias vacinei meus dois filhos e voltei rapidinho,la nao tinha fila e eram enfermeiros, tec em enfermagem e ate medicos fazendo esse trabalho, nao vi agentes de saude por la. Ainda bem que fui se não teria me estressado aki em Codó. Esse governo deveria pedir pra sair, vai ser incompetente assim bem longe, o povo ja não aguenta mais, que entre qualquer outro, seja la quem for, so não da mais pro Zito, rapaz por favor pede pra sair.

  7. os agentes estão certo passa o dia todo no posto para recebe uma mereca.eu mesma nao iria e pq o claudio paz nao vai trabalha no lugar deles pois esse sim tem montivo que sobra para fazer esse trabalho pois ganha muito bem e nao tem nada de se queija.CLAUDIO ajunte sua turma e vai trabalha pra a populaçao foi por isso que vc foi colocado ai,nao só pra recebe e sim presta serviço…………..abraço

  8. EU NÃO VEJO NENHUM AGENTE TRABALHANDO OU FAZENDO SEU SERVIÇO NO MEU BAIRRO,
    PRA FALAR A VERDADE NÃO SEI NEM QUEM É…

    NO POSTO DE SAÚDE SEMPRE VEJO AS ENFERMEIRAS PERGUNTANDO PARA OS PACIENTE QUEM É O AGENTE DE SAÚDO DO TEU BAIRRO NINGUÉM SABE DIZER, PORQUE NINGUÉM SABE???

    AH EU QUERIA SABER…

    FAÇAM UMA PESQUISA SOBRE ISSO DE MANEIRA GERAL NO MUNICÍPIO.

  9. Ei Acélio, porque vc não postou meu comentário completo, colocando esses pontinhos aí, eu não estou falando mal de ninguém não, só coloquei o nome deste rapaz que está bagunçando a secretaria de saúde e ninguém faz nada, o nome dele é SEBASTIÃO CELSO, e é Biné doente, cuidado Zito. Hoje tem uma reunião com os agentes e eles vão fazer uma reivindicação seria.

  10. Sou ACS e concordo com a atitude da Secretaria de Saude pois as campanhas de vacinas são sempre comandada por um grupinho de 35 ACS não dando oportunidade para os outros pois somos 279 voçês acham correto so este pessoal receber incentivos pela vacinação

Deixe um comentário

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

FACULDADE IPEDE

Medicina Integrada – Pedro Augusto

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

PREPARATÓRIO PARA CONCURSO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

PHARMAJOY

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

 

 

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

Mundo do Real

Reginaldo

Baronesa Janaína

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias