A Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão e a Prefeitura Municipal de Codó lançam, no dia 20 de julho, às 11h, no Distrito de Cajazeiras, o Projeto Justiça de Todos que visa garantir e ampliar o acesso à Justiça, para pessoas que residem distante dos municípios onde estão instalados os fóruns de Justiça.
Com o Justiça de Todos, o cidadão tem acesso mais próximo e de forma direta aos serviços do Poder Judiciário sem a necessidade de deslocamentos, ou por intermédio de interlocutores.
Podem participar de audiências por videoconferência no local que residem, evitando-se possíveis redesignações, possibilitando que os atos processuais sejam realizados de forma a reduzir tempo de duração do processo. Possibilitando, ainda, a interação do cidadão ou cidadã, com demais órgãos do sistema de justiça, tais como: Ministério Publico, Defensoria Pública e OAB.
Para efetivação do projeto, o Município de Codó celebrou Acordo de Cooperação Técnica com a Corregedoria Geral da Justiça, a fim de viabilizar o compartilhamento de uma sala no Distrito de Cajazeiras, para a realização de videoconferências, por meio do software disponibilizado pelo Tribunal de Justiça do Maranhão, permitindo, assim, que os jurisdicionados não mais necessitem se deslocar por cerca de 90 km até Codó, com gastos relevantes para a economia doméstica, bem como, manter o irrestrito acesso, por meio do Balcão Virtual, nas unidades que necessitarem de atendimento ou informações.
O Município cede o espaço físico, internet e um colaborador, treinado pela Corregedoria, para dar suporte técnico de atendimento ao usuário que precisar acessar o sistema.