CUIDE-SE: Hoje é Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

Cuide-se, hoje (26) é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Só para os leitores do blogdoacelio darem um pouco mais de atenção ao assunto, 20% da população mundial são hipertensos.

No Brasil o número chega à 23,3% da população segundo levantamento feito pelo Ministério da Saúde no ano de 2010. Hoje deve ser muito mais, pois a doença não tem cura, pode ser apenas controlada.

A pressão alta é o principal fator de risco para o desenvolvimento de doenças do coração, o que inclui infarto, insuficiência cardíaca e derrame cerebral (Acidente Vascular CEREBRAL). A melhor maneira de prevenir é medi-la com freqüência no posto médico mais próximo de sua casa. A descoberta precoce ajuda no tratamento feito a base de medicação diária.

Você, caro leitor, que ingere bebida alcoólica de forma exagerada, consome alimentos salgados, dá preferência aos industrializados com alto teor de sódio e não pratica atividade física regularmente ( ao menos 3 vezes por semana) é um forte candidato a aumentar a fila dos hipertensos.

CUIDE-SE. Sou hipertenso e sei, na carne, do que estou falando. Apenas cuide-se. Não queira viver com uma bomba relógio natural dentro de você.

Também não dê espaço ao idiota que disser – isso é coisa de velho, nunca vou ter isso.

Deixe uma resposta