Com base nos resultados da Prova Brasil 2011, é possível calcular a proporção de alunos com aprendizado adequado à sua etapa escolar
Os alunos de 5º e 9º anos de quase todas as escolas públicas são avaliados a cada dois anos pela Prova Brasil.
A proporção de alunos com o aprendizado adequado é calculada com base no desempenho em leitura e interpretação de textos (Português) e resolução de problemas (Matemática).
Português, 5º ano
8% – É a proporção de alunos que aprenderam o adequado na competência de leitura e interpretação de textos até o 5º ano na rede pública de ensino.
Dos 1.291 alunos, 103 demonstraram o aprendizado adequado.
Português, 9º ano
9% – É a proporção de alunos que aprenderam o adequado na competência de leitura e interpretação de textos até o 9º ano na rede pública de ensino.
Dos 1.450 alunos, 125 demonstraram o aprendizado adequado.
Matemática, 5º ano
5% – É a proporção de alunos que aprenderam o adequado na competência de resolução de problemas até o 5º ano na rede pública de ensino.
Dos 1.291 alunos, 62 demonstraram o aprendizado adequado.
Matemática, 9º ano
2% – É a proporção de alunos que aprenderam o adequado na competência de resolução de problemas até o 9º ano na rede pública de ensino.
Dos 1.450 alunos, 28 demonstraram o aprendizado adequado.
Referência
70% – Essa é a proporção de alunos que deve aprender o adequado até 2022, segundo o movimento Todos Pela Educação.
Essa classificação não é oficial.
Fonte: Prova Brasil 2011, Inep. Organizado por Meritt. Classificação não oficial.
10 Respostas
Acelio,Codó tem professores formados em quais faculdades sérias e honestas? Muitos deles foram formados nos PROCAD(aulas. nas férias escolares)Colégio Multiplo(aulas 2 vezes por mes. Aí vc querer que eles REPASSEM:CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS,TECNICAS DE APRENDIZAGEM,TEORIAS E ETC é forçar a BARRA. Muitos desses professores nunca LERAM um livro completo de: Paulo Freire,Guimaraes Rosa,Graciliano Ramos,Miguel de Cervantes,Moaci Alves Carneiro,J. Casassus,Marilene Chaui,Cesar Call,Pedro Demo,Jussara Hoffman,Philipe Perrenoud e os autores do Maranhão. Só leram fragmentos em apostilhas e muitos desses profissionais não sabem USAR COMPUTADORES. Lá no Piauí,maiorias das escolas publicas tem ar condicionados,bibliotecas,salas de computação e os professores participam de treinamentos 2x ao ano. Recebem seus salários,mais necessitam mostrar que os alunos aprenderam a ler,escrever e usar a matematica. Cv já imaginou se CODÓ ADOTASSE 10 POR CENTO DAS METODOLOGIAS DO PIAUÍ ???? o PROXIMO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO NECESSITA TER CONHECIMENTOS DE EDUCAÇÃO.
Essa educação foi premiada, da licença, eu que estudei em escola particular não sei escrever, imagine quem estudou em escola pública.
O nível de aprendizagem das escolas de Codó é só para inglês ver pois os nós codoenses nuca vimos resultado de nenhum deses programas de alfabetização que ai estão como, Brasil alfabetizado que não alfabetiza nada ,mais educação que não ensina e niquem sabe como funciona,geempa que pura enganação de ensino e aprendizagem ,projoven que não se sabe pra que serve, Em resumo continuamos na mesmo de sempre essas metodologias fingen que funcionam e nós fingimos que aprendemos .até chegar um exame desses como a provinha brasil pra mostrar a realidade da educação Codoense.
Acélio,
Esse é o resultado do descaso que os Governos Estadual e Municipal têm tratado o processo educacional ao longo dos últimos 30 anos.
Precisamos investir, urgentemente, na qualificação permanente dos nossos docentes.
A Maria Antonio está certa. Os cursos de formação e a formação continuada de nossos docentes é muito precarizada. O investimento na qualidade desses profissinais é fundamental para melhorar o nosso índice de aprendizagem.
Vê-se que as escolas particulares, apesar de toda infraestrura que possuem, tiveram, também, colocações pífias, isso é um indício de que o foco principal deve ser a qualificação dos professores, não esquecendo, naturalmente, outras questões também importantes como a estrutura e a melhorial salarial.
Completando nossa postagem anterior, entendo que os professores devam passar por um sistema de avaliação para poder progredir e até permanecer na função. Sei que é um assunto complexo (e indigesto) e que poucos ou nenhum Gestor queira comprar essa briga, mas, se a escola (parte estrutural) é avaliada, se os alunos são avaliados, por que os professores não são avaliados? Sei que não há receita pronta para resolver o problema da educação do Maranhão e de Codó, mas, tenho certeza de que não podemos permanecer nesta mesmice. A responsabilidade é de todos nós, inclusive, da sociedade que não cobra. Veja que um assunto como esse não dá ibope, se fosse sobre uma banda ruim que toca no carnaval ou sobre uma fofoca política, teríamos 200 comentários.
Acélio,publique a matéria ( que está na mesma fonte) sobre os cursos superior no Maranhão. As coisas estão ligadas umbilicalmente: educação básica ruim, educação superior também fragilizada.
E o que fazer quando o professor se inscreve para a capacitação[mesmo precária como estão dizendo,porque sinceramente nunca vi as pessoas ,e tenho como comprovar, comparecerem aos cursos para os quais se inscrevem, quando se inscrevem…].Criticar é fácil,né ACÉLIO…VC QUER VÊ FOTOS OU A INSCRIÇÃO PARA COMPROVAR O Q DIGO…ESTOU NA SEMED de segunda a sexta de 08 as 13horas…passa lá e me diz : as pessoas que mais reclamam são aquelas que nunca participaram de nada e nem conheceram os profissionais que vieram ; de várias partes do Brasil…Aceita meu convite passa lá e veja com seus próprios olhos.
um abraço.Joseane Cantanhede
O SISTEMA EDUCACIONAL DO NOSSO PAÍS, EXCLUSIVAMENTE DO NOSSO MUNICÍPIO, PRECISA SER REPENSADO, PLANEJADO. E NESTE EXATO MOMENTO, APONTAR O PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO COMO BODE EXPIATÓRIO, RESPONSABILIZANDO-O POR TODA MAZELA EXISTENTE, NÃO SE CONFIGURA NA MELHOR ALTERNATIVA. É EVIDENTE QUE OS DOCENTES PRECISAM PASSAR POR FORMAÇÃO CONTINUADA CONSTANTE, CUJO NÃO OCORRE HÁ DÉCADAS.
AINDA TEMOS SITUAÇÕES PRIMITIVAS, QUE SÓ AMPLIAM O ÍNDICE DE REGRESSÃO EDUCACIONAL: ESCOLAS FUNCIONANDO COM MULTISSERIADO, ATÉ DE 5ª A 8ª SÉRIE, SEM FALAR NAS PÉSSIMAS CONDIÇÕES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO, ENTRE OUTROS PROBLEMAS GRAVÍSSIMOS. PORTANTO, A EVOLUÇAO DA EDUCAÇÃO DE CODÓ DEPENDE DO COMPROMETIMENTO DA FAMÍLIA, DOS DOCENTES, DA SOCIEDADE E CERTAMENTE DO GESTOR MUNICIPAL.
ATÉ OS PROGRAMAS DO GOVERNO QUE VEM PRA CODÓ JÁ TEM CARTA MARCADA, COLOCAM OS DA PANELINHA QUE JÁ TEM 1 OU 2 MATRICULAS, E COMPROMISSO, SÓ O DE ASSINAR O PONTO E RECEBER O R$ NO FINAL DO MÊS, ASSIM A COISA NÃO TEM COMO FUNCIONAR…..
Perceberam que os comentários acima foram aparentemente por educadores, todos reclamam, mas ninguém faz nada. Educação no Maranhão é uma coisa muito complexa já vem de longa data os governantes e o clero (que SÃO AS DUAS INSTITUIÇÕES) não tem interesse no aprendizado de nossos filhos. Como diz a Dona MARIA ANTONIA COSTA uma piauiense da gema no seu comentário, o MA teria que ter pelo menos 10% DA EDUCAÇÃO DO PIAUI.Por isso que minhas filhas estudam em Teresina/PI