Fale com Acélio

Educação do Piauí vira referência nacional por “fazer mais com menos” ao atingir altos índices do Ideb com poucos recursos

A educação do Piauí se tornou referência nacional de forma definitiva e é o exemplo a ser seguido, conforme as tendências apontadas por especialistas, pesquisadores e estudiosos para ser modelo nacional por conseguir “fazer mais com menos”. Isso é atingir altos índices do Ideb (Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico) com poucos recursos.

A educação do Piauí é destaque na última edição no ano da revista de negócios “Exame” dedicada às ideias, líderes e produtos, A publicação destaca o Piauí na educação brasileira por ter feito a “Lição de Casa Benfeita”.

“Dedicadas a ensinar a ler, a escrever e afazer contas, escolas públicas de comunidades carentes em Estados mais pobres, como o Piau´, conseguem avançar na Educação”, declara a revista de economia e negócios.

A revista usa dos exemplos de escolas de Teresina, a do Bom Princípio, na zona rural dacidade.

A escola de 1º ao 5º ano do ensino fundamental é tem nota do Ideb de 7,7.Na escola, com sete salas de aula e sem biblioteca e refeitório, são ministradas aulas de ciências,geografia e história, mas as prioridades são português e a matemática. Os professores ensinas as crianças a escrever, a ler, a escrever e a calcular. Quem fica para trás passa a estudar no segundo turno.

“As escolas de ensino fundamental são essenciais para garantir a qualidade do ensino. A nossa prioridade é transformar as escolas de um só turno, em escolas de tempo integral”, afirmou o secretário estadual de Educação, Átila Lira.

O governador Wilson Martins e o secretário estadual de Educação, Átila Lira já autorizaram as obras de reforma e ampliação de várias escolas tradicionais de Picos.na cidade.

“Vamos fazer a reforma e ampliação das escolas tradicionais de Picos, como a Unidade Escolar Marcos Parente, a U. E. Coelho Rodrigues, U. E. Urbano Eulálio, U. E. Cel. Francisco Santos, U. E. Araújo Luz, U. E. Polivalente Vidal de Freitas e a U. E. Miguel Lidiano”, fala o secretário da Educação, Átila Lira.

Em fase final de ampliação e modernização, está o Premem, Escola Técnica Estadual Petrônio Portela, com 02 quadras de esporte que estão sendo construídas na escola, “para ser a maior e melhor escola de Picos”, garante o secretário. O governo do Estado também vai começar em 2013, a construção de uma nova escola de educação profissional, que vai se situar no bairro Belo Norte.

“Portanto, nós vamos ter 10 obras novas em Picos, na área de Educação, que fazem parte do plano de educação do governador do Estado, Wilson Martins, junto com a Seduc, para aperfeiçoar ainda mais a qualidade do ensino da região de Picos”, disse Átila Lira.

A revista “Exame” destaca que o Piauí foi o Estado que mais galgou posições no ranking do Ideb.

Foram seis colocações desce a criação do Ideb, em 2005.O Piauí saiu da 23ª posição, de uma lista de 25 Estados, para a 17ª.

A nota do Piauí ainda é baixa, de 4,4, quando a média nacional é de 5, mas os exemplos de superação de escolas locais, com orçamentos muito apertados, chamam a atenção.

“A maioria dos estudos pedagógicos se concentra em avaliar as falhas das escolas para evitar erros”, diz Karina Rizek, coordenadora do Instituto Natura, que estuda o sucesso das escolas piauienses.

“No Piauí, estamos vendo o que dá certo para replicar”, falou Karina Rizek.

“Professores qualificados são insubstituíveis”, diz Luiz Cláudio Costa, presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, responsável pelo Ideb

FONTE: Meionorte.com.br

2 comentários sobre “Educação do Piauí vira destaque nacional por fazer ‘mais com menos””

  1. No Piaui a “coisa pública ” funciona. Tem Conselho Escolar eleito pelas comunidades sem ingerência do poder político,tem Ministério Público de ‘VERGONHA’,tem também ELEIÇÃO DIRETA PRA DIRETOR EM TODAS AS ESCOLAS DO ESTADO,luta constante do Sindicato dos Trabalhadores em Educação,tem capacitação dos professores,vigias merendeiras e auxiliares educacionais,enfim,podem até ROUBAR MERENDA ESCOLAR,mas são denunciados e ficam afastados de suas funções até concluir o INQUERITO ADMINISTRATIVO e se forem provado o furto,são demitidos. IMAGINA SE ISSO ACONTECE EM CODÓ. Teria que fazer todo ano concurso publico para preencher as vagas dos demitidos. Cuidando de minha gente,devia EXIGIR dos futuros diretores e secretários uma DECLARAÇÃO DE BENS DOS FAMILIARES ANTES DE SEREM NOMEADOS. IA sobrar vagas de diretores. Mas o Piauí é diferente. Parabéns ao povo livre do Piauí.

  2. Olha o hino do Piauí,começa assim: Piauí terra querida,filha do sol do equador…. as aguas do PARNAÍBA rio abaixo rio ariba….,. É bom se espelhar por lá. Agora o que não entendo é que muito maranhense vão ao piauí,estudam,se formam e praticam a mesma coisas que seus antepassados(digo políticos,é uma pena.),mas nem tudo está perdido. Vai chegar a hora que os eleitores vão cansar de A a Z,e vão terminar votando em um ZÉ NINGUEM DA VIDA. Tivemos a chance de VOTAR NO CELSO-50,mas tivemos medo. Que medo. Vamos testa-lo..

Deixe um comentário

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

EDITAL

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

FACULDADE IPEDE

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

PREPARATÓRIO PARA CONCURSO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

PHARMAJOY

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

MUNDO DOS PARAFUSOS

Av. SANTOS DUMONT
CONTATO: (99)98161-3612

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

 

 

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

Mundo do Real

Cacau Show – Codó-MA

 

Reginaldo

Baronesa Janaína

SÔNIA VARIEDADES

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias