
O novo secretário estadual de Ciência e Tecnologia do Maranhão, José Ferreira Costa, tomou posse na última quarta-feira (27), em São Luís, na presença do governador em exercício, Washington Luís Oliveira.
Em entrevista ao blogdoacelio, o ex-reitor do IFMA – Instituto Federal do Maranhão, lembrou que esteve por 8 anos a frente da instituição e participou de uma transição no município de Codó.
“Fiquei por lá 8 anos, trabalhei na conexão entre o antigo CEFET e a Escola Agrotécnica Federal de Codó. Saímos de lá recentemente, mas, graças à Deus, fizemos um grande trabalho”, lembrou
TRABALHO COMO SECRETÁRIO
Como novo secretário disse que quer ajudar a governadora Roseana Sarney a desenvolver ainda mais a área para a qual fora convidado a gerir.
“Nossa expectativa é poder fazer um grande trabalho e ajudar à governadora nos projetos especialmente no que convém à ciência e à tecnologia e ao ensino superior que são o tema central dessa pasta”, disse
12 CENTROS DE QUALIFICAÇÃO
José Costa já começou a trabalhar. Vai tirar do papel a construção de 12 centros de educação profissional, segundo ele, já licitados.
“Nós não vamos interromper nenhum dos projetos em curso, ao contrário, vamos acelerar. Existe aí uma frente urgente, que é a construção de 12 centros de educação profissional, chamados de CETECMA, em Codó tem um, vamos construir mais no estado e esta é uma tarefa que já começamos, já estamos convocando a equipe de engenharia, porque as obras já foram licitadas e estão aí paradas, então vamos acelerar porque a população está esperando este serviço”, garantiu
Também falou sobre a ampliação do número de kits de mediação tecnológica que permitem qualificação á distância no interior do Maranhão. A intenção é instalar mais 180 durante sua gestão.
KITS
“Kits de mediação tecnológica(…) Nós temos hoje 74 antenas instaladas no Maranhão e vamos instalar mais 180, esse trabalho nós também implementar, a partir de agora, e vamos fazê-lo chegar, vamos dizer, à todo o estado”, garantiu
Por enquanto não há ações, neste sentido, para o município de Codó, mas o novo secretário prometeu maior atenção ao município. Tal promessa será acompanhada de perto por Ivaldo José da Silva, profissional morador de Codó, que durante muito tempo trabalhou ao lado de José Costa no Instituto Federal do Maranhão.
“Vamos nos aproveitar desse laço de amizade para a gente levar algumas propostas, algumas ações que venha melhorar a vida dos codoenses’, garantiu Ivaldo que também intermediou o contato do blog com o novo secretário.