Entrevista: Chiquinho Oliveira revela toda a verdade sobre o caso PSD e descarta união com Biné Figueiredo

Chiquinho, Roseana e Nagib

O blogdoacelio entrevistou na tarde de ontem, 4, o empresário, Francisco Carlos Oliveira, foco principal, ao lado do filho Francisco Nagib, de toda a polêmica em torno da liderança municipal do PSD.

Todas as notícias a respeito do assunto giraram, até então, em torno de especulações, por isso nos preocupamos em procurar uma das pessoas que estiveram no encontro que, pelo que confirmamos, realmente, ocorreu entre Edinho Lobão, Camilo e Biné Figueiredo, Francisco Nagib e Chiquinho Oliveira, em São Luís, na segunda-feira, 3.

Muito a vontade para falar do assunto, o empresário recebeu o blog com a cordialidade que lhe é peculiar e se submeteu às nossas indagações. Ao recebermos a confirmação de que teria entregue a liderança do PSD ao deputado estadual Camilo Figueiredo indagamo-lhe sobre de onde teria partido tal pedido.

VOU SATISFAZER A SUA VONTADE, GOVERNADORA”

Francisco Carlos de Oliveira respondeu que este teria partido da senhora governadora do Estado, Roseana Sarney. Usando termos do tipo “governadora é governadora’, o empresário disse que não poderia dizer não à chefe do executivo estadual, uma vez que sempre militou do lado dela politicamente, desde que chegou ao Maranhão e se envolveu no partidarismo eleitoral, além disso não poderia prejudica-la já que estava precisando do apoio do deputado na Assembleia.

“Ela pediu gentilmente, humildemente ela pediu o partido, quem seria eu para dizer à governadora que eu não daria o partido à ela. Governadora é governadora e afinal de contas eu sou aliado da governadora, todo a Codó sabe que eu sempre fiz política com a governadora, então nesse momento ela me chamou no gabinete, ele me pediu, ela implorou para eu entregar o partido e claro que eu tinha que atender ao pedido da governadora”, disse completando:

Arquivo: Chiquinho Oliveira

“Eu, ligado à governadora, não poderia deixar de atender um pedido da governadora para a entrega desse partido e aí eu disse para a governadora, contra a minha vontade, mas eu tinha que satisfazer a governadora, e disse para a governadora que não tinha nenhum problema – governadora, se é para o Camilo Figueiredo, você ter maioria na Assembleia com Camilo, não tem nenhum problema, eu vou satisfazer a sua vontade e a senhora pode entregar o partido para Camilo Figueiredo, e assim foi feito”.

“ME SENTI RESPEITADO”

Sobre o argumento de seus adversários dizendo que isso seria um desrespeito para com a pessoa de Francisco Carlos de Oliveira, ou seja, o ato de tirar o partido de um aliado para dar à quem não esteve com ela na última campanha, o empresário demonstrou tranquilidade em sua resposta, encarando o fato sobre outra ótica – a do respeito.

“Eu poderia me sentir desprestigiado se a governadora tivesse entregue o partido sem me chamar, aí sim eu poderia até dizer que eu estava desprestigiado, mas a governadora teve a humildade, a sensibilidade de me chamar e pediu para eu entregar o partido, o PSD, em contrapartida me entregou mais cinco partidos para eu fazer base aliada aqui na nossa cidade, tirou 1 e me entregou mais 5, dessa forma eu não me sinto desprestigiado, muito pelo contrário, eu me sinto respeitado pela governadora”, disse

NICE (LOBÃO) EM CODÓ É CHIQUNHO OLIVEIRA”

Nosso entrevistado frisou, algumas vezes, que a decisão de ceder ou não ao pedido de Roseana Sarney ficou mesmo à cargo dele, uma vez que a deputada federal Nice Lobão, líder estadual do PSD, permaneceu firme na ideia de não passar o partido à mão dos Figueiredo em Codó, mas, pelo respeito que tem à Chiquinho e analisando as implicações políticas de sua recusa, a deputada federal achou por bem dar-lhe o direito de decisão. E assim aconteceu.

Quem entregou o partido para o Camilo Figueiredo foi seu Chiquinho Oliveira não foi Nice Lobão, isso ela diz nos quatro cantos da cidade – a Nice em Codó é Chiquinho Oliveira, não é outra pessoa e se eu Chiquinho Oliveira não quisesse entregar o partido para Camilo eu não entregaria, assim falou a deputada Nice Lobão e falou o senador, Lobão Filho, mas como eu já havia assumido o compromisso com a governadora, e compromisso é compromisso, eu entreguei o partido para o seu Camilo Figueiredo’

NÃO EXISTE UNIÃO COM BINÉ”

O blogdoacelio fez a famosa pergunta que não nos deixa calar – e como o Biné, a união existe? Fizemos a pergunta por que ventila-se, aos quatro cantos da cidade, de que houve um acerto entre Francisco Carlos de Oliveira e Biné Figueiredo.

Algo, se fosse verdade, difícil de engolir dado ao recente fato onde Figueiredo usou de difamação contra Oliveira ao sair da 4ª delegacia regional após depor no caso de desvio de merenda escolar e medicamentos da Prefeitura de Codó para o município de Peritoró, segundo inquérito policial e acusação do Ministério Público Estadual.

Categoricamente, e de maneira muito firme, o empresário respondeu – Esta união não existe. Logo em seguida passou a reafirmar a pré-candidatura de seu filho, Francisco Nagib, para prefeito de Codó. Deletando de vez a fofoca criada na cidade afirmando que Nagib seria vice de Biné ou de Camilo em 2012.

“Não existe nada disso, simplesmente entreguei o partido para o seu Camilo Figueiredo, quero dizer para a sociedade, quero dizer para a comunidade, para o blog, para os jornais que Francisco Nagib é pré-candidato à prefeito de Codó em 2012, porque Codó está querendo o novo e o novo é Francisco Nagib, Codó tá querendo mudança, mudança com Francisco Nagib”, relatou o empresário aumentando sua confiança no poder administrativo do pré-candidato:

“Francisco Nagib não precisa ser desonesto em prefeitura, Francisco Nagib vai resgatar a transparência que hoje não existe, não vai ser preciso entrar na Justiça para não mostrar as contas do município. Então é isso que eu pretendo fazer”, frisou

“UNIÃO é COM O POVO”

Nagib e os cidadãos codoenses

Ao final da entrevista, sustentou que a única união que lhe interessa em Codó é a de Francisco Nagib com lideranças da sociedade civil organizada, com os religiosos da cidade e com o povo em geral.

“Quero deixar bem claro, não existe união com seu Biné Figueiredo, não existe união com Camilo Figueiredo, eu quero fazer a união do Francisco Nagib com as lideranças de Codó quero fazer aliança do Francisco Nagib com clubes de mães, de modo geral, quero ele com os evangélicos, quero ele com os católicos, quero pegar a aliança com os crentes, aí sim Francsico Nagib tem que fazer a união, em outras palavras Francisco Nagib, Chiquinho Oliveira tem que fazer união é com o povo de Codó, com a maioria do povo de Codó, quanto à união co Biné nada disso está acertado, não existe união, não existe acerto, não existe acordo com Biné, não existe acordo com Camilo, eu quero fazer acordo com a sociedade, mostrando o projeto que o Francisco Nagib tem para a população de Codó”, encerrou

COMPLICOU PRA ZITO?

Analisando de forma coerente, diante do novo quadro formado a partir do retorno dos Figueiredo aos braços dos Sarney, é possível enxergar uma certa dificuldade que enfrentará o prefeito Zito Rolim ano que vem. Biné, além de estar na frente das pesquisas, e Roseana sabe disso, agora é aliado da governadora, via deputado estadual Camilo.

Isso pode lhe trazer uma série de complicações desde já. Camilo e o pai agora poderão fazer alguns pedidos do tipo – ei governadora, psiu! segura aí aquele recurso. Devendo favores, nossa excelentíssima vai ter que pensar duas vezes antes de decidir, afinal o pedido vai estar vindo também de um aliado, forte, muito forte por sinal.

Podemos dizer que Rolim foi quem mais perdeu no caso do PSD/Codó, sem ter nada a ver com o peixe que acabou queimando dentro da sua panela? É possível.

A resposta correta pode ser tirada do comportamento do governo do Estado para com seu governo municipal a partir de agora, a partir das novas cartas que foram jogadas sobre uma verdadeira tábua de pirulito que anda a vida política de Rolim.

O tempo é o senhor das respostas.

35 comentários sobre “Entrevista: Chiquinho Oliveira revela toda a verdade sobre o caso PSD e descarta união com Biné Figueiredo”

    1. Caro amigo atento POLITICA é assim mesmo eles são inimigo só politicamente mais todos são amigos…….na vida particular……

      BINÉ e FC é um grande aliança para transformar codo na cidade de empregos, saude,educação pois eles são dois grandes empreendedor…

      vamos juntos agora é BINÉ e FC…JUNTOS POR UMA CODO MELHOR…..

  1. Parabens FC, assim é que se faz politica, mostrando para vc mesmo a sua honestidade, dizer que FC e Biné juntos, nem em contos de fada. e cuidado com esse Veridiano esse cara é Biné doente, não sai da casa do Biné.

  2. a união faz a força
    queremos emprego e os dois unicos empresarios que tem capacidade de gerar empregos em codó são esses: “chiquim e biné” e prefeitura de codó trazendo de volta os mais de dois mil pai de familia (2.000) demitidos no governo zito rolim.

  3. A FORTALEZA DOS FIGUEREDOS É CONSTRUIDA COM A TRAIÇÃO , ELES ESTÃO SEMPRE AO LADO DOS QUE ESTÃO NO PODER , QUEM NÃO SE LEMBRA DOS ELOGIOS ( BAIXARIAS ) NOS GOVERNOS DE ZÉ REINALDO E JÁCKSON LAGO , SERÁ QUE A SRA. ROSEANA E OS ELEITORES CODOENSES JÁ ESQUECERAM , VAMOS AGUARDAR 2012 !

  4. Acho engraçado que as pessoas se intitulam DONOS DE PARTIDO e não querem saber de sua IDEOLOGIA PARTIDÁRIA, seus objetivos, enfim DONO a pessoa só é quando LHE PERTENCE.Ah! Mas, esqueci que esse SUPOSTOS DONOS, acham que o são, porque COMPRAM VOTOS. Que pena caros eleitores, por isso que TODOS SOFREMOS. Mas, é tempo de ACORDAR! E sem essa DEMAGOGIA BARATA: tentar com um CANDIDATO NOVO, para fazer a MUDANÇA. Nós temos uma experiencia muito forte: a eleição do ZITO ROLIM. Novo e mudança, mas para quem mesmo essa MUDANÇA? Errar é normal, mas repetir é burrice, e pelo amor de Deus nós não somos BURROS.
    Quanto ao sonho de unir politicamente o FC e Figueiredo, está mais para PESADELO do que SONHO, porque é voz corrente do POVO, que não querem e nem os Figueiredos precisam disso para se elegerem. A não ser que essa Deputada Nice Lobão, queira mesmo prejudicar o Biné e Camilo. Vai prá lá bruxa…… xô urubu…..

  5. Parabéns Chiquinho Oliveira Pela Entrevista , Mostrou a Sua Personalidade e Mais uma Vêz o Seu Respeito com o Povo Codoense . Quanto a Candidatura do Seu Filho Será Mais uma Opção Que os Eleitores Codoenses Terão Para Definir os Destino de nossa Cidade , é Bom Lêmbrar Que os Exs. Prefeitos Biné , Ricardo e o Atual Zito Não Foram Eleitos em Suas Primeiras Eleições , Vamos Aguardar 2012 !

  6. O problema de Biné é confiança. Como o velho ditado de Biné: “Biné é Camilo, Camilo é Biné”, a maior prova disso foi o racha de seu grupo político (Figueiredo, Dominguinhos, Wildenberg, Zé Francisco). Biné quer se tornar vitalício no poder, mas tem momentos que é preciso ceder(aprenda isso Biné o poder não é eterno). Se Biné fosse fiel em acordos ele estaria sossegado hoje! Já Francisco Carlos de Oliveira(Chiquinho) é o oposto, bom de acordo. Um exemplo disso, é só fato de aturar Antônio Joaquim(outro ruim de acordo, muito exigente) por anos a fio, ter bancado a campanha de Araújo Neto que é políticamente um desespero e inviável como homem público. No entanto “Chiquinho” não é popular como Biné assim como tanto outros políticos codenses. Acredito que tem suas razões para não ser, afinal de contas é um empresário de sucesso, e muitas vezes ser “mão-de-ferro” se faz necessário.

    Já Francisco Nagib é uma excelente pessoa, carismático, simpático, só falta alguns detalhes. Poderia citar por exemplo descer “um degrau” em sua grande escada de sucesso. O que quero dizer com isso? Ficar mais popular! Não só como promotor de shows/eventos(não exagere nesse ponto, existem grupos que não gostam de shows), mas ir à feira conversar diretamente com o povo, comprar peixe, participar de reuniões com comunidades, bairros etc, essas coisas que povo adora saber e vê. Também use de sua integridade, moralidade e fé, mas nunca faça isso para tirar proveito das pessoas, faça isso porque as amas(tem interesse por elas), nunca só! Leve junto sua família(esposa e filho), pois a família bem organizada é base de uma sociedade próspera e um exemplo. Pois a sociedade gosta da moralidade, mesmo que muitas vezes ela sendo imoral.

    Fica um recado: A vida é um aprendizado! Você Francisco Nagib que ainda é bem jovem, aprenda o melhor e descarte o pior das velhas “raposas” políticas de Codó, veja onde eles não vêem, atue onde os outros esqueceram. Garanto à você que terá êxito em sua carreira política, principalmente porque você já tem a “mola do mundo”, basta ter sabedoria para usá-la corretamente.

  7. Quatro coisas que não acredito;
    01-PAPAI NOEL;
    02-Aliança FC X BINÉ;
    03-Ricardo Archer Filho Assumir a Câmera Federal e
    04-Roseana (Rosegana Sarney) fazer a ponte do Rio Codozinho.

    1. KKKKKKKK A ANTONIO RODRIGUES AGORA ELA É ROSENGANA? PORQUE ? A SEI SÓ PORQUE CONFIRMOU O QUE O PÉ DE QUIJO DIZ TODO DIA QUE O PREFEITO NÃO TEM PRESTIGIO COM A GOVERNADORA? TÁ AI CONFIRMOU TIROU TODOS OS PARTIDOS FICOU NO MATO SEM CACHORRO E AGORA ZITO???????

  8. acrescento mais 04 coisas na lista do antonio rodrigues:

    01 = Na demagogia do Leonel Filho

    02 – No que diz o Daniel sousa

    03 – Na amizade de Alberto Barros ao Zito

    04 – Na reeleição do esquiZITO

  9. acélio pq vc nao colocar a materia do empresario ANTONIO L que foi preso aqui em codo, nao vivemos so de politica ele e ta querendo ser vereador tbm vamos apura obrigada!!

  10. CONCORDO COM VC CARLOS ZUDOSKI. FRANCISCO NAGIB TEM UM BELO FUTURO POLITICO, SO DEPENDE DELE. NÃO PRECISA VENDER A ALMA AO DIABO, OU SEJA SE JUNTAR COM BINE, CAMILO E OUTROS POLITICOS CORRUPTOS.

  11. O grande problema dos “políticos” de Codó, é querer unir o pùblico com o privado.Ou seja,apresentam-se à sociedade com trabalhos e ações prestados e depois quando eleitos como prefeitos,tomam para si as rédeas e os recursos, que deveriam ser destinados em prol da comunidade.
    Fazendo deles senhores da sabedoria e da arrogância,deixando de ouvir o clamor da população.
    Exemplo atual é Zito, um ex boa praça,que depois de eleito só faz o quê quer e na maioria das vezes erradas.
    Políticos novos estão aparecendo, más espero que não se repita o mesmo filmes de todos os prefeitos que passaram pela tão sofrida viúva(Prefeitura Municipal), tão avacalhada e delapidada financeiramente.

  12. BINÉ e FC… juntos por codo ai sim codo sai do buraco…..dois empreendedor faz muito diferença…..geração de mais emprego saude e educação……vamos juntos por uma codo melhor..

    Agora é BINÉ e FC……

    PARA O BEM DE CODO….

  13. O povo codoense não é mais aquele povo sem noção como se via antigamente, agora eles tem como aliados os proprios politicos corrupitos que ficam se engalfinhando nas tvs,os mesmos que eleição passada estavam se chingando agora falam em aliança politica. Pobre deles e de outros que estão enganados com o povo de Codó. Eleições para prefeito irá tomar um rumo dramático nas proximas eleições.

    Se você quer realmente ver o bem de Codó pense bem, analise o passado de cada um desses politicos e veja se eles realmente tem capacidade melhorar a vida da nossa população mais carente.

  14. TENHO AMIZADE E BASTANTE CONHECIMENTO SOBRE O FRANCISCO CARLOS DE OLI-
    VEIRA. A ENTREVISTA, “CHIQUINHO OLIVEIRA REVELA TODA A VERDADE SOBRE O
    CASO PSD E DESCARTA UNIÃO COM BINÉ FIGUEIREDO”, DEIXOU-ME PERPLEXO SÔ-
    BRE TODA A MATÉRIA. A POLÍTICA GERENCIAL, EM TODO O ESTADO DO MARANHÃO,
    SEMPRE COMANDADA PELO GRUPO DO SENADOR JOSÉ SARNEY. E, QUANDO FALO PELO
    GRUPO, REFIRO-ME A ALTA CÚPULA, QUE TOMA DECISÕES PARA COMPLEMENTAR OS
    OS SEUS PROJETOS POLÍTICOS, RESPEITANDO O BAIXO CLERO, MAS ORDENANDO O
    RUMO A SEGUIR. QUANTO A “HUMILDADE” DA GOVERNADORA,CITADA PELO CHIQUINHO
    OLIVEIRA, NÃO CONDIZ COM A FORÇA NATURAL DE QUEM COMANDA O ESTADO DO MA-
    RANHÃO E NEM COM A VONTADE EXPRESSIVA DO MINISTRO EDSON LOBÃO. TANTO A
    GOVERNADORA DO ESTADO QUANTO O SENADOR E MINISTRO EDSON LOBÃO, QUIZERAM
    O DEPUTADO CAMILO FIGUEIREDO FORMANDO NAS SUAS BASES E,CONSEQUENTEMENTE,
    FORTALECENDO A CANDIDATURA DE BINÉ FIGUEIREDO. ESSA ENTREVISTA, PARECE-
    ME MAIS UMA SATISFAÇÃO AO PÚBLICO CODODENSE. NÃO TEM CONSISTÊNCIA BÁSICA
    E NEM IMPLICA NAS DECISÕES TOMADAS A FAVOR DO DEPUTADO CAMILO FIGUEIREDO
    COMO GESTOR DO PSD EM CODÓ. COM REFERÊNCIA A BINÉ NÃO TER APOIADO A GO-
    VERNADORA EM 2010, NÃO INVIABILIZA UMA APROXIMAÇÃO LÓGICA E NORMAL.LEM-
    BRO-ME DO ANO DE 1986, QUANDO O SENADOR SARNEY APOIOU O CAFETEIRA, UM //
    DESAFETO NA ÉPOCA. O BINÉ NUNCA FOI, NA ACEPÇÃO DA PALAVRA, UM DESAFETO
    DA FAMÍLIA SARNEY. A POLÍTICA É DINÂMICA EM TODOS OS ÂNGULOS, SEMPRE
    INOVADORA NO CONTEÚDO PARA OBTER OS MELHORES RESULTADOS. O SENADOR EDI-
    NHO LOBÃO, CONFORME O BLOG DO MARCO D’EÇA, SACRAMENTOU A DECISÃO ANTE-
    RIORMENTE ANUNCIADA. AGORA, O BLOGUEIRO AMPLIOU A ENTREVISTA, POR CONTA
    PRÓPRIA, AFIRMANDO QUE UMA UNIÃO SERÍA IMPROVÁVEL, DIFÍCIL DE ENGOLIR
    DADO AO RECENTE FATO ONDE FIGUEIREDO USOU DE DIFAMAÇÃO CONTRA OLIVEIRA
    AO SAIR DA 4ª DELEGACIA REGIONAL APÓS DEPOR NO CASO DE DESVIO DE MEREN-
    DA ESCOLAR ETC. ORA, A FALADA DIFAMAÇÃO, QUANDO NÃO TEM VERACIDADE E A
    DEVIDA PROVA, FALECE POR INANIÇÃO. QUANTO A DIFICULDADE DE “ENGOLIR” É
    REALMENTE DIFÍCIL. DIFÍCIL PARA AMBOS, POUCOS SABEM O PORQUE. DEIXEMOS
    AS DIVAGAÇÕES, ESPEREMOS OS RESULTADOS.

    1. Acho que futebol e política têm algo em comum, ou seja as duas coisa não têm lógica senão poderíamos pensar da seguinte maneira:

      Biné sozinho, como você disse conseguiu 15.000 votos para Camilo, se juntar a força política de Biné com a força financeira de F C Oliveira, realmente a eleição está ganha.

      Mas, política, como futebol, não tem lógica.

  15. a união faz a força
    queremos emprego e os dois unicos empresarios que tem capacidade de gerar empregos em codó são esses: “chiquim e biné” e prefeitura de codó trazendo de volta os mais de dois mil pai de familia (2.000) demitidos no governo zito rolim.

  16. Esse Ivofarma Codo-Ma, é um lunático equiparar Biné ao FC Oliveira

    Os dois tem somente uma pequena diferença, sabem qual é??

    Chiquinho Oliveira-poe a mão em pedra, essa vira “OURO”

    Biné Figueiredo -Poe a mão em ouro esse, vira “PEDRA”

    E quanto a Governadora no dia que ela esteve aqui e fez o sorteio das casas populares, a mesma disse que dentro de 15 dias a licitação da ponte iria sair e que o Ricardinho logo logo assumiria a Câmara nesse dia eu fiz um comentário dizendo que não acreditava nas suas palavras e continuo dizendo, só vendo pra crer, a família Sarney é um câncer para o Maranhão há mais de 40 anos.

  17. publicou aqui vira confusão. Tao dando muita moral a este bloguizim. Tao apelano ate p botar link do maioral de sao luis. Tipo assim olha lá pelo amor de Deus

  18. O Pauly e o Alberto tao pra deixar o décio sá doido pra rebater essa materia. Ja tá chegando pacotes e pacotes escrito in cima De Zito para Décio capricha. Eita anaozin de Codó q sabe mexer de Codó. Acelio te prepara q teus coro num é de aço. Te sai disso meu amigo. Use sua inteligencia para o bem.voce tem o dom

  19. Acho que ano que vem, vai sair outra Romaria de Codó.
    Dessa vez com destino incerto, é a Romaria dos políticos que tiveram a chance de fazer Codó crescer e fracassaram(Biné e grupo, Zito e grupo com amigos, Ricardo, AJ e grupo,Fc e grupo).Tem que ser uma frota de aviões pois na cabe na rural,kkkkkkkkkkkk!
    Ficando em Codó somente o povo de bem.
    Atenção maus políticos com mandato tem vaga, façam suas reservas!

  20. Esse fc pensa que todo mundo é besta. Ninguem é besta cara, apenas se submetem a ele por causa do poder do seu dinheiro sobre as pessoas.

    Me responda só uma coisa seu fc: Pra que diabos roseana ia pedir o partido pra dar pro camilo? Tá cheio de deputadozinho na assembleia se oferecendo de graça.. tá sobrando gente na base do governo. Pra quê ela ia entregar o partido pra esse bebado que só a esculhamba? Será que não foi a sra nice lobão que fez essa transação? será que nao foi o sr edison lobão? Esses sim têm interesse e nunca deixaram de ser “amigos” dos figueiredos.

Deixe uma resposta