Fale com Acélio

Sofredores de Salobro da Cit
Sofredores de Salobro da Cit

Faz tempo que seu João Silva alterna  pedaladas com o ato de empurrar a bicicleta na  velha vicinal que leva ao povoado Salobro da CIT, zona rural de Codó.

“Nasci e me criei foi dentro desse terreno de SÃO José de Pinho, to com 67 anos todo tempo sofrendo aqui, nunca vi estrada aqui dentro…NADA, ESTRADA NADA…nesse ramalzinho, nesse ramalzinho, todo tempo é deste jeito”, disse o lavrador

 A reclamação de vários anos diz respeito à vicinal de 6kms apenas, entre uma estrada, realmente, reformada pela Fábrica de Cimento Nassau,  e a comunidade de Salobro da CIT. 56 famílias sofrem com as condições precárias que  registramos.

De carro só conseguimos iniciar o trajeto. Resolvemos seguir a pé com os lavradores daquela comunidade  que vieram nos mostrar  o que os incomoda. Há trechos com muito capim, areia e pedras removidas pela força da água das chuvas.

DOENTES NA REDE

Seu José Maroto fez questão de andar por dentro do que a erosão anda fazendo para dizer que ambulâncias, apesar da proximidade com a cidade (11 kms), não podem chegar ao povoado de onde os doentes ainda são carregados em redes.

 “SÃO 6kms DE GENTE NA REDE? Na rede, porque não tem condição, é o jeito carregar ou então morre…MAS ISSO FAZMUITO TEMPO QUE TERMINOU? Terminou mas agora tá existindo no município de Codó”, garantiu o lavrador

Seu José Domingos de Sousa completou –  nem carroça,  para escoar a produção,  entra.

“se não tiver um animal no inverno aqui pra tirar isso aqui é nas costas porque não tem outro apelo (…) é difícil, cê ver aqui nem a carroça entra pra poder escoar um produto daqui saindo dessa estrada, nem carroça entra, difícil”, frisou

PROMESSAS

Como é área de assentamento os agricultores contam que já ouviram promessas de reforma vindas do INCRA , mas a prefeitura, ao longo de todo este tempo,  também tem prometido bastante, segundo o agricultor Antonio Araújo da Cunha.

 “A maior parte da produção nossa aqui é desperdiçada então a gente tem promessa do governo municipal, mas até hoje não foi resolvido…NEM INCRA, NEM GOVERNO MUNICIPAL? Nem Incra, nem o município”, disse

Eles mantém a esperança porque precisam da estrada que está, praticamente, desaparecendo. Uma necessidade que leva até a apelos emocionados como o que ouvimos do agricultor Raimundo Nonato de Sousa.

 “Nós queria pedir pra ele ter compaixão de n´s aqui, olhar pra nós que nós também somos cristão e ser humano, e eleitor…QUE AJUDE? Ajude pelo menos a estrada pra nós aqui”, pediu chorando.

PREFEITURA SE MANIFESTOU

O secretário de Infraestrutura, Márcio Esmero, informou, por meio de nota da assessoria de comunicação,  que já existe licitação para  a reforma da estrada citada nesta reportagem e que o trabalho ainda não havia acontecido por conta das chuvas.

2 comentários sobre “ESTRADA: Doentes de Salobro da CIT ainda são tirados pra cidade carregados em rede”

  1. PELO CONVÊNIO, Nº SIAFI 602109, Nº DE ORIGEM 3730405720072700, FIRMADO PELA PREFEITURA COM O MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E O INCRA ESTADUAL, NO VALOR DE R$1.736.211,46, DESTINADOS PARA CONSTRUÇÃO DE 72 KM DE VICINAIS,
    DATADO DE 03/01/2008 COM VIGÊNCIA A PARTIR DE 01/06/2009 E TÉRMINO 31/12/13.
    TAL CONVÊNIO, DEIXOU A PREFEITURA DE CODÓ “”INADIMPLENTE””. O PREFEITO DEVE ESTAR ARRUMANDO AS CONTAS DE ACORDO COM O MODELO PERNAMBUCANO.
    OUTRA, QUEM AFIRMA QUE A PREFEITURA ESTÁ “”INADIMPLENTE”” É O FAMOSO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA. EU DIGO FAMOSO PORQUE, INFORMA E NÃO FAZ NADA.

  2. DESCULPE-ME, SENHOR MÁRCIO ESMERO, MAS A PREFEITURA DISPÕE DE CAÇAMBAS, MOTONIVELADORA, RETROESCAVADEIRA TUDO VINDO DOS PACs 2 E 3. ENTÃO, PORQUE NÃO FAZEM A ESTRADA?? PORQUE AS CAÇAMBAS E AS MÁQUINAS FICAM TRABALHANDO NA CIDADE FAZENDO ATENDIMENTOS PARTICULARES?? EU SEI O PORQUE!! A FALTA DE RESPEITO COM A POPULAÇÃO RURAL É O COSTUME DESSA ADMINISTRAÇÃO. TODAS AS VEZES QUE APARECE UMA RECLAMAÇÃO VEM A DESCULPA DE QUE JÁ ESTÃO FAZENDO UMA LICITAÇÃO. ESPEREM CHEGAR JULHO, ESPEREM OS PALANQUES E O POVO VAI SABER POR QUAL RALO SAÍRAM OS RECURSOS E ONDE FOI O DESAGUADOURO.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

APP RAD MAIS

Dr. Wanderson Leitão

Dra. Nábia, PEDIATRA

Medicina Integrada – Pedro Augusto

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

PHARMAJOY

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

Mundo do Real

Reginaldo

Baronesa Janaína

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias