Fale com Acélio

O projeto UPA Itinerante, inovador por natureza, apesar de toda boa vontade de seus idealizadores, parece estar despertando críticas que nos parecem pertinentes, afinal não podemos fugir do fato de que ir para a zona rural, Cajazeiras, por exemplo, apesar de excelente pois toda ação de saúde é bem-vinda, não é função da UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO.

Aqui convém muito bem lembrarmos sua competência, com o auxílio do sempre diligente leitor deste blog, senhor Murilo Salem:

COMPETÊNCIA DA UPA
I – Urgência e emergência traumáticas e não traumáticas
II – Realização de exames laboratoriais, eletrocardiográficos e radiológicos para diagnosticar situações de urgência e emergência
III – Distribuição de medicamentos para que o paciente realize o tratamento domiciliar em situações de urgência
IV – Apoio ao atendimento de unidades móveis do Corpo de Bombeiros como referência para pacientes com emergências, que possam lá ser resolvidas no local, ou apoio médico a unidades básicas ou intermediárias
V – Realização do transporte de enfermos que lá tenham recebido seu primeiro atendimento
VI – Estabilizar pacientes com emergências, removendo-os imediatamente após regulação para o hospital de referência.

O MEDO DO CIDADÃO

Levar atendimento à quem estar fora do prédio (num bairro ou povoado) não se enquadra nestas competências e deixa, realmente, todos nós com uma pulga atrás da orelha.

É necessário que os diretores venham à público explicar isso direitinho para que não tenhamos qualquer dúvida, inclusive sobre a legalidade do ato.

Devo dizer, antes dos questionamentos adiante, que a UPA, a meu sentir, só tem um defeito – é o tempo de espera para que você seja atendido, o resto é maravilhoso (uso sempre que preciso, mas já a troquei algumas vezes pela emergência do velho HGM justamente por pensar na demora).

Agora, é preciso explicar, por exemplo, de onde está saindo esta logística toda para este deslocamento, é um médico quem está bancando, é o diretor ou o Estado?

Estão entregando medicamentos? se estão, de onde estão sendo tirados? Farão falta ao atendimento, real, da UPA?

Também é necessário desvincular o projeto de qualquer figura política local ou estadual.

Não quero saber de vereador ou de quem quer que seja passando por perto destes atendimentos, pois logo os comentários sairão de maneira violenta e toda a credibilidade da iniciativa vai pelo ralo.

Então, pelo amor de Deus, expliquem isso melhor e não me apareçam com qualquer político pendurado no pescoço da UPA neste governo.

Já nos basta a exploração que esta coitada sofreu desde que foi implantada aqui em Codó (e pelos comentários parece que o beneficiado era um vereador também).

Aguardo manifestação e continuo de olho.

Eu não estou em todos os lugares para fotografar as coisas, mas os leitores deste blog ESTÃO.

Cuidado

32 comentários sobre “CUIDADO – Eu não quero saber de vereador nesse negócio de UPA ITINERANTE”

    1. Eles tem que ter ética, Saúde é Saúde, política é política, tudo dentro da legalidade!, agora remédio tem!, mas sem querer julgar as intenções, essa ação foi muito boa, espero que tenha mais.

  1. Boa noite a todos,como vc disse antes Saúde é sempre bem vinda então para quer essas critícas? Eu particulamente Achei muito importante essa ação.Desde quando beneficiar o povo é acabar com o dinheiro publico?essas verbas que vem é exatamente para aplicar em beneficio ao povo geral e com certeza muitos da zona rural ñ tem a minima condição de comprar uma passagem Para se deslocar até o hospital,vc deveria esquecer as criticas ao politico que estar do lado do povo e agradecer a colaboraçao deles.
    O povo ja é sofredor vc ainda quer usar uma arma acusando um simples vereador que apoia esse trabalho “para trazer consequências ao beneficiados” Vamos se unir e colaborar ñ tente destruir oque estar sendo bem feito.
    comissão da Upa meus parabéns continue fazendo esse trabalho o nós precisamos sempre da saúde.E tenho certeza que muitos vão gostar dessa nova ação meus parabéns médicos e enfermeiros da UPA.
    ñ poderia deixar de parabenizar o grande vereador Que estar sempre do lado do povo.

  2. A upa de codo esta mais uma vez a servico de um vereador que sonha em ser candidato a prefeito
    Mas é dificil ,o povo conhecem a fama da sua familia . O

  3. Os que estão criticando são aqueles q passaram muito tempo mas tetas do poder e nada fizeram para nós…. Agora que aparece uns pra ajudar não se sentindo e incomodados…o povo agradece e por favor não parem pq nós estamos precisando de toda ajuda…parabéns as equipes, pode ser de políticos ou não queremos e ação pro povo…o resto e dor de cotovelo

  4. Bom dia caro Acélio Trindade na minha opinião antes de voçê postar algo assim voçê teria que saber da verdade pois julgar é muito facil. E outra coisa voçê acha que estão pecando em levar a saude para as pessoas que não tem acesso a nossa cidade? Acélio voçê teria que elogiar as pessoas que estão com esse projeto e não critica-los. Adieferença da UPA de hoje pra UPA de antes está muito diferente até os funcionários estão trabalhando com alegrias e não é mais aquela pressão de antes…

  5. Acélio, faz uma matéria na TV mirante sobre isso. Somente assim a Secretaria de Saúde do Estado se posicionará a respeito dessas caravanas (UPA Itinerante) que são de caráter meramente políticas, e isto é visível, pois a UPA está perdendo a sua função. O que realmente essa diretoria da UPA e o vereador …. quer é avacalhar o governo do Zito Rolim, mostrar para a população codoense que o município não está fazendo o q é de obrigação dele. A eleição está chegando…

  6. Se o governador Flavio Dino souber que estão usando a UPA de Codó para fazer política, ele é capaz de tirar toda a diretoria da UPA, pois eles estão indo ao contrário o que o governador sempre falou em seus discursos durante a campanha eleitoral, que não iria ter política na saúde do Maranhão.

  7. A UPA ir até a zona rural merece sim ser questionado se isso fere ou não a natureza do órgão. Mas,os médicos aparecerem, fardados, abraçando vereador que se diz ser candidato a prefeito é no mínimo imoral.´Assim, quem sai arranhada é a administração do Flávio Dino que tanto criticou a gestão de Roseana.

    Na gestão de Roseana a UPA sofria crítica por ter um vereador fazendo política dentro da instituição, agora se repete a dose.Flávio Dino, vai permitir essa politicagem?

  8. Na Cidetran o …………. colocou o irmão, na UPA o ………. faz o que quer com os médicos. Na Educação dizem que a ….. segue, também, orientação do ……Isso tá igualzinho ao governo Sarney.Só falta o …. mandar no Cetecma.

  9. Parabéns aos diretores pois estão levando ha esse povo da zona rural uma atendimento de qualidade para esse povo tão esquecido,então meus caros leitores em vez de criticar venha nos juntar a nos para juntos fazer nossa cidade crescer

  10. Bem querido Acélio digo sem sombras de dúvidas que estas equivocado quanto a esta matéria, desde quando levar um benefício a uma comunidade fere a uma unidade de atendimento, a qual esteve na localidade citada a cima para beneficio dos pros!! Você tem que responder por si Só e não generalizar a sua opnião, afinal você não deve fazer uso do benefício, !! Eu como um cidadão fico muito feliz em ver uma ação positiva em beneficio a nossa população e com certeza os moradores da localidade ficaram agradecidos em ser lembrados, e digo mais, este vereador ao qual você se refere de forma equívoca na sua citação , é um ser humano do bem ,Um profissional reconhecido por seu trabalho isento. É exatamente pessoas assim que nosso município precisa, Um SER HUMANO que lute pelo seu povo !! Continue assim, Que a sua Vitoria é certa!!

  11. Essa oposição não quer o bem do povo só querem ver nossa população devendo favores, por isso estão encomodados essa idéia que só vem a beneficiar a nossa população. Parabéns para essa atitude

  12. Temos que aplaudir essa idéia pois é inovando que se desenvolve e a nossa cidade cada dia cresce a população e no mesmo ritmo temos que crescer em qualidade de saúde, educação, e tudo quParabéns para os diretores

  13. CASO ESSA REPORTAGEM SEJA COMPROVADA E SIMPLESMENTE RIDÍCULO.

    A UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO -UPA, ÓRGÃO DO GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO, NÃO TEM QUE ATENDER A FAVORES POLÍTICOS E SIM A COMUNIDADE COM SERIEDADE E QUALIDADE NOS SERVIÇOS QUE VENHA A OFERECER. QUER SEJA UM TRABALHO “INTINERANTE” OU MESMO NO “PRÉDIO DA UPA”.

    NÃO É POSSÍVEL É ACEITAR QUE UM PRÉ-CANDIDATO A “PREFEITO” E SEUS “SEGUIDORES” FAÇA USO POLÍTICO DA INSTITUIÇÃO PARA FINS ELEITORAIS.

    SE ISSO FOR VERDADE, O GOVERNO FLAVIO DINO COMEÇA MUITO MAL A SUA ADMINISTRAÇÃO AO ESCOLHER REPRESENTANTES QUE CONFUNDEM POLITICA DE SAÚDE, COM CAMPANHA ELEITORAL ANTECIPADA.

  14. O QUE VAI DIZER SE TA CERTO OU ERRADO, SÃO OS RELATORIOS DESSE TRABALHO, SE VALEU A PENA OU NÃO, ACHO QUE, TEM QUE HAVER UMA AVALIACAO DA SEC. DE ESTADO DA SAUDE. QUANTO AO POLITICO QUE TIVER SE APROVEITANDO DISSO, ESTA COMETENDO CRIME ELEITORAL.

  15. hoje a upa ta fazendo um otimo trabalho atendendo mas de 400 pessoas por dia e levando a saude a outros bairros e interior muito bom essa iniciativa.

  16. na gestao anterior so ouvia a populaçao reclamando do mal atendimento funcionarios indo so pater o ponto e niguem falava nada a agora que a upa ta fazendo um otimo trabalho fica esses palhasos criticando…………

  17. Flavio Dino, fique esperto meu filho, abra o seu olho enquanto é cedo.
    Essa Turma que te representa no Codó é muita esperta e não pouparão o teu nome de jeito nenhum.
    O negócio dessa turma é a eleição municipal, não importa o que farão para chegar no poder. Mesmo que seja necessário queimar a tua Imagem.

  18. Eu, politizado e atento, aprovo o projeto de levar qualquer estrutura de uma Unidade de Saúde a locais distantes, priorizando o atendimento preventivo. A iniciativa, ressalto, deve ser humanitária, de assistência, e, não, eleitoreira.
    Agora, quem lida com politicagem (leia-se MS), é muito cego para compreender o objetivo da ação e, maldosamente, coloca em cheque o brilhante trabalho dos diretores da UPA, por meras picuinhas políticas.

  19. Marrapa, essa ação é muito diferente daquela em que um vereador se aproveitou da gestão da UPA pra fazer campanha. Esse sim, fez toda a sua campanha explorando os médicos, carregando os médicos da unidade para o interior; distribuiu remédios também, lembram? Tudo da UPA… Ah, até um famoso e polêmico ortopedista, cabo eleitoral fiel, era convocado para realizar consultas na residência dele. Rapaz e seu Murilo Salem, onde tava que naiq viu isso tudo? E a imprensa, porque não apurou? Apóio a UPA itinerante, porque ela é desprovida de qualquer ação eleitoreira… Parabéns a nova direção!

  20. Que absurdo!
    UPA é uma unidade de urgência e emergência, não é pra fazer atendimento básico. Isso é papel da prefeitura.
    E essa equipe que está saindo da UPA para ir aos bairros, não está fazendo falta no atendimento da unidade?
    Estão alterando totalmente o papel da UPA, o que pode prejudicar o atendimento emergencial, que é a função da unidade.

  21. Agora fica difícil. Se não leva saúde, a mídia cai em cima dizendo que não faz nada. Se leva saúde, a mídia cai em cima dizendo que faz política.
    O que este mídia suja quer? Apresenta uma reportagem sem ter averiguado de fato o caso, foi no disse-que-me-disse e abriu espaço a um segundo desinformado. Isso não é reportagem, muito menos responsabilidade jornalística.
    A política, seja ela qual for, independente de qual lado esteja, tem que beneficiar a população. Que as oposições tomem como exemplo e comecem então suas “politicagens” também, levando saúde e bem estar a população, principalmente à população mais carente.
    E quanto ao dono do blog, por favor, mais profissionalismo.

  22. OLHA AI ACÉLIO A PEROLA QUE ENCONTREI REFERENTE A COMPETÊNCIA DAS UPAS, conforme ARTIGO 2º DA PORTARIA Nº 1.601, DE 7 DE JULHO DE 2011 que Estabelece diretrizes para a implantação do componente Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24h) e o conjunto de serviços de urgência 24 horas da Rede de Atenção às Urgências, em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências. SÃO ELAS:

    Art. 2º A UPA 24 h tem as seguintes competências na Rede de Atenção às Urgências:

    I – funcionar de modo ininterrupto nas 24 horas, em todos os dias da semana, incluídos feriados e pontos facultativos;

    II – acolher os pacientes e seus familiares sempre que buscarem atendimento na UPA 24 h;

    III – implantar processo de Acolhimento com Classificação de Risco, em ambiente especifico, considerando a identificação do paciente que necessite de tratamento imediato, com estabelecimento do potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento, de modo a priorizar atendimento em conformidade com o grau de sofrimento ou a gravidade do caso;

    IV – estabelecer e adotar o cumprimento de protocolos de acolhimento, atendimento clínico, de classificação de risco e de procedimentos administrativos conexos, atualizando-os sempre que a evolução do conhecimento tornar necessário;

    V – articular-se com unidades básicas de saúde/saúde da família, SAMU 192, unidades hospitalares, unidades de apoio diagnóstico e terapêutico e com outros serviços de atenção à saúde, construindo fluxos coerentes e efetivos de referência e contra referência e ordenando esses fluxos por meio de Centrais de Regulação Médica de Urgências e complexos reguladores instalados na região;

    VI – possuir equipe multiprofissional interdisciplinar compatível com seu porte;

    VII – prestar atendimento resolutivo e qualificado aos pacientes acometidos por quadros agudos ou agudizados de natureza clínica, e prestar primeiro atendimento aos casos de natureza cirúrgica e de trauma, estabilizando os pacientes e realizando a investigação diagnóstica inicial, de modo a definir, em todos os casos, a necessidade ou não de encaminhamento a serviços hospitalares de maior complexidade;

    VIII – fornecer retaguarda às urgências atendidas pela Rede de Atenção Básica;

    IX – funcionar como local de estabilização de pacientes atendidos pelo SAMU 192;

    X – realizar consulta médica em regime de pronto atendimento aos casos de menor gravidade;

    XI – realizar atendimentos e procedimentos médicos e de enfermagem adequados aos casos demandados à unidade;

    XII – prestar apoio diagnóstico e terapêutico ininterrupto nas 24 horas;

    XIII – manter pacientes em observação, por período de até 24 horas, para elucidação diagnóstica e/ou estabilização clínica;

    XIV -encaminhar para internação em serviços hospitalares os pacientes que não tiverem suas queixas resolvidas nas 24 horas de observação, conforme antes mencionado, por meio das centrais reguladoras;

    XV – prover atendimento e/ou referenciamento adequado a um serviço de saúde hierarquizado, regulado e integrado à Rede de Atenção às Urgências a partir da complexidade clínica, cirúrgica e traumática do usuário;

    XVI – contra-referenciar para os demais serviços de atenção integrantes da Rede de Atenção às Urgências, proporcionando continuidade ao tratamento com impacto positivo no quadro de saúde individual e coletivo;

    XVII – solicitar retaguarda técnica ao SAMU 192, sempre que a gravidade/complexidade dos casos ultrapassarem a capacidade instalada da Unidade; e

    XVIII – garantir apoio técnico e logístico para o bom funcionamento da Unidade.

    PORTANTO, A UPA 24-HORAS NÃO TEM A FUNÇÃO OU COMPETÊNCIA DE ITINERÂNCIA NÃO. ISSO É INVENÇÃO DESSA TURMA DE CODÓ-MA QUE ACHA QUE TODO MUNDO AQUI É BOBO. PORTANTO ISSO É NO MÍNIMO DESVIO DE FUNÇÃO OU PROPAGANDA ELEITORAL ANTECIPADA.

Deixe um comentário

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

FACULDADE IPEDE

Medicina Integrada – Pedro Augusto

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

PREPARATÓRIO PARA CONCURSO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

PHARMAJOY

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

 

 

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

Mundo do Real

Reginaldo

Baronesa Janaína

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias