Exemplo – juiz de Pedreiras faz mutirão para resolver mais de 8 mil processos e modernizar Juizados

Dr. Licar

O juizado especial de Pedreiras foi criado em dezembro do ano passado. Em abril de 2011, o juiz, Luis Carlos Licar Pereira, assumiu já com todas uma sala do Fórum abarrotada de processos a espera de uma sentença, quase 7 mil.

Além de toda a papelada, existem 1.142 processos virtuais, que são a nova tendências dos juizados especiais do Maranhão. Para só trabalhar, a partir do segundo semestre, com os virtuais, o juiz de Pedreiras iniciou dia 7 de junho um mutirão para acabar com todos os processos físicos.

UNIÃO DOS SERVIDORES

Até o dia 7 de julho, toda a tarde ele e os servidores do judiciário, que auxiliam também com as conciliações, se reúnem para dar conta de 919 audiências. Se tudo ocorrer como planejado audiências de processos eletrônicos marcadas para junho de 2012 poderão ser realizadas já no mês de agosto.

“Exatamente, nós temos uma pauta de audiências que vai até o dia 7 de julho com a tendência de eliminar todos os processos físicos e, num segundo momento, no mês de agosto nós já vamos antecipar todas as audiências para que fique totalmente atualizada e já na era virtual”, explicou Dr. Licar ao blog do Acélio

JURISDICIONADOS FELIZES

Quem já esta estava com casos engavetados, ou neste caso, há mais de um ano nas estantes da sala da Justiça como o professor, Josimar Sousa, só tem elogios à iniciativa. O caso dele não foi resolvido de imediato, mas nem por isso saiu desanimado.

foi bom porque eu vim saber como está o processo vou contratar um advogado se precisar e a gente espera que ocorra tudo bem… FOI PROVEITOSO ESTAR AQUI? Foi proveitoso, né, bastante”, garantiu

PROCESSOS ELETRÔNICOS

Caso a caso o juizado especial civil e criminal de Pedreiras vai chegando mais perto do fim de tanto papel a espera de uma sentença. No próximo semestre, os advogados vão fazer maior parte do trabalho sem precisar ir ao fórum e isso, garantiu o juiz, vai facilitar o trabalho de todos.

“Os advogados se habilitam e outras partes, mesmo sem advogados se tiverem conhecimento, se tiverem acesso à computadores ele também pode se habilitar e de casa mesmo ele despacha, ele é intimado e de lá mesmo ele peticiona sem precisar vir o juizado, ou seja, totalmente virtual, sem papel”, explicou Dr. Licar

Deixe um comentário