FCTV ouve secretário de Zito sobre contratos com empresa fechada pela Polícia em Codó

A reportagem da FCTV foi atrás do Governo Zito Rolim no intuito de buscar, para a população, esclarecimentos, de quem de direito, sobre os contratos entre a empresa Construservice, (ligada à Eduardo Imperador preso na operação que apura agiotagem e licitações fraudulentas no Maranhão) e a Prefeitura de Codó, tal qual foi divulgado neste blog, por meio de extratos do Diário Oficial do Estado.

Quem recebeu o repórter Sena Freitas foi o secretário de Infraestrutura, Márcio Esmero, que posicionou-se numa defesa antiga do governo que diz que só é pago aquilo que, efetivamente, é executado pela empresa que ganha a licitação.

“Exemplo, você citou aí o exemplo de dois milhões, não quer dizer que a empresa vai receber 2 milhões de reais, se ela só executou 10% da obra ela só recebe R$ 200.000,00 e se passar do tempo regular nós temos o direito de cancelar esse contrato e abrir uma nova licitação, é assim que funcionam os trâmites legais da lei 8.666 (Lei das Licitações)”, disse Márcio

Até aí concordamos, o problema está na falta de mais clareza nestes contratos. O mais importante numa situação desta seria divulgar o que já foi executado em cada serviço e quanto em DINHEIRO já saiu dos cofres públicos de Codó (se tiver contrapartida) ou do Governo do Estado, que segundo ele, é o dono da verba.

RESPOSTAS VAZIAS

O repórter foi aprofundando o assunto, chegando a perguntar se a Prefeitura de Codó tem contrato com a Construservice. Esmero respondeu apenas dizendo que ‘aqui são várias as empresas que concorrem às licitações”. A pergunta de Sena Freitas, acabou ficando sem uma resposta objetiva, direta:

Sena Freitas (FCTV)- NO BLOGDOACELIO, ELE CITA QUE A PREFEITURA TEM UM CONTRATO QUE TEM A FRENTE O SENHOR EDUARDO IMPERADOR, ESSA MESMA EMPRESA QUE TEM AQUI UMA FÁBRICA DE ASFALTO OU O SENHOR VEM FAZENDO ESSAS ESTRADAS NA ZONA RURAL COM OUTRAS EMPRESAS?

Secretário Márcio – Não, como eu frisei, aqui são várias empresas que concorrem às licitações, quem ganha a licitação recebe um contrato e é executado o serviço, é feita a fiscalização e se é pago apenas o que está executado.

Não satisfeito, o jornalista insistiu:

Sena Freitas (FCTV) – O MUNICÍPIO TEM ALGUM CONTRATO COM LICITAÇÃO JÁ GANHA COM A EMPRESA DE SEU EDUARDO?

Secretário Márcio – Eduardo? Relativamente eu não sei quem são os sócios prioritários de cada empresa, aqui a gente trabalha apenas com a razão social e são feitas as medições, as empresas emitem nota fiscal, nem sempre é o proprietário que vem trazer a documentação, dar entrada no protocolo até chegar aqui na Secretaria onde se faz todo o processo e nós encaminhamos também pra secretaria onde é feito o pagamento.

Sobre a região dos Campos Sena Freitas questionou se era a Construservice quem estava executando o serviço, cujo contrato, segundo extrato do Diário Oficial, é da ordem de R$ 959.966,36.

Outra vez, o secretário escapuliu dizendo que não ‘recordava’ o nome da empresa.

Sena Freitas (FCTV) – SECRETÁRIO, LÁ NO BLOGDOACELIO ELE CITA UM TRECHO AÍ DE UMA ZONA RURAL, PARECE QUE É CAMPOS. QUE EMPRESA É ESSA QUE TÁ TRABALHANDO COM A PREFEITURA NA CONSTRUÇÃO DESSA ÁREA, LÁ?

Secretário Márcio – É…veja bem, salvo me engano aqui Sena, o nome assim da empresa… eu não recordo, mas nós temos um contrato na região dos Campos e não só nos Campos, o trecho é região dos Campos, região aqui da Santana Velha, na região dos assentamentos ali no Salobro, no São José de Pinho, né, (…) e também tem um trecho, também desse contrato, que é ali nas 4 Bocas entrando pra São Felipe e passando também um trecho da Boa Vista do Procópio indo até Sanharó. Então são vários trechos, onde também a fiscalização do Estado veio na semana passada, constatou mais de 60% do trecho já está executado”, respondeu

13 comentários sobre “FCTV ouve secretário de Zito sobre contratos com empresa fechada pela Polícia em Codó”

  1. So acho que fez a pergunta é ele obteve a resposta
    Pois licitação é licitação
    Caberia ao repórter ir ao setor responsável pela documentação da prefeitura
    Acho que é o setor de cadastro de empresas
    É bom ler a lei 8666
    Pois se não vai ficar sem credito fazendo pergunta sem fundamento

  2. Também o repórter que tem um coco babaçu na boca foi intrevistar …………….. o cara não tem essas informações, deveria intrevistar as pessoas certas. E depois o sena não é jornalista.

  3. Amigo Acélio,procure se informar mais sobre o assunto das licitações,imagine vc se um dia o poderoso fc for prefeito de codó,quem vai fornecer a carne para o município?as motos serão de que marca?o botijão de gás será de onde?os predios a serem alugados será de quem?as construções serão feitas por quem? AÍ QUERIA VER O BOM E JUSTO acélio falando na mirante e escrevendo no seu Blog.

    1. casca grossa
      vai la e faz um debate com o cara!
      criticar facil sempre vai ser
      vai la pra ver se nao te dar um baile e em qualquer um sem conteudo

  4. O FC, ATRVES DO SEU FILHO, CHEGAR À PREFEITURA. O CERCO VAI TAR FECHADO EM TORNO DE SUA EMPRESA, ESSAS VARREDEIRAS E OS GARIS, TODOS SERAO FUNCIONARIOS DO FC,?

  5. O Marrudo tá igual a época do Lula onde dizia que ele ia fechar os bancos, tomar casas.Isso tá bom de mais, pois mostra que chegou a hora do Francisco Nagib e Codó vai se desenvolver muito. Fora esquema de quem ganha sem trabalhar, fora esquema de quem tem as coisa às custas do poder público.

  6. Esse Secretário de Obras tá mais perdido do que “cego em tiroteio”. não sabe o que diz e não sabe nem o que faz.
    É mais ………………………………………………..

  7. Só blá, blá, blá, colocam um cara que não sabe nem se expressar, vai entrevistar um cara que …… nas suas palavras, não ia tirar uma resposta mais é nunca. porque não foi o Acélio.

  8. Quem botou piçarra no povoado sanharó foi o senhor Alvaro proprietário do povoado santa Maria .pois o secretario Marcio ………….. tá…..

Deixe um comentário