FÉ – Visita de São Francisquinho transforma Codó em centro de devoção

A cidade de Codó reuniu na noite do último sábado (6) milhares de romeiros de diversos municípios do Leste do Maranhão e de outras regiões como a de Itapecuru-Mirim. Eles vieram ver de perto a imagem de São Francisco, que é a primeira a ter chegado à cidade religiosa de Canindé, no Ceará, no ano de 1775.

De acordo com Frei João Hamilton, responsável por ela naquele Estado, foi a primeira vez que a imagem saiu da Basílica de São Francisco para um outro município, no caso Codó.

A única vez do ano que deixa a basílica referida é no dia da grande procissão de encerramento do festejo do santo no Ceará.

“Eu esperava muito menos pessoas, mas estimativamente tem mais de 20 mil pessoas, que bom que alegria, é uma demonstração de fé e devoção à este grande santo que é São Francisco das Chagas, então Codó está de parabéns (…) Na verdade já tem 250 de devoção à São Francisco das Chagas e é a primeira vez que São Francisco sai da cidade de Canindé, Codó está de parabéns por este momento tão maravilhoso que São Francisquinho saiu pela primeira vez para visitar este povo fervoroso na fé”, disse o frei

VEJA O MOMENTO DA CHEGADA DO SANTO

Tudo isso porque este ano os romeiros codoenses não puderam seguir até o santuário de Francisquinho, como é chamado, porque viajavam em paus de arara, como faziam há 33 anos. Em 2014 a Polícia Rodoviária Federal do Piauí não cedeu passagem alegando a ilegalidade do tipo transporte.

A EMOÇÃO

Em Codó o encontro com a imagem reuniu mais DO QUE os dois mil romeiros barrados no Piauí e se transformou num grande evento religioso com quase 20 mil participantes que rezaram e cantaram numa grande procissão e depois pagaram suas promessas numa celebração campal no pátio da Igreja de São Francisco.

Foi emocionante para muita gente, como se pode compreender das palavras da romeira Maria José dos Santos que pulava, cantava e parecia não se conter de tanta felicidade.

“Eu tô feliz, feliz porque eu nunca visto uma alegria dessa, São Francisco na nossa terra, feliz, se eu morrer eu morro satisfeita porque São Francisco veio dá essa alegria pra nós”, disse

PROMESSA PAGA

Para o empresário Francisco Carlos Oliveira, que prometeu trazer à imagem à cidade depois do episódio no Piauí foi um momento especial.

“Eu quero dizer que Codó está se transformando numa das maiores cidades que pode se transformar em termos de religião, um santo simples, um santo humilde, um santo que sempre deu atenção aos pobres e aqui está exatamente a prova da fé nesse santo. O santo mais popular do mundo chama-se o nosso São Francisco. Portanto, eu quero aqui agradecer à toda população de Codó pelo carinho que nesse momento tem demonstrado ao nosso santo tão querido, que é o nosso São Francisco”, afirmou o empresário devoto

A imagem ficou exposta até a meia noite do sábado na igreja do Santo em Codó e voltou à Canindé – CEARA, ontem, domingo, de onde, dificilmente, fará outra peregrinação como esta.

Um comentário sobre “FÉ – Visita de São Francisquinho transforma Codó em centro de devoção”

Deixe uma resposta