Fale com Acélio

Fies
Fies

A 6.ª Turma decidiu que os fiadores de uma estudante terão que arcar com a quitação da dívida, já que assinaram contrato de abertura de crédito com a Caixa Econômica Federal (CEF) para financiamento estudantil (FIES). De acordo com os autos, os dois fiadores recorreram ao TRF da 1.ª Região após a CEF ter conseguido, na 1.ª instância, que eles fossem condenados a quitar a dívida.

Inconformados, os apelantes recorreram ao TRF1 requerendo, em resumo, o fim do compromisso de fiança, uma vez que já se passaram dez anos da assinatura do contrato.

Ao analisar o recurso, o relator, desembargador federal José Amilcar Machado, disse que do contrato assinado consta expressamente que a fiança foi prestada de forma solidária com o devedor principal (o estudante), e que, tendo aberto mão do benefício de ordem, o fiador responde como principal pagador da obrigação garantida até seu integral cumprimento. Por esse motivo, o magistrado observou que a sentença está correta, dando razão à Caixa, conforme disposições do Código Civil.

“De igual modo, incensurável a sentença quando afirma que ‘em que pese o fato de a solidariedade não ser presumida, pode ela resultar da vontade das partes, conforme disposição do art. 265 do CC/02 (art. 896 do CC/1916). Assim, constando do contrato cláusula de solidariedade, não tendo sido trazida qualquer prova de vício de vontade, são legitimados ao pólo passivo da ação e devedores solidários’.”

Segundo o relator, na fiança a inadimplência do devedor é condição da obrigação do fiador ante o credor. E, sendo a inadimplência o não adimplemento de obrigação líquida vencida, situação do contrato em questão, não há que se falar em desconstituição da fiança.

O relator negou provimento à apelação dos fiadores e foi acompanhado pelos demais magistrados da 6.ª Turma.

Processo n.: 0061683-43.2009.4.01.3400

Notícias Jurídicas – Tribunal Regional Federal da 1º Região.

2 comentários sobre “FIES – Fiador assume a obrigação diante da inadimplência do devedor”

Deixe um comentário

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

FACULDADE IPEDE

Medicina Integrada – Pedro Augusto

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

PREPARATÓRIO PARA CONCURSO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

PHARMAJOY

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

 

 

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

Mundo do Real

Reginaldo

Baronesa Janaína

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias