Fim da Linha – Vereadores acabam com carreira política de Ricardo Archer

Todas as possibilidades de Ricardo Archer ser candidato à prefeito em 2012 foram, na noite de 30 de maio de 2011, jogadas num buraco de sete palmos, soterradas com bastante areia e concretada com uma camada de gesso daquelas intransponível e da melhor qualidade.

O parecer técnico do TCE (Nº23/70/1998,PELA DESAPROVAÇÃO) e o da Câmara, assinado pela Comissão parlamentar formada por vereadores como Expedito Carneiro, Leonel Filho e João de Deus, afirmaram que na análise das contas do chefe do Executivo e ordenador de despesas, Ricardo Antonio Archer, relacionadas ao primeiro ano de seu mandato, ou seja 1997, havia muita irregularidade.

LONGITUDE E MAGNITUDE

Primeiro porque o que foi apresentado ao TCE andava longe de tudo que o município recebera naqueles 365 dias de abre-alas do governo Codó 2000.

“Alegando que o balanço geral não representa, adequadamente, a posição financeira e patrimonial do município em 31 do 12 (dezembro) de 1997”, leu Leonel no parecer

O TCE pegou pesado quando revelou que naquele ano o ordenador de despesas municipal se enroscou na prestação e ao tentar provar algo, acabou deixando claro aos ministros do Tribunal a comprovação de outras coisas bem diferentes, entre as quais uma carinhosamente chamada de apropriação indevida de recursos, assim descritas:

“De certo que existe comprovação de ilícito material, apropriação indevida de recursos ou de locupletação ilícita sendo assim o que se depreende de todos os pareceres existentes nos autos”, dizem os dois pareceres (TCE/Câmara)

RECONSIDERAÇÃO NEGADA

O ex-prefeito pediu, por meio de sua defesa, uma reconsideração ao Tribunal, mas os ministros negaram e aí não restou alternativa aos edis codoenses em seu relatório final.

“No caso em tela, mesmo com o pedido de reconsideração, ainda assim o tribunal de contas negou provimento ao recurso, cabendo tão só à esta Casa Parlamentar decidir pela aprovação ou rejeição das contas” , leu o vereador

VERGONHOSO CINCO A CINCO

Assim como tem gente pra tudo nesse mundo, tem vereador pra tudo também em Codó. Acredite se quiser, mas cinco de nossos cavaleiros, defensores incansáveis da lisura, do respeito às leis, combatentes assíduos da imoralidade administrativa disseram que o TCE estava errado e Ricardo Archer certinho da Silva.

Com esse entendimento estes honrados rapazes, travestidos de representantes do povo, votaram a favor de que aquele que fora reprovado pelo órgão máximo da contabilidade pública do Estado continuasse na vida pública.

Sorte do município e de seu povo que o ex-prefeito precisava de 8 e não de 5 para voltar a vida dos palanques e concorrer ano que vem à mais um ano frente ao nosso desgastado erário.

Enfim, 30 de maio de 2011 entra para a história da vida política de Ricardo Archer como um dia para não ser lembrado. Com ele muita gente chorou e deve continuar chorando, por ele muita gente vai festejar.

18 comentários sobre “Fim da Linha – Vereadores acabam com carreira política de Ricardo Archer”

  1. eu acho que é uma vergonha pra esses vereadores que votaram a favor de ricardo se ele errou pois ele tem que pagar e esse é o preço de quem não
    presta conta como deve ser.

  2. Será que os cinco terão coragem de defenderem seus votos a contra o parececer do TCE? respondo: acho q alguns sim, eles não tem vergonha de nada mesmo. Interessante…. o Ricardo não tem vereador, mas teve cinco votos, olha q essas contas não contem mesmo irregularidades…rsrsrsrs, aquele apoio do Ricardo ao Figueiredo Jr. sei não…. Se ele fosse o presidente hj, sei não, acho que o Ricardão estaria com suas contas aprovadinhas da silva….

  3. A quem será que votou a favor? Claro que foi a nova turma dos cincos vereadores que se dizem defensores do povo e tanto perseguem a situação, agora será que foi só com medo da rádio ou teve algo mais?

  4. Se pensarmos de um por um, vamos ver:
    ZAIDAN tem sido esculhambado, denunciado de todas as formas pela rádio eldorado e o seu pai Biné não deixaria uma oportunidade de tirar menos um da jogada, então esse tá fora.

    LEONEL FILHO é líder do governo do Zito, esse mesmo é que tem sido perseguido por essa rádio e depois de toda a provocação do ex-prefeito ao seu pai esse então não tinha nem chance de votar a favor, tá fora.

    JOÃO DE DEUS é outro que tem sido constantemente esculhambado e o seu líder FC tambem tem sido bastante mal falado nessa rádio não deixaria o presidente votar a favor, tá fora.

    EXPEDITO, SARUÊ E ARGEMIRO de vez em quando levam tambem uma biliscada, elogios de lá nunca receberam, é difícil, mais não sabemos.

    AGORA DOMINGOS REIS, HILDENBERG, PEDRO BELO, CHIQUINHO DO SAAE E FIGUEIREDO JR.,esses a rádio é só elogios será se tão fora? Aí a gente não sabe, se expliquem vereadores abram seus votos que a população merece saber quem é quem de verdade.

  5. Será que o Chiquinho do Saae,(o defensor da ética e da moral) votou favor desse senhor, que surrupiou o dinheiro publico????
    Com a palavra o sr vereador.

  6. Agora já são dois a menos na corrida política de 2012, dois ficha sujas a menos, quem ganha com isto é a população, as contas do ex-vereador de Codó e ex-gerente de Articulação e Desenvolvimento da Região de Presidente Dutra, Araújo Neto, contas de gestão Exercício Financeiro do ano de 2003, foram reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Maranhão – TCE-MA e ainda foi condenado em multa, a devolver dinheiro, e agora o ex-prefeito Ricardo Acher, que já era ficha suja, mais agora é ficha suja duas vezes, são dois casos que não cabem mais recursos, e dizem que eles estão se juntando, o Ricardo ficha suja abre espaço em sua Radio ao ex-Vereador Araujo Neto ficha suja, é uma sujeira só.

    Outra coisa o ficha suja do Araujo ainda esta com Zito porque não trabalha e se largar a Prefeitura e a sua secretaria fantasma ou de sua …, vai viver de que, a palmeira do norte não fala do Zito para não perde o patrocínio da prefeitura, VAI TRABALHAR !

  7. É a reunião que o Sr. Ricardo Archer teve com o Zito surtiu efeito, mesmo por um quem foi esse? Será que foi Argemiro? Será que João de Deus? Será que foi o Expedito? Será que foi Leonel? Será que foi o Saurê? ou Será que foi o Zaidan?

  8. Foi-se um corrupto!
    Agora só falta o Biné e depois o Zito,que será fácil
    desbancar, pois nunca vi tanta corrupção num governo só.
    Esse quem vai tirar é o povo honesto de Codó.

  9. Gente!!! O RICARDO ARCHER SEMPRE FALOU QUE VEREADOR SE COMPRA, NÃO SE FAZ!!! E AGORA??? RICARDO ARCHER VOCE DEVE SER MENOS (P….), (A….), O DINHEIRO QUE TU (….) DA PREFEITURA E DA POPULAÇÃO NÃO COMPRA AS PESSOAS DE BEM. TOMA ISSO COMO LIÇAO RICARDO!!! TU NUNCA MAIS VOLTA PRA PREFEITURA, VAI MORRER FRUSTADO E DERROTADO.

  10. O JULGAMENTO DAS CONTAS DO EX-PREFEITO RICARDO ANTÔNIO ARCHER, OCORRIDO NO DIA 30/05/2011, SÓ VEIO A SEDIMENTAR A REPROVAÇÃO DE OUTRO JULGAMENTO PELO QUAL JÁ O TINHA DEIXADO INELEGÍVEL. COM ESSE JULGAMENTO E MAIS O OUTRO OCORRIDO EM 2009 OU 2010, ELE JÁ CAIU NO CRIVO DA FIXA LIMPA. NÃO TEM MAIS JEITO. AGORA DEVE LANÇAR O FILHO PARA CONTINUAR ENGANANDO A BOA POPULÇÃO CODOENSE.

    OS VEREADORES QUE VOTARAM PELA REPROVAÇÃO DAS CONTAS ESTÃO DE PARABENS, POIS EVITARAM A CONTINUAÇÃO DE UMA NÓDOA QUE MANCHOU POR 08 (OITO) ANOS A POLÍTICA CODOENSE. CODÓ NÃO MERECE QUE ESSE TIPO DE GENTE CONTINUI DECIDINDO SOBRE O DESTINO DE NOSSO POVO.

    QUANTO AOS VEREADORES QUE VOTARAM PELA APROVAÇÃO DAS CONTAS, CERTAMENTE PORQUE FORAM FAVORECIDOS, DEVERIAM TER VERGONHA DE SUAS ATITUDES, POIS SEM UM MÍNIMO DE BASE TÉCNICA QUE OS LEVASSEM A UM JULGAMENTO DE VALOR, VOTARAM PELA APROVAÇÃO DAS CONTAS DE RICARDO. SÃO VEREADORES CEGOS, SURDO E MUDO, MAS ENCHERGAM MUITO BEM A CORRUPÇÃO. TAMBÉM, A EXEMPLO DE RICARDO, DEVEM SER BANIDOS DA POLÍTICA CODOENSE. ISSO É UMA VERGONHA!!!

    QUANTO AO PROCESSO, ISSO É SÓ O COMEÇO, CERTAMENTE VEM MUITO MAIS COISAS POR AÍ. AFINAL DE CONTAS COMO SE EXPLICA O ENRIQUECOIMENTO DE UM HOMEM EM 08 (OITO) ANOS. POIS FOI O QUE ACONTECEU COM RICARDO ARCHER, EM SUA PRIMEIRA ELEIÇÃO NÃO TINHA NEM ARROZ PARA FORNECER COMIDA PARA ELEITORES, HOJE É MILHONÁRIO. GANHOU NA MEGA SENA? NÃO. ELE DIZ QUE HERDOU UMA DETERMINADA HERANÇA DE UNS PARENTES DO RIO DE JANEIRO. AINDA ZOMBA DO POVO. O CERTO É QUE A TAL HERANÇA SÓ LHE FOI REPASSADA QUANDO ESTEVE À FRENTE DA PREFEITURA DE CODÓ. BRINCADEIRA. O PALOCCE É FICHINHA PERTO DE RICARDO.

    AGORA, COMO O QUE SE VER POR AÍ É UMA VERDADEIRA INVERSÃO DE VALORES, TEM GENTE QUE O CHAMA DE INTELIGENTE (COITADO DE QUEM PENSA ASSIM).
    ELE MESMO, RICARDO, NÃO ACEITA SER CHAMADO DE (….); COMO SE TIRAR DO POVO FOSSE PERMITIDO.

    A JUSTIÇA TEM QUE BATER À PORTA DESTE RATO.

  11. As contas do Ricardo de 1997 foram reprovadas pelo TCE e pela Câmara. Porque não se fala das contas do ZITO DE 2009, que o TCE enviou relatório com diversas irregularidades iguais as que o Leonel Filho leu do Ricardo. Vejam no relatório as despesas somente com Limpeza Pública? Veja se dava para gastar mais de TRÊS MILHÕES em 2009, como foi gasto pelo Zito? Porque não teve comentários do ACÉLIO sobre o relatório do TCE do ano 2009? Na verdade ZITO=RICARDO=BINÉ.

  12. Os cinco vereadores que votaram a favor do Ricardo, não são os memos vereadores que fazem cobrança e mais cobrança da atual administração???.
    Cambada de” VAGABUNDOS, ” é uma vergonha o que está acontecendo em nossa querida Codó, cada dia mais prodidão os nossos edis jogam em nossa cara.
    Até quando?

  13. ESPERO Q FAÇAM O MESMO COM AS CONTAS DE EX: PREF. BINÉ FIGUEIREDO, PQ COM CERTEZA TAMBEM DEVE TER MUITAS IRREGULARIDADES. VAMOS BANIR ESSES SENHORES ” SRS” DA POLITICA CODOENSE.

  14. Pelo palavriado este tal de Wagner deve ser algum acadêmico em período de aprendizagem ou um frustado que deve ter inveja, amor e ódio do Ricardo, certamente por não ter sido beneficiado no governo dele. É alguém que deve fazer parte de governos e mais governos, e não duvide se não ter participado do governo do Ricardo e agora deve estar feito grude nas tetas do governo atual, que por sinal tem as mesmas irregularidades segundo apontado pelo leitor Junior acima.

  15. COMENTAR.COMENTAR.MAS, O QUE ADIANTA COMENTAR? O QUE ADIANTA,SE O PORTAL
    CODÓ,SOB O COMANDO DO “VERDADEIRO DONO” COM OS SEUS SUBORDINADOS, DIZEM
    QUE OS POSTADOS PASSARÃO POR “MODERAÇÃO”,CUJA MODERAÇÃO É EXCLUIR O QUE
    OS ATINGEM.DISSE TUDO E NADA MAIS DIREI,NO ENTANTO,O MEU COMENTÁRIO, DO
    DIA 31 DE MAIO DE 2001,POSTADO ÀS 13:28 HORAS, NO BLOG DO ACÉLIO, SUMIU,
    O GATO COMEU.ENTRETANTO,PARA UMA GARANTIA,SEMPRE GRAVO O QUE ESCREVO,FA-
    CILITANDO O ENVIO PARA OUTROS PORTAIS DESSE IMENSO BRASIL.(gravada).

Deixe um comentário