O foco de comentários deste final de semana em Timbiras girou em torno da classe dos profissionais da educação, mais precisamente dos professores.
Neste sábado (22/03) mais uma Assembléia foi realizada na APEMT (Associação de Professores Estaduais e Municipais de Timbiras) desta vez, para tratar de um assunto polêmico e gravíssimo envolvendo a categoria.
O presidente da entidade, professor Walterly Lima, chamou a atenção da classe para tratar de um processo com trâmite perante o Tribunal de Justiça do Maranhão – TJMA, ajuizado pelo Município de Timbiras.
Trata-se de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN), onde o Município de Timbiras, na pessoa do Senhor Prefeito, seu representante legal, pede a inconstitucionalidade da Lei Municipal nº 142/2010 que trata do PCCS – Plano de Cargos, Carreira e Salários dos Professores. O Prefeito deseja, precisamente, erradicar dois artigos da referida Lei, quais sejam, os artigos 45 e 65, que instituíram a gratificação de atividade de magistério (GAM) de 47% e jornada de trabalho de 40 para 25 horas, respectivamente, explicou o presidente da APEMT/Sinproesemma núcleo de Timbiras, prof. Walterly Lima.
O Prefeito pede, ainda, que seja concedido, a decisão, o efeito jurídico ex tunc, ou seja, que os efeitos dessa decisão retroajam até o ano de 2010.
Se esse processo for julgado procedente, o Prefeito de uma tacada só irá diminuir por metade os vencimentos dos Professores, irá quase dobrar o trabalho deles e, ainda, obrigar todos os Professores Municipais a devolver os valores que “ganharam a mais” desde o ano de 2010 até a data atual. Segundo a administração os vencimentos dos professores estão muito elevados, ocasionando um rombo para os cofres públicos e inviabilizando a construção de obras importantes.
O Prefeito alega no processo que a GAM (Gratificação de Atividade do Magistério), que é uma das vantagens sob os salários dos educadores, está comprometendo a folha de pagamento em mais de 80% dos recursos do FUNDEB.
Mais o que chamou mesmo a atenção dos Educadores timbirenses, foi uma folha de pagamento referente ao mês de dezembro/2013, anexada aos autos do processo, nela constam valores pagos aos professores que NÃO CONDIZEM com a realidade. Como exemplo, tem professor que recebeu no mês de dezembro/2013 o valor de um pouco mais R$ 1.600,00 de salário e, na folha anexada ao processo ajuizado no TJ-MA, esse mesmo professor, aparece com remuneração no valor acima de R$ 2.700,00.
Nota-se que está havendo uma gritante diferença entre os valores constantes na folha de pagamento apresentada pelo Prefeito e os valores que cada Professor realmente recebeu comprovados em extratos e contracheques.
E o mais intrigante é que existe um grupo de professores que nem mesmo receberam o salário do mês de dezembro/2013, mas, na folha anexada, consta como pago e com um valor bem mais alto do que era para ser.
Na assembleia, foram recolhidas cópias dos contracheques e extratos bancários referentes ao mês de dezembro de 2013 de cada servidor público, os quais serão enviados ao setor jurídico do Sindicato para que sejam comparados um a um com o que está descrito na folha de pagamento anexa ao processo e comprovar perante a Justiça que existe uma evidente diferença entre o real valor pago aos professores e o valor alegado pela administração.
O presidente da APEMT, Professor Walterly, acrescentou ainda, que o TJMA encaminhou cópias do processo para a Câmara Municipal de Timbiras, para que esta analise os documentos apresentados pelo Município e dê um parecer sobre o caso. Agora é esperar a decisão!
Será que a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores vai dar um parecer favorável mesmo havendo essa diferença anormal de valores?
O site OITIMBA.COM, teve a curiosidade de entender o caso e assim repassar de forma detalhada aos nossos leitores, para isso, conversamos com um profissional em direito, segundo ele, esse caso pode tomar dois caminhos e ter suas respectivas conseqüências. Vejamos:
Primeiro, se o Prefeito SUSTENTAR QUE O MUNICÍPIO PAGA aos Professores os vencimentos constantes da folha de pagamento do mês de dezembro de 2013 que embasa o processo no TJMA, será automaticamente gerado os seguintes direitos:
1º) Os Professores poderão cobrar judicialmente a diferença salarial de todo o ano de 2013;
2º) A abertura de investigação por parte dos órgãos competentes a fim de averiguar se foi pago e para onde ou para quem foi pago essa diferença salarial que a administração alegar pagar aos professores e estes provam nunca terem recebido;
3°) A procedência da ADIN na parte que trata dos vencimentos, onde ao final os vencimentos dos Professores ficarão adequados ao que diz o PCCS, respeitado, é claro, o Piso Nacional.
Segundo, se o Prefeito sustentar que aquela folha de pagamento de dezembro de 2013 que embasa o processo do TJMA realmente NÃO CONDIZ com a verdade, será automaticamente gerado as seguintes hipóteses/obrigações:
1º) A ADIN será extinta, já que a folha de pagamento é o principal documento do processo, mantendo-se o status atual de remuneração e carga horária de trabalho dos Professores;
2º) A abertura de investigação dos órgãos competentes, tais como MPE e MPF, a fim de descobrir qual o servidor público que criou aquela folha de pagamento, podendo os envolvidos responderem a processo administrativo disciplinar, bem como, processos judiciais por improbidade administrativa, falsificação de documento público e crime de responsabilidade;também a instauração de CPI pela Câmara de Vereadores a fim de averiguar todos os fatos alegados e não esclarecidos.
Com todas essas informações, podemos dizer que o caldo vai engrossar entre as partes envolvidas nessa queda de braços. Estaremos atentos a novas informações sobre o caso.
FONTE: Site Oitimba.com
6 Responses
Senhores! este processo corria em segredo. Quando nós servidores ficasse sabendo. a bomba para cima da classe estava estourada. Se não fosse pela demissão de alguém que comentou este processo e rapidamente chegasse aos ouvidos do Presidente da APEMT, que aliás não tem descansado tentando solucionar inúmeros irregularidades ocorridas e que ainda virão ocorrer em nossa cidade por conta de uma palhaçada chamada de administração deste jovem que derramou lagrimas de crocodilo em cima de palanques prometendo o céu para ganhar as eleições, mas o povo sabia que o futuro de Timbiras estava com dias contados. Mas o que achamos incrível é que temos vereadores que foram eleitos por outros partidos e não têm uma fidelidade partidária com os mesmo. Mas também estão com os dias contados na carreira que ainda nem começou. Lembrem bem minhas palavras “ainda nem começou senhores e senhoras os processos contra os envolvidos desta farsa descarada da armação de folha de pagamento falsa tentando reduzir nossos salários. Aguardem!!!!!!
É meu amigo a coisa em timbiras ta feia. esses Professores. não todos tem uma boa partes deles tão colhendo o que plantaram.
tem Professores que andavam na calada da noite. atrás de votos p/ o Prefeito. agora o paganento p/ os Professores é um presente de grego.
uns Professores tão pagando pela a ganancia de outros. pensando de se dar bem.
no governo do FABRIZIO. agora falta de merenda. carteirras. etc.
os vereadores aliados do Prefeito. nessa hora se esconde CPI . nunca para eles o Prefeito em Primeiro lugar.
Até mesmo não precisar ser mãe DINAR. para saber quê não vai dar em NADA_ NADA_ NADA.
é muito …… esse prefeito……..
Foi interessante a maneira que o Vereador Professor Manoelzinho defendeu ontem o prefeito. Por ser um professor é muita pouca …….. viu Vereador de ……………. VOTEI EM VOCÊ… MAS NUNCA MAIS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!NUNCA MAIS!!!!!NUNCA MAIS!!!!!NUNCA MAIS!!!!!E AINDA MAIS.. ………..
MANOELZINHO ERA PRA TI TÁ ERA PUXANDO CARROÇA…. E O Antonio Francisco… Esse que tá feio na Foto.. Querendo Defender a……… Dele….
AGORA NO NEGUINHO DAS FLORES…. BOTEI FÉ…. Ele disse que a Câmara de Vereadores precisa de Homens como ele…., ou seja, ou outros são …………………
DEUS TÁ VENDO TUDO ISSO!!!!!!!!!!!!!!1
ESSE PREFEITO FICA …………….. TODOS OS MINUTOS DA VIDA DELE QUAL A FORMA Q ELE VAI UTILIZAR PARA ………… O DINHEIRO PÚBLICO ESSA FOI BOA UMA JOGADA DE MESTRE SÓ Q NÃO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Quem fez a folha ………. foi a irmã da ex………………de timbiras, vcs sabem quem é.