Flávio Dino veio, o povo é que não foi

Com o devido respeito que devo ter aos candidatos, em cumprimento à legislação brasileira eleitoral, tecerei uma crítica baseada no que presenciei e filmei no último sábado (19), quando da visita do candidato a governador do Maranhão, Flávio Dino, do PCdoB, à Codó.

Foi um movimento que não demonstrou a superioridade que pesquisas eleitorais, registradas, veem demonstrando em suas estatísticas. O eleitor codoense não se manifestou, não foi para a rua receber Dino e manteve-se apático diante de seus acenos até no Mercado Central onde a espontaneidade das pessoas é parte daquele ambiente.


“Ninguém invadiu a caminhada para abraça-lo com aquele carinho de esperança que enche nossos peitos em momentos como este.

Logo na concentração via-se que a coisa não seria como muitos queriam. Às 8h da manhã, quando passei no local de concentração – Centro de Cultura – apenas um ônibus com cabos eleitorais (turma da bandeira) de Flávio Macêdo, vestidos de vermelho, chegava. Além destes, via-se a irmã do vereador Pedro Belo na correria organizando um grupo minúsculo que por ali aguardava.

Quando a coisa começou a andar ficou evidente o tamanho da caminhada.

Tinha o prefeito de Caxias, Léo Coutinho, os ex-prefeitos Nonato Pessoa (Timbiras)  e Luís da Amovelar (Coroatá), o candidato a senador do grupo,  a turma codoense que apareceu recentemente numa foto publicada por este blog e a turma do Flávio Macêdo que encerrava o cortejo com bandeiradas.

Além destes, só a galera que Paulinho Baião, com seu jeito peculiar, conseguiu arregimentar em apoio ao federal que ele apoia, e o faz  com bom desempenho, Waldir Maranhão (PP).

Se deu 200 participantes, deu muito. Tinha mais carrão bonito, atrás da caminhada, que gente gritando o nome do candidato do PCdoB. Para o que vem se comentando a respeito deste no Maranhão, em Codó foi uma tristeza sem tamanho minimizada apenas pela foguetaria.

QUEM FALHOU?

Quem falhou é uma questão pertinente. A comissão de recepção colocou carros de som nas ruas, em todos os bairros fazendo o chamado. Teve vereador que chegou a dizer que a Trizidela ‘ia descer em peso’, não desceu nem ’em peso pena”.

Se Flávio anda tão bem assim, o que manteve o codoense em suas casas? Falta de liderança local? Ou o eleitor está se resguardando para se manifestar apenas nas urnas?

A LIÇÃO DE DINO

Que Chiquinho Oliveira, Zito Rolim, Ricardo Archer, Ricardinho, Francisco Nagib, Chiquinho do Saae, Leonel Filho e outros tomem isso como exemplo. Quando Lobão Filho vier à Codó que o cidadão veja volume nas ruas.

Codó é Codó, muitos de nossos eleitores ainda votam na base do ‘já ganhou’ e para estes, que formam enorme parcela do eleitorado, o ‘já ganhou’ significa muita gente atrás do candidato, dezenas, milhares, cara pintada, bandeira, foguete ‘comendo’, candidato sendo carregado no meio da multidão, discursos inflamados com aquele ‘contratado’ lá na frente dizendo ‘muito bem fulano de tal’.

Para os comunistas codoenses também fica a lição. É preciso empolgar o eleitor pela aparência, pesquisa aqui em Codó não ganha eleição (que o diga seu Bina, em 2008).

25 comentários sobre “Flávio Dino veio, o povo é que não foi”

  1. Caro amigo Acélio: o povo estar cansado e desmotivado em relação a isto, sabemos que Flávio não tem o apoio dos que se apresentam ou se dizem grandes polítcos de Codó. Somente estes com seus cabos eleitorais e a força da máquina da prefeitura conseguirão colocar pessoas nas ruas. O Pedro Belo precisa montar uma boa extrutura e estratégia de campanha na cidade se ele realmente quiser se sair bem nesta eleição juntamente com o seu candidato a governador. Ele precisa arregimentar pessoas que soem a camisa e que tenham gosto pela coisa, pois a luta será árdua e ferrenea.

  2. caro acelio minha família vota no Flavio dino, mas não foi a caminhada porque dependo do meu emprego se eu for entra numa dessa me ferro todo.e mas hoje no temos que demonstra nossa força e nas urnas.

  3. Quando o povo percebeu que o Ex prefeito apoia o Flavio, NÃO FORAM. E o moço que esta preocupado com o emprego, ser for assim amigo esta M….não irá mudar nunca. Pense nisso.

  4. Essa notícia me pareceu tendenciosa. Como é difícil lutar contra um governo opressor que possui tudo nas mãos a começar pela imprensa e ainda mais quando uma pessoa admirável como você Acélio, tende a compactuar com essa oligarquia!

  5. Eu não fui e nem vou, tampouco minha família, mas desta vez voto Dino.

    Engraçado na matéria de ontem tinha, hoje não tem! Essa política tupiniquim, ou vai ou racha.

  6. ESSE QUE SE DIZ O NOVO ACOMPANHADO COM OS VELHOS , ESSA MUDANÇA QUE PREGAM TANTO SERÁ SÓ DE GRUPOS , AS PRÁTICAS SERÃO AS MESMAS , QUEM NÃO LEMBRA DESSE MESMO PESSOAL NO 2 ANOS DO DESGOVERNO DO DR. JÁCKSON LAGO , EU NÃO SEREI ENGANADO NOVAMENTE !

  7. Veja uma analise rápida e sucinta, sem paixão ou rabo preso pelo emprego, não podendo elogiar o candidato da oposição, senão perco o emprego, e vou viver de que? As pesquisas realizadas por vários Institutos colocam Flavio na Dianteira, com erros para mais ou para menos, mas sempre a frente.Isso é fato, queira ou não. O eleitor não expõe sua imagem como antigamente, onde imbecis apaixonados chupavam o dedão do pé do candidato, isso é fato, estão mais espertos. Pesquisas falsas não ganha eleição, pesquisas sérias ganham eleição. Dr. Acélio Trindade, cidadão esclarecido, bem instruído, vem dizer em seu blog que pesquisa não ganha eleição, fico extremamente triste com esse tipo de afirmação, principalmente quando parte de pessoas que tem o certo discernimento, pois sabemos que as pesquisas eleitorais partem de cálculos estatísticos complexos, para se chegar a um resultado, isso depois de um longo e árduo trabalho de campo, coletando dados, para serem lançados em sistemas de computadores. E vc vem afirmar que pesquisa não ganha eleição. Acho eu, na minha santa ignorância , que vc quis dizer: pesquisas falsas não ganham eleição em Codó(que o diga seu Bina, em 2008). Foi isso que vc quis dizer?

  8. A vinda do Candidato FLAVIO DINO 65 foi decidida na segunda-feira em São Luís. O grupo de apoio ao candidato que representa a esperança de um Maranhão livre teve apenas 04 dias para mobilizar as bases de apoio. Apesar das dificuldades de começar uma campanha em Codó e do exíguo tempo para organização , julgo como positiva a caminhada da esperança.
    Faremos outra à exemplo daquela feita em 2010. Todos os presentes estavam de forma voluntária e livre, o nosso combustível é o sonho de um Maranhão para todos os Maranhenses.

    VAMOS COM FLÁVIO DINO 65.

  9. Flávio Dino sem o Bina tem 15% de frente em Codó sobre o Lobo mau.Com a ajuda do seu Bina vai prá mais de 35%, entendeu aceleza.

  10. Cara amigo Acelio como vc esta vendo a populacao ta com Flavio Dino e vc foi muito infeliz ao publicar essa materia rm seu blog, alias nem entendi mesmo o porque da mudaca repentina pois no domigo vc postou falando bem e da mesma caminha, mais ja posso ate imagina vc deve ter recebido ordens superiores pra postar a mesma materia mais so que dessa vez difamando ate te entendo vc e pago pela atual governadora ne ai pra defender o pao de cada dia foi obrigado postar isso ne, vc fez igual ha muitos codoenses que estavai querendo estar naquela caminhada mais por medo de perde seus empregos na prefeitura nao foro mais vc vai ver o banho que vamos dar no candidato dos 189 prefeitios que apoiam edinho30 pois apenas os prefeitos que apoia ele e nao a populacao . . .

  11. Está na hora de mudar, pois os Sarneys e seus aliados estão ricos e o povo está POBRE, os Codoenses sabem disso e vão mudar para crescer e desenvolver.

  12. Acélio, o Flavio Dino como VC sabe muito bem é um cidadão simples,HONESTO,trabalhador. É professor de Direito na UFMA concursado;Ex- Juiz Federal concursado; Ex-Deputado Federal pelo Maranhão,sendo 0 4º melhor do Brasil e ex-Presidente da EMBRATUR,empresa que ajudou a organizar a belissima copa do mundo no Brasil e ainda mostrou aos milhoes de estrangeiros que veio ao Brasil,as nossas belezas,praias e riquezas e que milhares deles irão voltar.Então,Flavio nao conta co Prefeitura,Governo estadual e federal e nem empresário aqui em Codó. Nós conseguimos em tres dias fazer uma caminhada com o Flavio- 65. E VC sabe que muita gente que tem Contracheque e contrato na PMC,não pode aparecer e ninguem da familia. Mas vc sabe que milhares de pessoas de Codó votam em Flavio. Vc sabe disso,pois conversa com muita gente.

  13. Passeata pela manhã é muito dificil porquê o povo
    as vezes tão fazendo almoço. agora aqui em timbiras
    nós vamos bota uns cinco mil pessoas recepcionar o
    futuro governador do maranhão.

  14. Pingback: Direto de Codó: “Flávio Dino veio, o povo é que não foi!”

  15. Querido Acélio,você um jovem inteligente,com um portal de acesso tao grande como o seu,as vezes se empolga tanto que chega a ser triste,triste por que você como advogado e jornalista (imparcial???)está tendencioso demais…pense e repense quando for escrever uma matéria por que daqui a pouco sua credibilidade só vai ser aceita por quem for do seu GRUPO.E a pior mentira é aquela que contamos pra nós mesmos.Um abraço.

  16. DUVIDO SE O PREFEITO DE CAXIAS TENHA CORAGEM DE SUBIR EM PALANQUE DE FLAVIO DINO AKI QUE SE DIZ BASE ELEITORAL DOS COUTINHOS E DINO TA ACABADA ABANDONADA, JOGADA AO LEO.
    TRISTE VER NOSSA CAXIAS COM OS ……………. PRA CAMPANHA DESSE SENHOR SEM SIMPATIA…………DEUS LIVRE NOSSA CAXIAS NOSSO MARANHAO DESSA ………. DE COUTINHO E DINO E CIA.

  17. LOBÃO FILHO ESTÁ COM 180 PREFEITOS DO LADO DELE. ENTÃO, SE TEMOS 217 MUNICÍPIOS, ELE TEM O APOIO DA MAIORIA DOS PREFEITOS E FARÁ MUITOS MAIS POR NOSSA POPULAÇÃO. MEU VOTO É LOBÃO FILHO.

  18. Os Prefeitos só tem um voto cada. A não ser que compre os votos com carada de areia,telha,barros e dinheiro da prestação da moto. A conta de eenrgia,da agua e do remédio. Aí sim,os prefeitos terão seus 30 por centos de votos. Orestante quem é se ver livre do LOBo.

  19. Eu nunca participei e jamais irei participar, porém voto nele.

    Se ele vai ser bom ? não sei, mas o que é ruim eu já conheço.
    É loucura votar em gente ligado a família Sarney.
    O Flávio Dino terá a oportunidade dele, mas se não prestar vai sair.

    O povo que elege é o mesmo que tira!

  20. Pingback: Apatia em caminhadas de Flávio Dino pelo MA coloca dúvidas sobre liderança em pesquisas | Atual7

Deixe uma resposta