A Caminhada de Francisco Nagib, do PR, e Zé Francisco do PT, na manhã desta segunda-feira, 30, transcorreu no ritmo do crescimento demonstrado pela dupla nas duas mais recentes pesquisas de intenção de voto realizadas pela ESCUTEC e pela DATA MÉRITA, ambas devidamente registradas.
De uma para a outra o candidato do PR saiu de 12,4% (ESCUTEC) para 26,65% (DATA MÉRITA) ficando, com o salto, entre aqueles com chances reais na disputa de 2012.

A RECEPÇÃO
Nagib e Zé Francisco chegaram no pique da campanha. Estive no local para ver, de perto, como as pessoas os recepcionam uma vez que, se comparados com os dois candidatos que estão a frente deles nas intenções (Zito e Biné) , os dois são, literalmente, cara nova na disputa.
Zé Francisco, pelo nome médico que tem, chega fácil e logo recebe mais que o aperto de mão do eleitor, trafega bem em qualquer lugar. Francisco Nagib ficou experiente no contato corpo a corpo mais rápido do que imaginei, a juventude lhe é favorável, o vigor, o entusiasmo lhe acompanha e isso contagia, sobretudo, o público mais jovem que o recepciona com um semblante diferenciado.
Ele abraça firme e também já solta, com a mesma firmeza, palavras rápidas que devem sair do candidato num momento como este.
OUVINDO NA CAMINHADA
Outro detalhe que pude acompanhar foi o parar para ouvir. Nas caminhadas, nem todos querem apenas aquele aperto de mão ou um forte abraço, muitos querem conversar, desabafar, pedir algo, reclamar e para estas pessoas aquele é o grande momento, a grande oportunidade. Francisco aprendeu a parar e dar a atenção necessária que a pessoa requer.
Fez uma caminhada ‘pé no chão’ sem o alarde que os demais concorrentes quiseram deixar para os eleitores, sem o temor de ser um Tsunami ou de não entupir a Afonso Pena e, pelo que presenciei, acredito que fez algo com resultados que lhe servirão no dia 7 de outubro.
CUIDADO
Vídeo feito na caminhada
Os adversários devem tomar cuidado com o crescimento de Nagib e Zé Francisco demonstrado pelas pesquisas, pois carregam sobre seus ombros coisas que só piorarão quando o programa eleitoral gratuito no rádio e na TV começar, refiro-me, especificamente, à Biné e à Zito que são ex-gestor e gestor, respectivamente.
Ambos muito contribuíram para o desenvolvimento de Codó, mas não devem esperar que seus adversários falem disso nos programas e isso, acredite, tem um peso ‘danado’ em qualquer campanha. Muita coisa ruim vai aparecer para mudar e formar o pensamento do eleitor indeciso que ainda representa uma fatia, segundo a Data Mérita, de 20,69%.
Nagib vem um tanto quanto livre dos filmes de queimação que rolarão no horário gratuito, sem ser afetado pode continuar crescendo e aí a vaca de Biné e Zito pode ir para o brejo, mais cedo do que ambos imaginam.