Guardas de endemias acusam governo de perseguição

Guardas de endemias

Os 71 agentes de Combate à Endemias e Zoonoses de Codó denunciaram ao blog do Acélio que estão sendo vítimas de perseguição por parte do governo municipal.

NUNCA FORAM EFETIVADOS

O primeiro problema é que mesmo ganhando o litígio na Justiça em 2009, quando conseguiram provar no Tribunal de Justiça que haviam feito seletivo no governo de Biné e que por isso a Emenda Constitucional Nº 51, lhes garantia o direito de permanecer no cargo tornando-se efetivos, até hoje ninguém recebeu sua portaria individual.

A portaria torna a todos, de fato e de direito, funcionários públicos municipais, como determinou a sentença dos desembargadores (23 a favor, zero contra, no TJ).

SEM DIREITOS

O segundo problema decorre do primeiro. É que sem a efetivação de fato, eles perdem uma série de direitos trabalhistas que já deveriam estar incorporados aos seus vencimentos. Não há adicional de insalubridade, não há 13º, não há férias.

Segundo Jean e Raimundo Ribeiro, que conversaram conosco na porta do Fórum enquanto aguardavam um advogado, até hoje os guardas de endemias continuam como se fossem apenas contratados temporários.

SALÁRIO BAIXO

Um terceiro problema também os incomoda, baixo salário. Eles que deveriam ter salário equiparado aos dos agentes comunitários de saúde (hoje em torno de R$ 714,00), continuam ganhando apenas R$ 545,00, seco.

Na primeira instância (Fórum de Codó) já tramita uma nova contenda jurídica entre eles e o governo. Segundo Jean, estão cobrando direitos como adicional de insalubridade e a efetivação, mas a defesa do município tem “emperrado” o curso normal do processo questionando, novamente, a legalidade da documentação que os manteve no cargo.

O mesmo advogado que venceu a briga com o governo em 2009 esteve ontem, 11, na cidade para tentar levar o novo processo adiante.

DEFESA DO GOVERNO

Tentei contato telefônico com o secretário municipal de saúde, Cláudio Paz, às 18h10 de ontem, sem sucesso. Estamos aguardando o retorno da ligação para postarmos a defesa do governo.

15 comentários sobre “Guardas de endemias acusam governo de perseguição”

  1. A defesa do município será feita com certeza por um internauta chamado Antonio Rodrigues, que rebate toda e qualquer crítica feita ao governo Zito.

  2. Risos já trabalhei na sucan sou morador de codó conheço todos os que lá estão e afirmo nunca existiu seletivo, tudo fajuto, este documentim feito as preças as vesperas do biné sair com data retroativa.
    todo mundo de codó sabe que não todos foram colocados lá por indicação, este seletivo só existiu neste papal, pois ninguem de codó ficou sabendo… risos neste caso a justiça foi injusta com os outros agentes em acreditar nesta farça, fajuta… só conversa para boi dormir, se zito tivesse uma boa acessoria tinha anulado todos os atos de bine assim que entrou na prefeitura e isto ai não servia de nada a não ser para lipar a bu….

  3. rapaz esse Raimundo Ribeiro nem trabalha e como é que ele quer ganhar salario bom, passa o tempo todo fazendo bicos ou será que ele pensa que eu não sei quem ele é?
    Raimundo Ribeiro, vc não ta sendo honesto com seu patrão, trabalhe e depois sim vc pode cobrar. se colocarem uma fiscalização vão ver que eu to com a razão

  4. ESSES SAO TODOS FARINHA DO SACO DE CAMILO,JEAN,RAIMUNDO DOIDO RIBEIRO,ENTRE MEIA DUZIA,SÓ QUEREM FAZER BADERNA,ONDE É QUE ESSE (..) TRABALHA MESMO,ESSE CARA NUNCA TRABALHOU,SÓ DEPENDE DA COITADA DA MAE,ESSE É PREGUIÇA DE MAIS,BOM DE UM BASEADO EM…ESQUEÇE CAMILO,FÇA COMO ELE,NAO TEM QUEM FAÇA LARGAR A MULHER UM MINUTO-SE QUER.RARARARARARARRARARARAARRRA

  5. RAPAZ ESSES CARAS DA ENDEMIA DEVERIA E TEM VERGONHA NA CARA E IR ESTUDA ELES QUEREM SER EFETIVADOS SE NAO FIZERAM NUNCA UM SELETIVO ISSO SÓ ACONTECE EM CODO.PREFEITO ZITO FAÇA SUA PARTE FAÇA UM SELETIVO PARA DEPOIS SIM PODER EFETIVA O POVO.MAIS CASO CONTRARIO NAO FAÇA…. ESSE POVO QUEREM SER MERECIDO DEMIAS VÃO ESTUDA.

  6. antonyo rafael, não estou fazendo a defesa do Prefeito Zito neste processo, mas uma coisa eu te afirmo se o Prefeito me ouvisse ele teria feito uma demissão em massa de alguns parasitas que estão infiltrados nessa categoria, a maioria sai pra rua dizendo que vão trabalhar, vão fazer outra coisa menos o que eles são pagos pra fazer, é isso é o que você esta defendendo!!(pessoas que ganham salario sem a minima de responsabilidade) eu mesmo já vi vários agente de endemias sentados em calçadas!! outros nem vão trabalhar, se você não é cego de vista também já deve ter presenciado o que estou te dizendo (pois cego de consciência eu sei que és)
    Louca!!!

  7. A verdade é que esses agentes não gostam de trabalhar e tem gente que passa a mão, tem gente viajando e tá recebendo, tem gente que não vai no trabalho e tá recebendo, tem doido, maconheiro, mão ligeira e tudo quanto não presta ai nesses agentes, agora como é que vão efetivar vcs se não fizeram seletivo, cadê as portarias, diario oficial do municipio, e ainda são contra o prefeito que paga essa corja em dia, durma com um barulho desse.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  8. Esses caras ai, fizeram varias pais de familias que o zito tinha colocado para trabalhar no combate a edemias, serem demitidos para eles ganhar o lugar dos outros no grito, atraves destes documentos forjados, dizendo que fizeram seletivo, só se foi escondido na casa do seu bine. deveriam era ter vergonha de enganar a justiça com documentos duvidosos… pode se perguntar em codo, quem viu o tal seletivo no governo de bine, ninguem vai dizer que viu porquer não existiu, foi só apadrinhamento como sempre acontece, o zito mesmo colocou os deles mais os gostosos ai conseguiram tomar na marra, mesmo assim ao ganhar sairam mangando dos outos coitados que ficaram desempregados, trabalharam a campanha eleitoral para zito visando um emprego que foi tomado na marra por estes caras ai, ai depois que ganharam na marra, ninguem quis saber de trabalhar, só que eles querem é o salario. é uma vergonha.

  9. sabios são aqueles que não perdi seu tempo discutindo com idiotas,pois eles ti vencem pela esperiencia e ainda te rebaixa ao nivel deles,se tem direito tem que recorrer mesmo,assim como os professores e os acs que apesar de estar efetivos ainda não rebceberão seus vencimentos e outros beneficios,boa sorte e que Deus elumine vc´s por mas essa luta,e abençoe tambem essas pessoas que fasem comentarios sem um pingo de conhecimento ou não ler os dereitos de um trabalhador ou siplismente são apenas p..s.. do ezecutivo.

Deixe um comentário