HISTÓRICO – Pedro Belo ficou mais poderoso que Biné Figueiredo

Depois que os codoenses foram as urnas dia 5 de outubro deixaram pairando sobre minha Codó um possível desenho novo da nossa velha política.

Belo superou Biné em votos dentro de Codó
Belo superou Biné em votos dentro de Codó

Falemos, então, nesta, só daqueles que ficaram do lado do governador eleito Flávio Dino (PCdoB), com foco no vereador Pedro Belo e no ex-prefeito de Codó, Biné Figueiredo, com seu filho, deputado Camilo (PR).

QUEM MERECE?

Há um zum zum zum na cidade que discute uma pergunta crucial, pós-eleição: QUEM MERECE PRIORIDADE, NESTA REGIÃO, DENTRO DO GOVERNO DE FLÁVIO – BINÉ OU PEDRO BELO?

Colocando apenas os dois na arena – já é fato que nenhum dele transferiu a totalidade de votos que teve Dino em Codó.

Se juntarmos os votos de Belo e Camilo (expressão de Biné) só beliscar os votos do governador eleito aqui dentro (mais 29 mil), portanto não é concebível ligar tal votação ao potencial de transferência de ambos. A boca dos codoenses é uma só – ‘o povo quis e pronto’.

Mas, individualmente, os dois podem ser avaliados precisamente e Belo, por incrível que pareça, botou Biné no bolso. Basta olhar os números que saíram das urnas este ano:

  • Pedro Belo – 12.821 votos dentro de Codó
  • Camilo Figueiredo –  só 9.021 (transferidos por Biné)

Só olhando para eles (votos) dá pra ver que Biné ficará renegado à segundo plano se Flávio Dino realmente honrar o nome que construiu ao longo desta campanha. Ou fator que pesa contra Biné e seu grupo é o tempo.

Belo é amigo de longas datas, viveu tristezas e a alegria de 2014 depois de muita taca. Biné pulou no momento certo.

Então, se tiver algo para ser controlado nesta regional (Codó, Timbiras, Coroatá, Peritoró, Alto Alegre do Maranhão e São Mateus) e sabemos que tem (Regionais da Saúde, Educação, CETECMA, UPAs, Hospitais regionais), seria uma grande injustiça deixar Pedro Belo, caso queira ser gestor, do lado de fora ou renegado à segundo plano.

Vou ser mais direto, seria uma brutal covardia.

21 comentários sobre “HISTÓRICO – Pedro Belo ficou mais poderoso que Biné Figueiredo”

  1. Vou contar um segredo pra vocês aqui do blog, um aliado de primeiro escalão perguntou certa vez a Flávio Dino como ficaria a situação de Pedro Belo com a adesão do todo poderoso Biné Figueiredo, sabe o que o Flavio Dino respondeu para este aliado?

    “Eu não tenho acordo com Biné, quem fechou com ele foi Zé Reinaldo” palavras do governador.

  2. Acredito que observar quem teve mais votos dos dois em codo nao serve de medida…pois pra federal o numero de candidatos era bem menor que pra estadual…pra federal eram apenas 2 da terra e para estadual eram varios da terra e ainda o candidato de zito..acho q o governador vai valorizar tanto bine e camilo que foi uma importante apoio em codo ja q zito..fc e o ricardo archer estavam com lobinho..mas pedro belo foi importante tambem e merece ser prestigiado…

  3. OUTRA PARTE da eleição em Codó. A eleição de FLÁVIO DINO aqui em Codó assim como em todo MAranhão foi uma VONTADE DO POVO que Não queria MAIS a TURMA que estava no PODER. Em cada cidade,vc via o povo falando que queria O NOVO. E os líderes aproveitaram essa ONDA e montaram sua estratégias de campanha.

    Pedro Belo não tem “esse” tanto de votos,pois quem votou nele NÃO QUERIA o ricardo E SE ele fosse o melhor o povo teria votado ele,BASTA VER a ABSTENÇÃo eleitoral: quase 30 mil votos,a MESMA VOTAÇÃO DO RICARDO MAIS O PEDRO. Codó tem lideres FRACO,pois não ALEGRA o povo nem pra SAIR de CASA para ir votar.

    O Biné sem dinheiro e só com o apoio de alguns amigos(pois teve “amigos”que trairão nesta eleição), deu uma votação de 9.021 votos a Camilo,que corre o risco de ASSUMIR,pois tem um deputado que é o Hemetérico Webe,da mesma coligação,que DEVE PERDER o mandato.

    Sendo assim, Pedro Belo,não é tão Belo na politica como quer passar uma imagem de lider. Líder não articula o fim dos amigos do passado.CONQUISTA O POVO,agrega valores e mostra poder com a vitória da cidade. Codó está fraca. Cargos vem e vai. Eleição vem e vai. Amigo vem e fica.

    1. ANTONIO FERREIRA COSTA E SILVA , chega de blá,blá,blá, e fala logo que tú é BINÉ …. FIGUEREDO,o povo …. ” 2016 BINÉ NUNCA MAIS ,XÕ FAMILIA DE …., renovação em codó , pra fazer muito mais É COM PEDRO BELO a cara da RENOVAÇÃO E DO DESENVOLVIMENTO.

  4. PEDRO TEVE UM CANDIDATO A DEPUTADO ESTADUAL DURANTE TRES MESES PEDINDO VOTO PRA FABIO MACEDO ESSE RAPAZ TEVE APENAS QUINHENTOS VOTO; BINE PEDIU VOTO PARA PAULO MARINHO JUNIOR SO TRES DIAS E TRANSFERIU MIL E QUINHENTOS VOTO; E AI QUEM TEM MAIS FORÇA.A PRIMEIRA VISITA DE FLAVIO DINO A CODO SEM A PARTICIPAÇÃO DE BINE JUNTARAM SO UMA MUQUEQUINHA DE GENTE. COM BINE FORMOU-SE UMA MULTIDÃO

  5. Não há nem o que se perguntar com relação a isso: é obvio que o representante do Flavio Dino sempre foi o Pedro Belo e lógico que é ele que tem que ser em primeiro lugar.Esses outros sempre foram puxa de outros adversários e quando já estava no final da campanha que foram fazer barulho para dizer que era 65 são um bando de interesseiros,isso sim: bando de folgados esses figueiredos.

    O Pedro sempre foi fiel….foi o único que sempre acreditou todo tempo no Flavio Dino.

  6. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk a melhor piada do dia!!!! Que poder é esse????? Pedro Belo quase não se elege vereador na última eleição. Foi por pouco!!!!! Essa boa votação de PB para dep. federal foi simplesmente porque o povo gosta de votar em candidato da terra e não queriam Ricardinho, só isso!!!! Cade esse poder todo e deu uma péssima votação para seu dep. estadual…..Se for pensar por outro lado, Biné que é mais poderoso!Pois, deu 9.000 para Camilo. E olha que tinha muitos candidatos de fora, inclusive um apoiado pelo prefeito, com a máquina na mão, e gastando horrores para se livrar do tribunal de contas. Essa matéria ai é muito fajuta!!!!!

  7. sayd para vereador em codó pense nisso rapaz, agora pedro b. e biné se ele acham que os votos que flavio dino teve foi por causa deles, aaaaaaaaaa sabe de nada, veja só o meu caso, não voto e nunca votei em pedro belo, biné e muito pior em camilo, não simpatizo com os sarney então só sobrou o flavio dino votei nele por falta de opicão

  8. vejo que você se equivocou-se querido acelio,em dizer que pedro esta mas poderoso que biné,poi acho que pedro so foi expressivo porque tinha poucos candidados da terra..e o povo gosta de vosta quem e da terra..ja camilo apoiado por bine conseguio mtos votos disputando com varios de codo i com o candidato do zito.

  9. Pedro Belo, com certeza é o representante de Dino em Codó. Mais importante do que isso, é conseguir benefícios para Codó, que sempre ficou em segundo plano nos governos de Lobão e Roseana Sarney. Aqui falta:
    01 Hospital materno-infantil,
    01 viva cidadão ou algo do gênero(não sei que nome o novo governo dará para tal serviço, que é essencial),
    01 unidade do corpo de bombeiros,
    01 prédio e mais cursos para UEMA,
    Mais professores para rede estadual de ensino
    01 AGERP que funcione. EMFIM uma série de ações/serviços que BENEFICIE a POPULAÇÃO, pois essa historia de beneficiar meia dúzia de pessoas é coisa de ROSENGANA. Era isenção total de ICMS para seu chiquinho, era secretaria de faz de contas para o seu R, era um adia cassação para o sr. Zito. Chega! agora é a vez do POVO.

  10. Fico triste com uma cidade como a nossa:Codó. O Povo DESEJOU o Flávio Dino,mas o P. Belo Não conseguiu SE JUNTAR ao desejo do povo de Codó e o Ricardo Archer foi derrotado pelo grupo do Prefeito,basta LER os resultados de 2010 e 2014. Agora Codó já tem SEUS candidatos a Prefeito. Em que VC votaria nesta relação: João dos Plásticos (45) ou Pedro Belo( 65 )ou Ricardo Archer (17 )Ricardo Torres ( 43 ) ou Chiquir do SAAE (43). Isso sem contar com o candidato do PDT (12 ).

  11. O ACÉLIO, COMO BOM JORNALISTA, “”APAGOU””, “”RETIROU O MEU COMENTÁRIO SOBRE O ASSUNTO DA SUA REPORTAGEM””. FAZER O QUE, O BLOG É DELE E ASSIM NÃO REPETIREI.

  12. Bom dia, sou Raiany Barbosa concordo com alguns comentarios, quando se referem que seu Bine tem mais poder que seu Pedro Belo, embora ele tenha conseguido benefios, como por exemplo tendo a UPA em maos, levando doutores para consultar na zona rural com sua acao dia de cuidar aos finais de semana.Bom mas analisemos seu bine podemos dizer que seu Bine tem poder ainda, ele nao esta sabendo planejar suas taticas.

    Concordo quando disseram que na primeira vez que Seu flavio Dino veio deu pouquissima gente e ja na segunda juntamente com Seu Bine formou-se uma multidao, lembrando que ele ainda na cidade tem drus votos garantidos.Portanto pra mim seu Bine tem PODER, so apenas relaxou, ou dentro do grupo fele mesmo tem pessoas que o trae.

Deixe uma resposta