Igreja Católica de Timbiras lança Campanha da Fraternidade 2012

Campanha da Fraternidade 2012

Dia 04 de Fevereiro aconteceu em Timbiras o lançamento da Campanha da Fraternidade 2012. O evento de apresentação aconteceu no Centro Paroquial, e teve a participação de religiosos (as), de fiéis e de colaboradores da Igreja Católica. Este ano o tema da Campanha é: “Fraternidade e Saúde Pública”, que tem como lema: “Que a Saúde se difunda sobre a Terra”.

A Enfermeira Ducinéia Angelim proferiu palestra sobre a questão da vida saudável, e explicou aos participantes o conceito científico de Saúde. Ducinéia Angelim comentou que para a ONU/OMS Saúde significa: “Um processo harmonioso de bem-estar físico, psíquico, social e espiritual, e não apenas a ausência de doença”. O conceito atual leva em consideração a dimensão religiosa e de fé em Deus, onde o sobrenatural e o transcendental têm importância na cura das enfermidades.

No documento oficial da CF 2012 a CNBB esclarece seu objetivo: “Refletir sobre a realidade da saúde no Brasil em vista de uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção aos enfermos e mobilizar por melhoria no sistema público de saúde”.

A Enfermeira Ducinéia Angelim, falando sobre a realidade local, argumentou sobre os serviços de saúde oferecidos em Timbiras, e citou os 4 principais: “ Em Timbiras, oferecemos tratamento imediato para as seguintes doenças ‘Gravidez e diarréia neonatal, Hanseníase, Tuberculose,e Hipertensão’. É importante lembrar sobre a necessidade da prevenção e da Educação em Saúde”.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promove a Campanha da Fraternidade desde o ano de 1964, “como itinerário evangelizador para viver intensamente o tempo da quaresma”. Para a CNBB: “A Igreja deseja sensibilizar a todos sobre a dura realidade de irmãos e irmãs que não têm acesso à assistência de Saúde Pública condizente com suas necessidades e dignidade”. A meta da Campanha deste ano é o alcance de uma saúde integral da pessoa humana.

Na tradição cristã existe a crença na cura de enfermos por Jesus Cristo. Vários relatos da Bíblia no Novo Testamento mostram Jesus como o “Grande Médico e Salvador da Humanidade”. O tema da Campanha da Fraternidade 2012 é inspirado no Livro de Eclesiástico, (Eclo 38).

Por Hildenilson Sousa

Assessor de Comunicação/Câmara Timbiras

Deixe uma resposta