A implantação da Ouvidoria do SUS de Codó aconteceu na manhã de ontem, 27, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Codó. A
cerimônia de lançamento contou com autoridades municipais da área da saúde, representantes do governo municipal e a Ouvidora Estadual do SUS, Maria Neuza. Na mesa de apresentação do novo departamento estavam presentes o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Cláudio Paz, Secretário de Planejamento, Pauly Maran, representando o Prefeito de Codó Zito Rolim, o Vereador Max Tony, representando a Câmara de Vereadores do Município, Eliel Lima, Presidente do Conselho Municipal de Saúde, além da Ouvidora do Estado.
Durante a reunião, O Secretário de Saúde Cláudio Paz enalteceu a criação da Ouvidoria e disse que o núcleo irá formar um elo de maneira integrada com a população de Codó e os órgãos da administração ligados a saúde. O Secretário explicou que o papel da Ouvidoria é estabelecer um canal de comunicação permanente entre a administração e o cidadão codoense, além de buscar respostas e soluções com qualidade e clareza, reforçando a gestão participativa preconizada na gestão Zito Rolim.
“Estamos vivendo uma nova situação, com novos investimentos, como a reforma total do HGM, criação de novos leitos, e agora, a criação da Ouvidoria do SUS. Isso representa a boa intenção e boa vontade do prefeito Zito Rolim em trabalhar com a participação da população de Codó”, comentou o secretário.
Para o representante do Poder Legislativo, Vereador Max Tony, a iniciativa aproxima a administração cada vez mais do cidadão, mantendo a filosofia da gestão democrática.
“A Ouvidora deve atuar de maneira fundamentada na opinião popular, que levará críticas construtivas, opiniões e sugestões para melhorias na saúde. É uma oportunidade de não se fazer a crítica pela crítica. As demandas devem seguir um conjunto de valores, no bom senso e se basear em princípios éticos, capazes de garantir um melhor olhar para a saúde de Codó. Isso possibilitará identificar oportunidades de melhorias”, defendeu o parlamentar.
De acordo com o Ouvidor Municipal, Jeferson Abreu, o trabalho da Ouvidoria deve ser focado nas demandas diárias da população, nos detalhes do dia a dia da saúde e em fatos e relatos dos que mais precisam “A Iniciativa da implantação da ouvidoria vai possibilitar obter informações e reivindicações das pessoas que mais precisam da saúde. Essa medida possibilitará efetuar ações que agreguem valor as unidades de saúde de nosso município”, observou Abreu.
A Ouvidora do SUS para o Estado do Maranhão, Maria Neuza, disse que a unidade de ouvidoria do SUS em Codó criará uma via de informações muito salutar entre as ações da saúde no município e as respostas do Governo do Estado. “As demandas serão enviadas para as áreas responsáveis na esfera estadual e até federal, e as respostas serão retransmitidas dentro um prazo menor”, finalizou. A Ouvidoria do SUS em Codó funcionará no prédio da Secretaria de Saúde. No centro de Codó.
Raphael Fernandes/ASSCOM Prefeitura de Codó
12 Responses
Para ser Conselheiro deve ter alguma escolaridADE? ou conhecimento de legislação da área? Tô só perguntando.
Edmundo,vc é mesmo debochado e metido a besta. Tu tá é no Maranhão meu xapa. Quanto menor a escolaridade melhor para eles mandar. Como eles não sabem ler direito,vão perguntar ao quase prefeito ricardo torres,até a ATA quem elabora é o pessoal de confiança do ricardo,eles só faz passar a limpo,para ninguém desconfiar nas letras. Mas tá chegando uma fiscalização do Ministério da saúde e polícia federal para ver se tem desvios. Ouvidoria ? Ouvir o que? Basta ir nos postos de saude 2 horas da manhã.
Votei no zito e no leonel. mas até hoje espero pela vaga que mi prometeu. Lá em casa foi 6 votos tirado do biné pru zito,3 voto pra maria paz e 3 pro leonel. Mas se eu pudece voltar no tempo. não fazia mas o que fiz. falei com o augusto serra e ele dise que tava certo.
Para ser conselheiro precisa ser baba… do “Senhor da Dor” e acatar suas ordens, seus caprichos e seus chiliques. Simples!
Eu quero ver essa ouvidoria funcionar aki em Codó, já que a população não tem vez nem voz. Muito pelo contrário, se vc faz uma critica ao governo é imediatamente tratado com grosseria e na mesma hora vc é ignorado dentro dos órgãos públicos municipais!
pra quê ouvidoria melhor que os meios de comunicações? Isso é uma forma do povo reclamar para tal ouvidoria e ficar por isso mesmo.
Corajosos…
FOI SITADO NOME DE TODOS MENOS DO COORDENADOR DO CARTÃO SUS OU SEJA DO FRANCISCO JEFFERSON ABREU! O QUE HOUVE?
Olhe melhor o ….!!!
cerimônia de lançamento contou com autoridades municipais da área da saúde, representantes do governo municipal e a Ouvidora Estadual do SUS, Maria Neuza. Na mesa de apresentação do novo departamento estavam presentes o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Cláudio Paz, Secretário de Planejamento, Pauly Maran, representando o Prefeito de Codó Zito Rolim, o Vereador Max Tony, representando a Câmara de Vereadores do Município, Eliel Lima, Presidente do Conselho Municipal de Saúde, além da Ouvidora do Estado.
falo nesse ponto acima!
O jeferson do Codó noticias é que é o ouvidor? Ele não sabe nem ler gente, é só olhar o site dele e ver a quantidade de erros de portugues, e outra, tudo q o Dr da dor fala ele acata. vai dar merda isso ai
Concordo em grau, numero e gênero Roberto o Jéferson e cria do Secretário tu acha que eles iriam colocar como ouvidor quem fosse independente esse povo do governo pensa que nós somos tapados isso ai não vai dar em nada e quem reclamar ta é lascado se for servidor ta é demitido temos é que ir para as ruas de Codó pedir a saída do secretário demagogo e sua corja até os aliados dele fala mal o diretor do CAM disse que nunca recebeu o dinheiro da campanha e foi visto na casa do Dep. Camilo TE CUIDA ZITO tu tá criando cobra pra te morder