Quem é de Codó e Timbiras só resolve problemas na Justiça do Trabalho se for à Caxias. Isso representa gastos para o cidadão e muitas vezes vira até motivo de desistência da busca por direitos já adquiridos, daí a importância, sustentou-nos o juiz federal do Trabalho Dr. Higino Galvão, da Vara Itinerante, ou seja, aquela que vai até quem precisa dela.
“A finalidade da Justiça é, pelo menos, é trazer justiça e paz social e eliminar estes custos, as pessoas já têm tantos custos, tem um crédito pra receber e ainda vai gastar mais com isso, não, nossa intenção é eliminar o máximo os custos e facilitar do acesso da pessoa à justiça”, disse
Durante 4 dias, trabalhadores de duas cidades puderam participar de audiências da Justiça do Trabalho realizadas no Fórum de Codó, encerradas ontem, quinta-feira, 5 de março de 2020.
Sessenta e um processos foram postos em audiências durante esta itinerância aqui no município, 50 de trabalhadores de Codó e 11 de Timbiras.

“Por um lado financeiro, também a distância, melhor aqui, é mais perto e também a questão da agilidade, resolve rápido, ficou por aqui mesmo”, disse a professora Josenilde Lira
A auxiliar de serviços gerais, Mice Maria Dutra destacou que nem precisou faltar ao serviço, como seria necessário se fosse em Caxias.
“Não precisa perder um dia ou dois dias de serviço…SE FOSSE PRA CAXIAS…a gente ia perder um dia ou dois, né”
O juiz e sua equipe também aproveitaram a itinerância para tentar resolver a execução de processos antigos, parados por falência de empresas ou falta de localização de patrimônio que possa ser usado para pagar trabalhadores.
Iniciativa do deslocamento da Justiça para Codó foi elogiada por todos.

“É mais fácil a Justiça se deslocar pra atender um determinado número de pessoas que tão precisando de acesso á Justiça do que, as vezes, um elevado número de pessoas ter que se deslocar, ao mesmo tempo, pra outra cidade pra ter acesso a um direito que as vezes tá sendo negado, então por isso é tão importante esta itinerância da Justiça do Trabalho”, concluiu o advogado trabalhista, Dr. Leandro Cardoso
2 Respostas
Parabéns pela iniciativa. Atitudes como essa fazem muita diferença para o cidadão.
Por que nossa cidade de Codó nao pode ter seu próprio juiz do trabalho , ainda ficamos a merce da cidade de Caxias , temos mais de 120 mil habitantes , ta na hora de Codó andar com sua própria perna , parar de ter que nos deslocar tudo pra Caxias e ganharmos nossa independência .