
O prazo final para julgamento de pedidos de registro de candidatura, de acordo com o Calendário Eleitoral, é dia 5 de agosto, mas em Codó 100% dos processos já foram julgados pelo juiz titular da 7ª Zona Eleitoral, Pedro Guimarães Júnior.
O prazo final para substituição de candidato, conforme a legislação eleitoral segue até o dia 8. Foram computados três indeferimentos e uma renúncia. Antônio Luz, candidato a vereador pelo PPS – dupla filiação partidária; Leda Torres(DEM) – Afastamento do Partido, Heloeme Lisbino (PP) e Francisco Araújo “Mano Xixim” (PCdoB) – renúncia.
No caso de Mano Xixim, o Partido já fez a substituição do ex-candidato. Os demais estão com recursos no TRE-MA e seguem com suas campanhas normalmente.
O juiz firmou que todas as coligações que disputam as eleições em Codó cumpriram a regra prevista na legislação eleitoral e que reza que 30% dos candidatos terão que ser do sexo oposto à maioria.
No Sistema de Registro de Candidatura do Tribunal Superior Eleitoral (DivulgaCand), é possível conferir o andamento do julgamentos dos pedidos de candidatura em todos os municípios do Maranhão.
FONTE: Correio Codoense/Francisco Oliveira