LIXÃO de Codó continua degradando e os vereadores ‘não tão nem aí’ para o problema

O lixão continua sendo o local inadequado de depósito de todo tipo de resíduos sólidos de Codó, inclusive material hospitalar.

Lixão de Codó na atualidade
Lixão de Codó na atualidade

Desde que a pressão do Governo Federal aumentou para que os municípios acabem com este tipo de destinação final do lixo, Codó em nada avançou.

O máximo que  conseguiu fazer até agora foi elaborar o seu Plano Municipal de gestão desses resíduos que é, na verdade, o primeiro passo de um longo caminho até a transformação do lixão num aterro sanitário.

VEREADORES ‘NÃO TÃO NEM AÍ’

Este plano foi elaborado em agosto de 2012, mesma data em que foi protocolado  na Câmara de Vereadores. Ocorre que até hoje ele nunca foi levado ao plenário para ser discutido e votado.

Nós estivemos no parlamento municipal, no dia 10 de junho, quando desenvolvíamos esta reportagem para a TV Mirante,  e até percorremos alguns gabinetes que seriam de vereadores ligados à Comissão do Meio Ambiente, além de termos estado também na recepção da sala da presidência.

Um assessor do presidente da Casa Legislativa informou que Gracinaldo Ferreira seria o presidente da Comissão e nos levou ao seu gabinete pessoal, mas às 9h36min da manhã, a porta ainda estava trancada.

Quando estivemos batendo na porta do gabinete do vereador
Quando estivemos batendo na porta do gabinete do vereador

Na recepção telefônica, uma atendente nos passou o telefone celular do parlamentar, que gostaríamos de ouvir sobre a aprovação do plano municipal. Ligamos, uma só vez, e não fomos atendidos.

FERDINANDO CRITICA

O secretário municipal Ferdinando Rocha, antes de se defender em relação à falta de ação de Codó para eliminar o lixão criticou a não discussão do plano na Câmara e disse que se ele viesse a ser posto em votação atualmente já estaria defasado.

 “Que hoje em 2015, com certeza, se encontra defasado. A população já aumentou, a produção de lixo também tem aumentado, a logística da coleta e destinação final também mudou, então ele precisa ser reformulado, existe ainda a outra obrigação que é a da construção do plano sanitário, o plano gestão sanitária então ele é mais completo e mais completo que envolve não só resíduos sólidos, mas a questão e água e esgoto”, criticou

Secretário denuncia que plano está engavetado desde agosto de 2012
Secretário denuncia que plano está engavetado desde agosto de 2012

ATERRO OU USINA?

O ideal, pelas recomendações do Governo Federal,  é que cada município construa um aterro sanitário, mas também podem optar por uma usina de reciclagem, ideia que parece agradar mais ao secretário codoense.

O problema é que, segundo ele, não existe recurso financeiro para tanto, nem os municípios vizinhos desejam se unir em consórcio para acabar com o problema.

 “Uma usina de reciclagem ela tinha uma separação mais adequada, uma  destinação mais adequada ás nossa realidade porque ela absorveria materiais diversos, a gente conseguiria gerar renda com a comercialização desses produtos a serem separados, acondicionadas e depois comercializados com as próprias famílias que já trabalhavam e sobrevivem da reciclagem no próprio lixão de Codó…O PROBLEMA É DINHEIRO, FALTA RECURSO? Também, o governo federal exige dos municípios, mas não tem dado o caminho das pedras”, disse

6 comentários sobre “LIXÃO de Codó continua degradando e os vereadores ‘não tão nem aí’ para o problema”

  1. Semana passada neste dia neste horário eu estava lá na Câmara para assistir e prestigiar a mesma e foi informado que então o Edil GRACINALDO FERREIRA, aconteceu um imprevisto que o mesmo teve que se deslocar a uma outra cidade vizinha de Codó para resolver um problema e então o mesmo tinha pedido a vereadora Maria Paz para presidir a comissão em seu lugar.

  2. Gabinete de Vereador é para ficar abertos para atender a população. Pessoas humildes ficam em corredores esperando, quando o povo procura alguns, nem os seus asessores ficam no gabinete para atender a pessoa, porta trancada. nas Eleições eles batem na nossa porta pedindo votos. GABINETE DE VEREADOR TEM QUE FICAR ABERTO PARA ATENDER O POVO.

  3. Junior mais foi de forma Honesta que ele entrou né foi eleito, infelizmente a reforma política de ser eleito o mais votado não foi aprovada. Ruim muito ruim se o vereador teria sido eleito em algum esquema de …. ou algo do tipo

Deixe uma resposta