Fale com Acélio

Governadora Roseana Sarney

Com a posse, quinta-feira (5), do deputado Marcos Caldas no governo do Estado, onde cumpre interinidade até a próxima sexta-feira (13), o Maranhão atinge a marca histórica e surpreendente de ter cinco governadores no curto espaço de quatro meses. E poderia ter sido mais, não fossem os interesses pessoais dos que estão na linha de substitutos da titular do cargo.

Além de Roseana Sarney (PMDB), que é a única legitimada pelas urnas para exercer o cargo, também passaram pelo Palácio dos Leões, o vice-governador Washington Oliveira (PT), o deputado Arnaldo Melo (presidente da Assembleia Legislativa), o desembargador Jamil Gedeon (ex-presidente do Tribunal de Justiça) e agora Marcos Caldas (vice-presidente da Assembleia Legislativa).

Tantas alternâncias não fariam o menor sentido, não fosse a vaidade de alguns dos que tiveram o privilégio de governar o estado, ainda que fosse por apenas alguns dias. O atual presidente do TJ, Antônio Guerreiro Júnior, só não se tornou governador também porque isto afetaria um projeto político pessoal, pois sua esposa é candidata a prefeita do município de Guimarães, ou seja, ele a tornaria inelegível, segundo a lei eleitoral.

Quando saiu do país no início do ano, para uma viagem à França, a governadora Roseana Sarney passou o cargo ao vice, mas este se licenciou e passou o comando ao presidente da Assembleia, e este, depois de cumprir quatro dias de mandato, entregou a faixa ao então presidente do TJ, dando-lhe a chance de inaugurar, como governador, o novo forum de Justiça de Caxias, sua cidade natal.

Com a nova viagem internacional, agora para os Estados Unidos, Roseana novamente passou o cargo ao vice, e este se licenciou, quando já estavam licenciados também o presidente da Assembleia e do Judiciário, restando como opção o vice do Legislativo, que substituiu o presidente. Arnaldo Melo também não pôde se tornar governador interino porque sua filha é candidata a prefeita de Colinas.

O vice-governador Washington Oliveira também abriu mão de continuar no cargo após o 5 de abril, porque esta é a data limite para desincompatibilizações dos que vão concorrer na eleição deste ano.

FONTE: Site MARANHÃO HOJE

Deixe um comentário

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

FACULDADE IPEDE

Medicina Integrada – Pedro Augusto

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

PREPARATÓRIO PARA CONCURSO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

PHARMAJOY

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

 

 

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

Mundo do Real

Reginaldo

Baronesa Janaína

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias