Fale com Acélio

Por Mayara Rabelo

Mesmo sendo um dos métodos contraceptivos mais eficientes e famosos do mundo, a pílula ainda exige alguns cuidados. Ingerir o comprimido em horários irregulares ou esquecer-se de tomar a pílula é um dos fatores que diminuem a eficácia do contraceptivo.

E para evitar surpresa, é necessário aderir o medicamento à sua rotina e seguir todas as orientações médicas.  Segundo a ginecologista e obstetra Erica Mantelli (CRM-124.315) para que a pílula seja, de fato, eficaz e não apresente falhas é preciso tomar todos os comprimidos da cartela sempre no mesmo horário.

“A pílula anticoncepcional age no organismo feminino inibindo a produção natural de hormônios e, consequentemente, inibe a ovulação. Além disso, altera a camada interna do útero, impedindo a implantação do embrião e tem a capacidade de alterar a movimentação do óvulo nas trompas e no muco vaginal, comprometendo a passagem dos espermatozoides nas paredes vaginais”, explica. No entanto, antes de começar a usar qualquer método anticoncepcional, é imprescindível procurar um médico para ser examinada e apenas o especialista pode indicar o melhor método para o seu caso.

“A pílula anticoncepcional oral é composta de uma pequena quantidade de hormônios iguais aos produzidos pelos ovários. É necessário fazer a ingestão diária sempre no mesmo horário para que tenha a eficácia esperada. Apesar de ser um excelente método apresenta muitas contra-indicações e o uso do anticoncepcional sem acompanhamento médico pode colocar a saúde em risco.”, destaca Erica Mantelli.

Os anticoncepcionais podem ser encontrados em cartelas contendo de 21 a 28 comprimidos, sendo que os de 28 são de uso contínuo, ou seja, sem interrupções. Já as cartelas com 21 comprimidos oferecem uma pausa de uma semana ao terminar a cartela. Nesse período, normalmente, a mulher menstrua uma nova cartela deve ser iniciada no oitavo dia do sangramento, independente dele ter cessado ou não. Existem também cartelas com 24 comprimidos com pausa de 4 dias.

Além disso, é importante respeitar o intervalo recomendado pelo médico entre o fim de uma cartela e o início de outra para que o método funcione de maneira satisfatória. Para que sua eficácia seja próxima de 100% é necessário atentar-se ao que pode interferir no funcionamento da pílula. A ginecologista revela os principais fatores que não devem ser ignorados quando o assunto é pílula anticoncepcional.

“O consumo excessivo de bebidas alcoólicas, e casos de diarréia ou vômito após a ingestão da pílula comprometem totalmente sua eficácia. Há ainda medicamentos que cortam o efeito da pílula no organismo. Na dúvida, procure sempre o ginecologista para esclarecer todas as dúvidas”, alerta.

A eficiência da pílula anticoncepcional pode ser diminuída por:

• Esquecer-se de tomar uma ou mais pílulas anticoncepcionais;

• Atraso em começar nova cartela de pílulas anticoncepcionais;

• Má absorção gastrointestinal devido ao vômito ou diarreia;

• Interação com outros medicamentos que diminuem os níveis de estrogênio ou progesterona.

Um comentário sobre “MULHERES: Cuidado com pílulas anticoncepcionais”

  1. O Ministério de saúde por meio da Portaria nº 318, de 1º de março de 2013, publicada no Diário Oficial da União, em 04 de março de 2013, resolveu suspender a transferência de incentivos financeiros referentes ao número de Equipes de Saúde da Família, de Equipes Saúde Bucal e de Agentes Comunitários de Saúde, da competência financeira de janeiro de 2013, dos Municípios que apresentaram duplicidade no cadastro de profissionais da saúde.

    Tiveram recursos bloqueados, 469 municípios brasileiros, entre eles, diversos municípios maranhenses.

    Acélio entre os Municípios, figura o nome de Codó, confira no blog do Luis cardoso

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Deixe um comentário

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

FACULDADE IPEDE

Medicina Integrada – Pedro Augusto

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

PREPARATÓRIO PARA CONCURSO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

PHARMAJOY

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

 

 

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

Mundo do Real

Reginaldo

Baronesa Janaína

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias