Opinião: Você acredita num grupo que passou 18 anos no poder e hoje fala em caos?

Codó virou Paris por 18 anos e, na época, todos os codoenses foram morar nos Estados Unidos da América.

O advogado Francisco Mendes esteve ontem, 22, no meio de um fogo que já foi cruzado e agora tem outra direção. Não estranhemos, na política o interesse dita as regras, como em qualquer outra área da vida, claro, com uma dose a mais de tudo que você precisa para conseguir seu intento, tudo mesmo.

Nada de proveito se tirou da fala dos ex-prefeitos, nada além de bla-blá-blá. Some todos os anos em que os três estiveram no poder ( 18 anos, como fora anunciado) e se pergunte: Nestes 18 anos Codó foi uma Paris da vida e agora virou o inferno?

Se sua resposta, caro leitor, for SIM, quero aqui afirmar, confesso ironicamente, que durante estes 18 anos, eu estava morando nos Estados Unidos da América ou num belo sono, onde ninguém fez o favor de me beslicar.

18 ANOS DE SAÚDE?

Se nos 18 anos do governo de nossos ex-prefeitos Ricardo, Antonio e Zé não tivemos miséria na periferia, fila no HGM ou SESP para conseguir consulta, falta de médico, codoenses nas ambulâncias direto pra Teresina, falta de medicamento nos postos e outras coisinhas que muita gente ainda lembra, eu, realmente, morei nos Estados Unidos da América por todo este tempo.

A EDUCAÇÃO DELES

O IBGE, censo 2010, afirma que temos algo em torno de 38% de analfabetos acima dos 15 anos de idade, herança secular de governos que não cuidaram da nossa educação. O que houve nestes 18 anos? Ricardo, Zé e Antonio não atacaram estes números, por quê?

Um canta em DÓ MAIOR dizendo que foi o melhor para a educação, mas o Sindsserm já o desmascarou dizendo que na época os salários foram congelados (e não reajustados, desvalorizaram), os outros dois não podem nem abrir a boca para dizer que pagaram bem os educadores.

Faltou merenda na época? Vigias e zeladoras, ganhavam bem mesmo?

Que bom que este assunto nem entrou na pauta do debate. Seria desastroso vê-los afirmar o contrário de tudo que fora indagado neste artigo

PRESTÍGIO versus PERSEGUIÇÃO

Se no governo dos senhores ex-prefeitos houve algum prestígio do governo do Estado, em seus respectivos tempos, eles mesmos, inimigos políticos que eram, trataram de impedir qualquer avanço na minha Codó para que aquele que estivesse no poder não fosse beneficiado.

Se não foi assim, quem mais perseguiu o Zé em seu governo? Alguém lembra? Nem precisa ter memória de elefante. Tinha algum inimigo político de outrora de Ricardo no debate? Alguém que estivera com ele no início e depois foi divergindo, divergindo, divergindo a ponto de mudar de lado, afastar-se? Não sei, você sabe?

O SALVADOR

Além do bla-blá-blá para encher o ego dos ex-prefeitos, repito, nada alguém com o mínimo de senso crítico pôde tirar do debate. Absolutamente nada. Acreditar no grupo de amigos que se apresentou na TV é como ser uma criança e dormir na noite de Natal achando que papai Noel vai descer pela chaminé e deixar um belo presente. Ou acreditar no coelhinho da páscoa, na fada madrinha e por aí vai.

Parabéns ao advogado, Dr. Mendes, pela coerência, pelos números apresentados sobre a realidade de Codó que, realmente, tem tudo e não consegue ser a Paris que os ex-prefeitos tentaram passar que já tenha existido.

Tenho tendências à acreditar em políticos novos, sem manchas, sem fichas. Daí meus elogios ao único com tais características no programa.

Dr. Mendes salvou o debate de um fracasso total, mas não pode marchar no grupo que se apresentou ano que vem, senão vou ter que voltar a morar nos Estados Unidos da América e fundar, por lá, uma colônia de codoenses que tem cérebro funcionando plenamente.

33 comentários sobre “Opinião: Você acredita num grupo que passou 18 anos no poder e hoje fala em caos?”

  1. calma acelio oliveira rolim….acredito no ricardo briga de chiquinho com zito é conversa pra ingles ouvir ,ta ai tua morada noa estados unidos.kkkk

  2. Acélio já o critiquei e farei isso quando achar necessário, mas quero aqui parabeniza-lo pelas colocações.O mal dessa gente é imaginar que todo mundo é bobo. na época deles o salário dos educadores era uma vergonha e não tiveram a coragem de implantar o PCCS. Outra, não havia ambulância nem na cidade imagine na zona rural como agora.O seu Ricardo Archer foi tão bom prefeito que teve todas as contas reprovadas e foi reprovado duas vezes pelo povo: 2004 ao apoiar Zito e 2008 quando a sua candidata não chegou a 1.500 votos. Zé Inácio estva no ostracismo e foi guindado ao cenário politico por Zito Rolim. Aliás concordo com vc: são fantasma do passado que não conseguem assustar ninguém. Até porque a eleição do prõximo ano será polarizada entre Biné e Zito. O resto é só bla, blá, blá.

    1. essa é a vontade do ZITO e o FC OLIVEIRA…. disputar a eleição com o Biné,,,, mais a historia agora é outra o RICARDÃO TÁ DE VOLTA… é a hora de FCZITO vai chegar. te prepara boneka

    2. Aí é que você se engana Alberto Barros. O Zito já é figura morta no sistema político. Passou a ser político de um só mandato por sua incompetência em gerenciar um município. A briga dele com o FC OLIVEIRA é conversa para boi dormir. Todo eleitor já está sabendo disso.

      O povo colocou a confiança no Zito, mas ele traiu a todos os seus eleitores. As pesquisas de boca a boca já confirmam a REJEIÇÃO DO ATUAL PREFEITO. Já é tarde demais para ele consertar o que fez de errado,e só restaa ele terminar o mandato e fazer ao menos algo que limpe a imagem dele na SAÚDE, NA EDUCAÇÃO E EM TODOS OS OUTROS SETORES DO MUNICÍPIO.

      Mas uma vez você como Jornalista errou! Eleição hoje não se ganha somente com DINHEIRO, mas com propostas e soluções…

  3. Se você juntar os 18 anos desses três ex-prefeitos, não fizeram a metadse do que o governo atual fez. São enhanadores e dturpadores da vida real.Malandros que tetam se beneficiar da pobreza espiritual dos nossos eleitores.

  4. Me dá arrepios de ver o Ricardo Archer pousar de bom moço. Ficha suja que (…) dinheiro do SAAE, naão prestou conta do dinheiro da merenda. Lembra da tal cooperativa que lesou centenas de pessoas? Quero crer que o povo codoense nunca mais permitirá esses absurdos em nosso municipio. Dos males esse Ricardo (…) é o pior de todos.

  5. Sou efetiva e não dependo de nenhum politico. Lutei para conseguir a minha liberdade para não ter que engolir esses lobos da politica codoense. Mas de uma coisa sou obrigada a admitir: o atual prefeito merece o respeito dos educadores. Obtivemos conquistas significativas o que não ocorreu em gestões anteriores. Por tudo isso deixou o meu repúdio a esses déspotas da politica que pensam que somos tolos.

    1. Iludida esta V. Sa, me desculpe. As conquistas dos EDUCADORES foram adquiridas através da briga do SINDSSERM, ao longo desse mandato. Foi através da pressão popular que o governo cedeu alguns benefícios, por que se fosse ao contrário até hoje vocês estariam na miséria.

      Graças a sua entidade sindical. Por que se depender desse governo vai acontecer o que eles fizeram. Aprovar UM PROJETO DE LEI para não PAGAR O ABONO AOS PROFESSORES..

  6. Acelio parabens, voce foi agora no ponto G da questao.
    Codo ta na merda, o povo ta pedindo mudança, todos esse ai foram o reeponsavel pela desgraça que hoje essa codade se encontra, codo nao te, saude pouco causa deles. O povo passa fome porque eles nao ensinou o nosso povo a pescar, e sim a pedir.
    Eles fizeram um debate dos ex prefeitos.
    fctv agora faça um debate entre os futuro prefeitos de codo.

    Passado nunca mais
    Passado nunca mais
    Passado nunca mais
    Passado nunca mais
    Passado nunca mais
    Passado nunca mais
    Passado nunca mais
    Passado nunca mais
    Passado nunca mais
    Passado nunca mais
    Passado nunca mais
    Passado nunca mais
    Passado nunca mais
    Passado nunca mais
    Passado nunca mais
    Passado nunca mais
    Passado nunca mais
    Passado nunca mais
    Passado nunca mais
    Passado nunca mais
    Passado nunca mais
    Passado nunca mais
    Passado nunca mais
    Passado nunca mais
    Passado nunca mais
    Passado nunca mais
    Passado nunca mais
    Passado nunca mais
    Passado nunca mais
    Passado nunca mais
    Passado nunca mais
    Passado nunca mais
    Passado nunca mais
    Passado nunca mais
    Passado nunca mais
    Passado nunca mais

  7. Pelo que eu sei isto ai é formação de …. (mais de um L. juntos)
    tudo bomzinho tenho 33 anos e vi todos e cada um pior do que o outro. risoso besta é quem cair neste conte do vigario..

  8. Acélio eu quero aproveitar o seu blog pra fazer a seguinte pergunta?
    ricardo archer agora é (…) ou não ..por que antonio joaquim no ultimo comicio de biné antonio joaquim chamou ricardo archer de fagabundo m… e o maior (…) de codó.e ricardo zé e antonio foram prefeito
    por que eles não deixaram codó uma maravilha em .zito tambem falou tanto de biné e não ta fazendo nada .só sabem é falar mal e na pratica não fazem nada todos são errados e c…..

  9. SE DESSE GRUPO DA MESA QUADRADA SAIR UM CANDIDATO A PREFEITO ME MUDO DE CODÓ, TUDO FIXA SUJA, MENOS DOUTOR NENDES QUE SALVOU A REUNIÃO TELEVISIVA.
    QUERIA SABER ONDE BINÉ COLOCOU A UTI QUE RICARDO DEIXOU!

    QUERIA FALAR PARA A PRÓXIMA MESA QUE VIER QUE CONVIDE O SIMDSSEM PARA FAZER AS PERGUNTAS AO VIVO SE TIVEREM CORAGEM.W

  10. PARA OS NOVOS PRETENSOS LÍDERES POLÍTICOS, VOU DESCREVER UMA PARÁBOLA:

    “OS BOIS, REUNIRAM-SE UM DIA PARA DELIBERAR A SUA SUJEIÇÃO AO HOMEM E A
    MANEIRA DE SE LIBERTAREM. HAVIA ENTRE ELES UM BOI PARTICULARMENTE FOGOSO
    E ELOQUENTE,QUE EMPOLGOU A TODOS E OS CONVENCEU DE QUE A LIBERDADE SE
    TOMA E NÃO SE DÁ,QUE DEVE SER CONQUISTADA NA SUA PRÓPRIA MORADA E QUE A
    SUA PORTA É UMA PORTA ENSANGUENTADA A SER FORÇADA COM CHIFRE SANGRENTO.
    OS BOIS FIZERAM DESSE BOI SEU LÍDER E MARCHARAM ATRÁS DELE AOS GRITOS:
    “PARA A LIBERDADE! PARA A LIBERDADE” E CONTINUARAM A AVANÇAR ATÉ UMA
    CASA CUJAS PAREDES E PORTAS ESTAVAM MANCHADAS DE SANGUE. NESTE MOMENTO,
    RESOLVERAM PARAR, MAS OS AJUDANTES DO LÍDER, COM PALAVRAS INDEFINIDAS,
    SEM OS DEVIDOS SIGNIFICADOS,COMEÇARAM A INCENTIVAR OS BOIS,OPORTUNIDADE
    APROVEITADA PELO LÍDER PARA DIZER-LHES: “EIS A MORADA DA LIBERDADE. E
    EIS A SUA PORTA. ENFRENTAI ESSA PORTA E NÃO DESISTAIS, MESMO QUE VOSSOS
    CHIFRES SE QUEBREM E VOSSO SANGUE CORRA EM RIOS. OS BOIS OBEDECERAM.SEUS
    CHIFRES SE QUEBRARAM, E SEU SANGUE CORREU. MAS NÃO DESISTIRAM ATÉ QUE
    ABATERAM A PORTA E ENTRARAM – E ENCONTRARAM-SE NO MATADOURO.

    PRECISAMOS REFLETIR. EXISTEM PERGUNTAS SEM AS DEVIDAS RESPOSTAS.EXISTEM
    COMPORTAMENTOS SUPER CLAROS,MAS TENTAM ESCLURECELOS.

  11. É interessante ver o desespero do grupo do prefeito e do FC. Como foi dito no programa de ontem a briga do casal (ZITO/FC)realmente é pra inglês ver, haja vista esse blog patrocinado pelo FC defendendo o prefeito.

    Mais interessante ainda é não querer enxergar o desempenho como gestores dos três ex-prefeitos e querer compará-los com um dono de quitanda que recebe ordem de secretários, vereadores e do FC.
    Parabenizo o blog pela divulgação da notícia, mas é lamentável ver um partidário de Rosengana querer falar de algum gestor público.

    Agora como pode o Alberto Barros que é Assessor de Comunicação da prefeitura e apresentador de programa sem audiência querer fazer alguma crítica a alguém depois de ter construído aquela mansão! Será que foi com o seu salarioZITO ou foi com esquema de fardamento escolar?
    Caro Acélio, queria ver você publicar esse comentário, mas será que o seu partidarismo permitirá?

  12. Os Dinossaoros da Politica e o Portal Eldorado, apontam tantas ilegalidades da gestão Zito, mas não são homens sérios, já que nunca tiveram coragem de formalizar suas palavras ao Ministério Público, nem mesmo o Advogado que lá estava presente, fez denúncia formal contra a possível má aplicação dos valores que eles informaram e denunciaram. Zito, Alberto Barros e os outros Rolins, estão deitando e roladando e vcs ficam só de blá, blá.

    .

  13. Acélio, assisti toda a entrevista de sexta-feira, e como uma codoense tenho o direito de dar a minha opinião.
    Por mais defeitos que tenham ocorrido em seus governos, temos que respeitar a opinião dos outros. E não se engane trata-se de 03(três) ex-prefeitos que possuem experiência na política codoense e que deram suas opiniões de forma livre e falaram algumas verdades que o senhor ZITO precisava ouvir, pois afinal de contas ele é mais um que está de forma equivocada ocupando a cadeira de Prefeito(o qual deveria mandar na prefeitura, coisa que não fez até agora). O Município e Codó-MA não tem qualuer prestígio junto ao governo estadual ou federal, a saúde de codó-Ma está na UTI (mesmo com tanto dinheiro), Educação está sem rumo (mesmo com tanto dinheiro) e tantos outros assuntos que foram comentados.
    Parabenizo os ex-prefeitos Antonio Joaquim, Ricardo e Zé Inácio, pela discussão, afinal de contas não estamos em uma democracia ?.
    Quanto ao Dr. Mendes, o mesmo mostrou aos codoenses que tem conhecimento, preparo e idéais próprias e coragem para estar em qualquer debate, e em suas palavras e opiniões ensinou o atual prefeito a governar. Pois o que falta na verdade nessa administração atual é organização e competência para bem utilizar os recursos.
    E 2012 é bom que elegamos pessoas mais preparadas parar assumir a função de Prefeito de Codó-MA, ou então continuaremos nesse marasmo que estamos.

  14. Caro Acélio Trindade.

    Na minha opinião, o debate foi salvo pela presença do Advogado Dr. Mendes, que com suas palavras e opiniões, fundamentadas em dados reais: Dados do IBGE-2010, DATASUS, MEC, PORTAL da TRANSPARÊNCIA etc, dentre outras fontes, demostrou os recursos que aqui chegam todos os meses em um contraste com a realidade que vivemos hoje em Codó-MA, com a Saúde na UTI, Educação sem Pespectiva, Sem Pretígio No estado e no Brasil dentres outras mazelas que foram mostradas.

    Para qualquer codoense que tem o mínimo se senso crítico e pensa(e não é puxa-saco dos grupos politicos ou alienado), Dr. Mendes não teve receio e mostrou que tem conhecimento, preparo e idéais próprias, independência e coragem para estar em qualquer debate seja com ex-prefeitos ricardo, antonio joaquim ou josé inácio, ou mesmo em qualquer debate frente a frente em qualquer outra telvisão, seja com o atual prefeito Zito Rolim ou qualquer outro pré-candidato a prefeito: Biné, Zé Francico, Pedro Belo, Arlindo Salazar etc.
    Em suas palavras e opiniões o mesmo ensinou o atual prefeito ZITO a governar (coisa que ele não fez até agora). Pois o que falta na verdade nessa administração atual de Codó-MA é organização e competência para bem utilizar os recursos públicos.
    Em 2012 temos que escolher pessoas mais preparadas parar assumir a função de Prefeito de Codó-MA, ou então iremos pagar um preço alto pela incompetência e continuaremos nesse marasmo que estamos.

  15. Caro Acélio Trindade e demais leitores.

    O Advogado Mendes participou do debate por que foi convidado pela Emissora de televisão palmeira do Norte, e como cidadão e pré-canditato a prefeito tinha a obrigação dar a sua opinião para os Codoenses.

    Dr. Mendes, com suas palavras e opiniões, fundamentadas em dados reais: Dados do IBGE-2010, DATASUS, MEC, PORTAL da TRANSPARÊNCIA etc, dentre outras fontes, demostrou conhcimento de todos os recursos que chegam em Codó-MA todos os meses em um contraste com a realidade que vivemos hoje em Codó-MA, com a Saúde na UTI, Educação sem Pespectiva, Sem Pretígio No estado e no Brasil por obra de um administrador inerte, dentres outras mazelas que foram mostradas.

    Para qualquer codoense que tem o mínimo se senso crítico e pensa(e não é puxa-saco dos grupos politicos ou alienado), Dr. Mendes não teve receio e mostrou que tem conhecimento, preparo e idéais próprias, independência e coragem e está preparado para enfrentar qualquer outro debate seja com ex-prefeitos ricardo, antonio joaquim ou josé inácio ou qualque outra pessoa.

    Conheço o Dr. Mendes e sei que o mesmo estará a disposição para participar de qualquer outro debate de ideias e opiniões, frente a frente em qualquer outra emissora de televisão(Mirante, FCTV, TV-Codó, Rádios etc) de Codó-MA, seja com a presença do atual prefeito Zito Rolim(que fugiu dos debates em 2008) ou qualquer outro pré-candidato a prefeito: Biné (que também fugiu dos debates em 2008), Zé Francico, Pedro Belo, Arlindo Salazar etc.

    caros leitores prestem atenção, è preciso separar o Joio do trigo e não fazer conclusões precipitadas.

  16. TE SAI TOTONHO ARAUJO, TU NAO FEDE E NEM CHEIRA, CONTINUA FAZENDO TUAS FESTINHAS, PARA DE BABAR ESSE POVO, NUNCA VAO TE DAR NADA, SE ESPELHA NO PE DE QUEIJO CARA.

  17. Muito bem amigo acelio essa e a verdade gosto muito desse ai mas codo virou a cede da liga da justiça todo politico e um super amigo de todos agora..parabéns acelio vc sim.como eu sabemos o quanto nossa cidade querida, esta a muitos anos abandonada. maisquero muito que mude tudo isso… todos os leitores desse blog sabem que vc acelio não falou nem uma inverdade…um abraço acelio. continuar assim sendo impacial. confio no seu blog e mostro pra muitas pessoas aqui em roraima seu blog.tem gente de olho em vc se cuida..pode vi pra globo roraima…abraço

Deixe um comentário