Uma ouvinte, que se identificou apenas como Francisca, ligou na manhã desta segunda-feira (2) para o programa Cidades Notícias, da FCFM, às 6h57, para reclamar contra o atendimento demorado da UPA. Contou ela, ao radialista e jornalista Alberto Barros, que chegou à 7h da noite de ontem (1º) à Unidade com uma dor muito forte no ouvido.
Às 11h da noite, quatro horas depois, ela ainda não tinha sido atendida, quando resolveu, indignada, ir pra casa e se automedicar. A Ouvinte também denunciou que viu pessoas acompanhadas de políticos sendo atendidas primeiro que ela que já esperava há muito mais tempo.
Abaixo a transcrição do trecho da conversa entre a ouvinte e o apresentador do programa:
Ouvinte Francisca – “Chegou umas pessoas lá acompanhados de políticos e foi entrando na minha frente, foi passando…
Alberto dá sequência – É, DIZEM QUE ESTÁ ACONTECENDO MUITO ISSO, QUANDO CHEGA ALGUÉM ACOMPANHADO DE UM VEREADOR, DE UM SECRETÁRIO, PASSA NA FRENTE DE TODO MUNDO, DIZ QUE TÁ ACONTECENDO MUITO ISSO…
Ouvinte Francisca – Olha pessoas que não têm dinheiro, que não tem nenhum cargo público…. UM PADRINHO… num tem nenhum padrinho num tem vez não.
Alberto fala – O SECRETÁRIO RICARDO MURAD PRECISA SABER DISSO PORQUE ONDE EU CONHEÇO O SECRETÁRIO RICARDO MURAD, ELE NÃO COMPACTUA COM ISSO NÃO, MAS AQUI EM CODÓ TEM TIDO MUITA RECLAMAÇÃO VIU, MUITO OBRIGADO PELA SUA INFORMAÇÃO, ESPERAMOS QUE A UPA POSSA RESOLVER ESSA SITUAÇÃO AÍ PORQUE SE PASSOU 4 HORAS E NÃO VOI ATENDIDA, NOSSA SENHORA!
Ouvinte Francisca – Eu fui falar com a assistente social e ela disse – não, não posso fazer nada pela senhora não. Ela não pode fazer e ninguém pode fazer, quem é que vai fazer?
Alberto – O CERTO É QUE A SENHORA FICOU SEM ATENDIMENTO?
Ouvinte Francisca – Fiquei sem atendimento, continuo com a dor no ouvido e pronto, vim pra casa tomar medicação em casa por conta própria mesmo.
Alberto – NÃO É BOM A GENTE SE AUTOMEDICAR, MAS AÍ A SENHORA NÃO TEVE OUTRA ALTERNAVITA, NÉ…
Ouvinte Francisca – Não tem como aqui em Codó é assim mesmo
Alberto encerra – TÁ BOM MINHA QUERIDA, TÁ FEITO A SUA RECLAMAÇÃO, TÁ, MUITO OBRIGADO.
17 Responses
Êh UPA Cheia de Problema Esta de Codó? Cera se É tudo por Conta da Politica Local,Olha que a de São Luis,Raposa,São João dos Patos,Coroata,Timon,não se Ver Tantas Reclamações,Até porque Esta UPA de Codó é Mantida pelo Governo Federal via Secretaria de Saúde do Estado,quanto aos Politicos Locais Deveriam Era Fazer com que o HGM de Codó Tivesse um Funcionamento Digno para com a População Codoense que esta uma Lastima Faltando Tudo neste Hospital Geral de Codó,Até Quando EM?
A UPA esta assim por que Codó não tem outro lugar para se procurar quando se esta doente, e se a procura esta tão grande é por tem atendimento de qualidade coisa que Codó nunca viu, se tem muita gente para ser atendida é claro que vai demorar é uma lógica rsrsrsrsrsrs
Só fazem é reclamar, criticar e apontar defeitos, mas ainda bem que temos boas pessoas querendo melhorar a nossa Saúde de Codó, vereadores secretários, prefeito e servidores!
Se Codó tivesse mais lugares como a UPA talvez ela não tivesse tão lotada assim.
Caro Acélio,
Vamos apurar os fatos, para ver qual foi o problema que ocorreu para a demora no atendimento da senhora Francisca, pois de acordo com o protocolo de Classificação de Risco, dor de ouvido é classificado como Pouca Urgência (cor verde), onde todos os pacientes serão atendidos após os pacientes classificados como Emergência (cor vermelho) e Urgência (cor amarelo), e o tempo de espera será de até 2 horas.
Sobre dar atendimento preferencial a politicos, secretários, etc…, isso não acontece aqui, pois, primeiramente obedecemos o protocolo de Classificação de Risco, onde a prioridade no atendimento é pela gravidade do estado de saúde do paciente e não por ordem de chegada, e segundo é que jamais aceitaremos que funcionários da UPA dê prioridade no atendimento a qualquer pessoa que seja, pois todos as pessoas que procuram a UPA para obter um atendimento, terão que respeitar o protocolo adotado por esta Unidade.
Atenciosamente,
Ricardo Lima
Diretor Administrativo da UPA CODÓ
Eu vou te contar viu, não sei quem é mais artista: dona “Francisca” ou Alberto Barros.
Como é que a pessoa se presta a fazer tamanho papel de …… Esse Alberto é um …..
Posso afirmar que isso acontece na UPA, pois eu já fui beneficiado com essa entrada “VIP”.
Rapaz se médico só olhar para cara do paciente e receitar dipirona o povo não vai gostar, mais na UPA o médico faz um exame completo examina tudo direitinho demora mais de 5 minutos no paciente em um hospital lotado é claro que vai demorar e o povo continua sem gostar.
alguém aí sabe o que é pagar consulta particular e esperar o dia todo????
nunca vi imprensa ou paciente fazer denuncia sobre isso…
sabe porque que essa espera acontece Acélio, porque é a única alternativa, se o HGM funcionasse melhor ou igual, as pessoas iriam para á e esperariam menos, e o PSF que também não funciona como deveria, aí, a UPA sempre que vou lá está cheia e sobrecarregada, Codó todo só vai lá, até quem mora na frente e do lado do HGM.
OLHA VAMOS ANALISAR OS FATOS A SUA VISÃO OU REALMENTE A VERDADE COMO ELA É…PRIMEIRAMENTE ESSA DE PROTOCOLO DE ATENDIMENTO NÃO EXISTE AQUI NA UPA DE CODÓ. O PROBLEMA MESMO COMO VOÇÊ DIZ SER DE POUCA URGÊNCIA, MAS ESPERAR DURANTE 4 HORAS VC ACHA ISSO UM ATENDIMENTO HUMANIZADO? ISSO TUDO O Q VC FALOU É BALELA, TUDO ISSO NÃO ENGANA NEM CRIANÇA………………………………………………
…………………………………………..NÃO RESOLVE NADA MESMO,EU CONVIDO À IMPRENSA PARA INVESTIGAR O TEMPO DE ESPERA,POIS SE COMPROVA NO PRÓPRIO REGISTRO DE ATENDIMENTO DA PRÓPRIA UNIDADE.REZA A PRÓPRIA CONSTITUIÇÃO FEDERAL NO ART.5º DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS,TODOS SÃO IGUAIS PERANTE A LEI, PRINCÍPIO DA IZONOMIA, ONDE SÃO GARANTIAS CONTITUCIONAIS.
MAS É BOM Q O POVO SAIBA Q ESTAMOS ALI NÃO PARA PEDIR, MAS PARA EXIGIR NOSSOS DIREITOS E O ESTADO PARA CUMPRIR COM SUA OBRIGAÇÃO POIS TODO CIDADÃO BRASILEIRO É PASSÍVEL DE IMPOSTOS E OS MESMOS SÃO DISSOLVIDOS EM ORGÃOS PÚBLICOS.PORTANTO SR DIRETOR DA UPA E FUNCIONÁRIOS DE UM MODO GERAL VCS SÃO PAGOS DO FRUTO DO NOSSO DINHEIRO, HAJA VISTA TENHA MAIS RESPEITO COM A POPULAÇÃO, POIS SEM ELA NÃO ESTARIA OCUUUUUUUUPANDO ESSE CARGO DE INDICAÇÃO………………………………………
…………………………………………………….
O MAIOR ENFERMO INFELIZMENTE CONTINUA SENDO O POVO.
PARA ANA PAULA VC FALA DESSA FORMA PQ VC É DE UMA POBREZA INFORMACIONAL SEM TAMANHO.VC VIVE EM UM MUNDINHO ABSTRATO PROCURE SE ATUALIZAR DOS FATOS QUERIDINHA ACORDA.
Então pessoal, já pensaram se o atendimento fosse por ordem de chegada????acidentado, baleado, fraturado, teriam de esperar as dores de unha, insônia, ansiedade, resultados de exames, tudo isso seria atendido independente do caso, porque quem chega primeiro tem de ser logo atendido, já pensaram???ja pensou se vc cai de moto e tem de esperar quem chegou primeiro, isso seria humanizado??? infelizmente é um caos sem solução, pq todo mundo quer ser atendido e todo mundo acha que sua dor é maior que a do próximo, nós seres humanos somos assim mesmo, egoístas mesmo e você, você que reclama da espera, acha justo casos mais graves serem atendidos de forma protocolada?ou eles precisam esperar os pitis serem atendidos primeiro?
e quais são as outras opções de saúde de nossa população codoense?
Com um nome desses mariazinha se é q seu nome e esse não tem como argumentar alguma coisa, cada caso é um caso com relação ao tempo foi demais esperei 4 horas e vc fala q foi piti procure se informar dos fatos depois faça os comentários o q eu posso afirmar é q vc não tem consciência coletiva e fato.
me desculpe Francisca, se achou que o piti era com você, me referia a casos de ansiedade e não a seu caso, me refiro ao atendimento se ele fosse realizado por ordem de chegada, conseguiu entender? Não estou questionando seu tempo de espera, leia com mais atenção.
mariazinha bem pequenina tão pequena quanto sua capacidade de argumentação.
QUANTA HUMILDADE FRAN…SEJA FELIZ COM SUA CAPACIDADE DE ARGUMENTAÇÃO, VOCÊ TEM FUTURO…