Fale com Acélio

Francisco Sergio Bayma, foi o primeiro Intendente de Codó (1896), após a emancipação política do município, que se deu em 16 de abril de 1896, conforme lei provincial, nº 133, sancionada pelo então Governador da Província, Dr. Alfredo da Cunha Martins. Foi Deputado Estadual, na 26ª Legislatura- 1886 -1887.

Nasceu em Codó, no dia 8 de fevereiro de 1840. Era casado com Maria Luisa Bayma. Seus filhos: Raimundo Muniz Bayma, Angelina Muniz Bayma, Francisco Sérgio Bayma Filho, Manoel (Minico) Muniz Bayma, João Muniz Bayma, Luis Muniz Bayma e Carlos Muniz Bayma, pai da senhora Maria do Carmo de Carvalho Bayma Saads (Marina Bayma), de saudosa memória.

Descendente de tradicional família, radicada em Codó, proprietários de terras e políticos, o que lhe oportunizou a dirigir os destinos do município, durante um ano de exercício, (1896-1897), sendo substituído pelo seu tio Manoel Ferreira Bayma.

Tendo em vista o seu efêmero mandato, de apenas doze meses, preocupou-se em estruturar o novo município que nascia. Entendemos, que por este motivo, não se encontram arquivados documentos comprobatórios referentes á sua administração.

Na oportunidade, vale dizer da existência de descendentes de sua árvore genealógica, como a matriarca da família Saads, a ilustre senhora Maria do Carmo de Carvalho Bayma Saads (Marina Bayma), sua neta, já mencionada e seus bisnetos: José Mariano Saads, tabelião público, Luis Carlos Bayma Saads, médico anestesista, Maria Elys Bayma Saads, Maria Filomena Bayma Saads, Maria Rita Bayma Saads, Maria Regina Saads Araujo, viúva do ex-prefeito Antonio Edson de Araujo (Bitar) e Pedro Bayma Saads, falecido.

O ilustre Codoense, de tão alta estirpe, faleceu a 12 fevereiro de 1902.

(Texto colhido do livro Codoenses & Não Codoenses “Sínteses Biográficas”). Inédito. Autores Carlos Gomes da Silva e João Batista Machado.

Codó-Ma, 28/01/2013                                        Prof. Carlos Gomes

24 Respostas

  1. ésse é um …….. de ….. da prefeitura. naum sei como ele naum colocou o zito nessa familia.. talvez tenha eskecido ou o zito naum pediu.. ou mandou..

  2. Saudosa memória,efêmero mandato, ilustre e alta estirpe.Pode esperar que ele, professor Carlos Gomes,vai santificar todos de família tradicional.

  3. Não entendo porque ainda tem “gente” querendo se passar por mim. Mas não posso reclamar porque não tenho a patente nem a marca registrada…rs.

    1. Depende, existe dois ramos de Bayma: os bayma que descendem dos pioneiros da política de Codó, e aqueles que descendem dos ex-escravos desta familia. Apo
      s a abolição, receberam o sobrenome da família a quem pertenceram( os Baymas)

      1. Obrigado pelo comentário, amigo.

        Minha avó se chama Maria Francisca Almeida Baima, sim, com i, nasceu em São Luís-MA no ano de 1941. Ela é filha de Raymundo Bayma e Aracy Almeida Bayma.

        Ela me conta que a família de seu pai era natural de Codó e que eles tinham uma condição financeira muito boa. Também já me falou que seu avô se chamava João Muniz, imagino que seja o mesmo do texto.

        Graças a este blog, consegui ir mais longe na árvore genealógica. Obrigado.

  4. O nome de minha bisavó é Maria lidia de carvalho Bayma, muito comum com o nome Maria do Carmo de Carvalho Bayma.

    o Meu (bisneto) é Alessandro bayma do nascimento

    1. Muito interessante! Minha avó paterna se chamava Maria do Carmo de Carvalho Bayma. Certamente somos parentes! Acesse o site “family search”.

    2. Olá, tudo bem? Meus avós paternos eram de Codó. Meu pai nasceu em São Luís. Minha avó se chamava Carmen Bayma de Almeida. Meu avô era Vicente Barbosa de Almeida. Abraço a todos.Yan Bayma.

    3. Olá, tudo bem? Meus avós paternos eram de Codó. Meu pai nasceu em São Luís. Minha avó se chamava Carmen Bayma de Almeida. Meu avô era Vicente Barbosa de Almeida. Abraço a todos.Yan Guedes Bayma Almeida.

  5. Gostaria de saber se ha registro dos pais de meu avo Francisco Muniz Bayma conhecido como Major Bayma chegou no acre vindo do estado do estado do Amazonas no ano de 1905.

  6. Meus avós se chamavam Mário Reis bayma e Francisca Guimarães Bayma vc poderia m ajudá na minha árvore imunológica

  7. Se tem duvidas, a resposta é não
    Essa família não é tão grande, e são bem catalogados
    Existe duas famílias Baymas: a primeira de alta estirpe, e a segunda, formada por descendentes de ex escravos da primeira

  8. Sou Baima.
    Descendente de Joao Baima. Ja falecido.
    Meu pai me contou essa historia dos escravos que receberam o sobrenome de seus supistos Senhores

    1. Olá, Evaldo! Procure o site “family search”. Inserindo suas informações familiares, o site unirá os dados já existentes e mostrará a ascendência/descendência familiar.

  9. Boa tarde.
    Sou Francisco Baima. Meu avô era José Antônio da Costa Baima. Meus bisavós eram: José Carlos de Brito Baima e Maria da Costa Baima. Se alguém tiver mais informações para formação da árvore genealógica, agradeço.

  10. Olá que interessante este blog. Eu sou filha de José Domingos Costa Bayma, mas fui registrada em nome de meu padrasto. Creio que faço parte da linhagem dos escravos que receberam o sobrenome Bayma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADES