PÁGINAS DE CODÓ (LV) – Luís Carlos BAYMA SAADS

Escritor Carlos Gomes
Escritor Carlos Gomes

Codoense, médico anestesista, com especialidade em cirurgias abdominais. Bisneto do 1º Intendente de Codó, Francisco Sérgio Bayma. Nasceu no dia 13 de abril de 1945, em casa de seus pais, nesta cidade de Codó. Filho de José Mariano Saads (Zeca Saads) e de Maria do Carmo de Carvalho Bayma Saads (Marina).

Iniciou os seus estudos nos colégios João Ribeiro e Colares Moreira, dirigidos respectivamente, pelas professoras – Carmem Palácio Lago (Carmita) e Maria Alice Machado, o ginásio no Colégio Codoense, transferindo-se em seguida para São Luís. Matriculou-se no Liceu Maranhense, onde concluiu o científico. Seguiu para Salvador, prestou exame vestibular para medicina, aprovado, matriculou-se na Universidade da Bahia, formando-se em 1972.

Formado, voltou a Codó, quando foi convidado por Dr. José Anselmo para trabalhar na Casa de Saúde santa Rita, como também, pelo Dr. Antônio Joaquim, para prestar seus serviços profissionais na SAMAEC.

Exerceu atividades públicas, nos governos de Dr. Anselmo, Reinaldo Zaidan e Antônio Joaquim Araújo, como Secretário Municipal de Saúde.

Lecionou como professor-adjunto, na Universidade Federal do Maranhão, no período de 1975 a 1982, lotado no Campus VII, em Codó. Não aceitando a sua transferência para São Luís, desligou-se de suas funções.

Foi médico da Fábrica de Cimento Nassau, do Grupo João Santos, neste município, contratado por um período de 10 anos. Atualmente, presta serviços profissionais no Hospital Geral do Município – HGM.

Casado com a Senhora Maria de Fátima Germana Bezerra Saads, com a qual tem dois filhos: Luís Carlos Bayma Saads Filho (falecido prematuramente) e Maud Elys Germana Bezerra Saads, que já lhe deu um netinho.

O Dr. Luís Carlos, como é conhecido, é um médico de competência comprovada, pessoa querida na comunidade codoense, dedicado à família e atende com presteza a todos que recorrem aos seus serviços profissionais. Sempre serviu profissionalmente ao povo de Codó.

Maçom da Loja Liberdade e Justiça nº8, da qual foi Venerável. Pertenceu ao Lions Clube de Codó e com um grupo de companheiros, fundou o Lions Clube Codó Cidade Alta, em 2001.

Codó (MA), 11 de fevereiro de 2014.                                                               Prof. Carlos Gomes.

Sócio Fundador da Associação Cultural Codoense “Antonio Almeida Oliveira” e do Instituto Histórico e Geográfico de Codó.

Texto colhido do livro Codoenses e não Codoenses a ser publicado.

3 comentários sobre “PÁGINAS DE CODÓ (LV) – Luís Carlos BAYMA SAADS”

  1. Nasci em codo no ano de 1979 me chamo Joao tavares da silva filho
    moro a 30 anos em peixoto de azevedo mt
    o medico resposave pelo parto tambem se chama Luiz carlos
    Nao sei se e o mesmo medico,mais quem sabe. Abracos

Deixe um comentário