Nasceu em Codó, no bairro denominado Trizidela, no dia 03 de janeiro de 1896. Filho de Raimundo Luis Rodrigues e Maria Francisca Rodrigues. Casado pela primeira vez, com Maria do Rosário Machado Rodrigues, de cuja união conjugal nasceram, Raimundo Machado Rodrigues e Ana Amélia Machado Rodrigues, com o falecimento de Maria do Rosário, casou-se com Georgina Viana Rodrigues. Viúvo novamente, contraiu núpcias, com a jovem Raimunda Guimarães Rodrigues, deste matrimônio, nasceram: José Inácio Guimarães Rodrigues, José Antonio Guimarães Rodrigues, Fátima Guimarães Rodrigues e Inácio José Guimarães Rodrigues.
Curso primário estudou em Escolas locais. Em seguida passou a estudar e receber aulas particulares do Professor Nereu e Doutor Eliazar Campos, Juiz de Direito da Comarca de Codó. Fez o curso de guarda livros, hoje chamado de Técnico em Contabilidade, por correspondência, uma prática empregada naqueles tempos, tornando-se assim Contador.
Após tornar-se Guarda Livros (contador) foi contratado, pela Companhia Manufatureira e Agrícola do Maranhão, que tinha como Diretores, João Ribeiro e Sebastião Archer – (1915). A partir de então, nascia uma amizade com Sebastião Archer que se estendeu até a morte de ambos.
Foi fundador da Sociedade Recreativa Fabril, em 15 de novembro de 1928, juntamente com Sebastião Archer, Raul Serra Martins, Oscar Gonçalves e outros. Membro fundador da primeira Loja Maçônica de Codó, a Atalaia Codoense. Participou da criação da Companhia Nacional de Educandários Gratuitos (CNEG), simultaneamente, da instalação do Ginásio Codoense, em 20 de outubro de 1952, com os companheiros Dr. Orlando Araújo, Sebastião Archer, Remy Archer, René Bayma, entre outros. Sócio Fundador do Clube Recreativo Cultural Guarapary.
Ingressou na política local a convite do amigo e compadre governador Sebastião Archer, pela legenda do PSD, elegendo-se vereador por duas vezes. Foi Presidente da Câmara Municipal na legislatura de 02 de fevereiro 1948 a 31 de maio de 1951, sendo seus pares: Sálvio Jacinto Nascimento, Jamil do Reis Duailibe Murad, Inocêncio Simões, José Domingues Araújo, Libâno Fernandes Rocha e José Bayma Serra.
Exerceu o cargo de Diretor Presidente da Companhia Manufatureira e Agrícola do Maranhão, durante o período em que o Coronel Sebastião Archer esteve à frente do Governo do Estado do Maranhão – 1947 a 1951.
Era pecuarista, produtor de cereais e vendia gêneros de primeira necessidade. Trabalhou durante 45 anos na Companhia Manufatureira. Homem de reputação ilibada e admirado por muitos. Músico, tocava o instrumento trombone, tinha como parceiro o mestre Sebastião, que o recebia em sua residência, acompanhado de seus discípulos.
Faleceu em 22 de novembro de 1979, deixando um vácuo muito grande para seus amigos e familiares. Não chegou a viver o bastante, para ver seu filho, José Inácio Guimarães Rodrigues, tornar-se Prefeito da sua querida Codó em 15 de novembro de 1988.
Sua mulher, faleceu no dia 08 de novembro de 2007, aos 89 anos de idade.
Codó – MA, 24 de março de 2014. Prof. Carlos Gomes.
Sócio Fundador da Associação Cultural Codoense “Antonio Almeida Oliveira” e do Instituto Histórico e Geográfico de Codó.
Transcrito do Livro Codoenses & Não Codoenses, inédito.