Fale com Acélio

Professor Carlos Gomes
Professor Carlos Gomes

Nascido a 05 de setembro de 1923, sob a guarda de José Braga, amigo de sua família, chegou a Codó em 1931.

Entregue pelo seu protetor aos cuidados da professora Filomena Catarina Moreira que o educou. Em seguida foi residir com Raimundo Alexandrino Soeiro, um dos mais conceituados pedreiros de Codó, com o qual iniciou a arte da construção civil.

Cursou o 2° grau no Colégio Magalhães de Almeida – 1971 – 1976, do ilustre professor Mauro Bastos Pereira Rego, precursor do ensino de 2° grau em Codó.

Presidiu a União Artística Codoense em dois mandatos, 1974-1976 e 1978-1980. No seu primeiro mandato, introduziu nos seus salões de festa a iluminação “negra”, utilizada no decorrer dos bailes, o que causou com esta inovação, desagrado a alguns sócios, especialmente àqueles de espírito conservador. Outras criatividades foram adotadas na entidade durante o seu mandato, a fim de dar brilho aos eventos realizados ou mesmo, no sentido de agilizar os trabalhos associativos, de ordem administrativa.

Exerceu a presidência do antigo Mobral (Movimento Brasileiro de Alfabetização) – setor Codó, como também, do Conselho da CNEC – (Campanha Nacional de Escolas da Comunidade), durante três anos, sem remuneração. Junto ao então prefeito José Inácio, envidou esforços, no sentido de evitar o fechamento do Ginásio Codoense. O Prefeito sensível aos problemas educacionais do município, firmou um convênio com a CNEC/Estadual, em 28 de fevereiro de 1989, objetivando o pleno funcionamento das atividades escolares, ameaçadas de sua paralisação.

Fundou o Sindicato da Construção Civil, inclusive construiu a sua sede à Rua Porfírio Santos, nesta cidade. Maçom de destaque,  pertenceu à Loja Maçônica Deus e Caridade

n° 2.

Casado com a professora Dezinha, como é carinhosamente conhecida, grande educadora deste município.

O seu cognome de “Zé Rosa” originou-se por conduzir rosas para a Igreja da Matriz, a mando de sua professora Filomena Catarina Moreira. No caminho da igreja, participava de “peladas”, e os seus colegas gritavam: “passa a bola Zé da Rosa”. A partir daí, tornou-se voz corrente – o apelido.

O seu falecimento em 08 de março de 2002, trouxe uma grande perda para Codó, pois tratava-se de uma pessoa honrada. Valorizava a sua profissão – Construtor Civil – com a maior dignidade e eficiência profissional. Foi um dos grandes mestres-de-obras da história recente de Codó.

 

Codó – MA, 24 de junho de 2013.                                                                   Prof. Carlos Gomes.

Transcrito do Livro Codoenses & Não Codoenses, aguardando publicação.

3 comentários sobre “PÁGINAS DECODÓ (XXI) – JOSÉ ARAÚJO DA SILVA (Zé Rosa)”

  1. Parabenizo o professor Carlos Gomes por este excelente trabalho de resgatar a memória das pessoas que – de uma fora ou de outra – deram suas valiosas contribuições para a construção de uma sociedade mais divertida e justa, em nossa terra.
    2. Sugiro, a continuar com esse labor, pesquisar os nomes de Antônio Lourenço Lima, professora Carmita Lago, folclorista Maria Piauí, Antônio Leomagon Alencar, Talmir Quinzeiro, Raimundo Guilhon do Amaral, Irmã Flávia (Convento); o trío: João de Astolfo (músico), Vicente Ferreira e Dico Onça (conhecidos por querer “corrigir” a sociedade e esqueciam as casas deles, afirmam outros; Murilo Melancia: bom de bola e contador de “estórias”; etc. E, após as pesquisas, se lhe aprouver, publicar – trazer ao presente – um pouco da biografia desses ícones do passado!

  2. poxa, este senhor e bom no que faz parabens codoenses li um pouco da sua dedicatoria e vi um genio na nossa literatura em codo mas uma vez parabens codó por abriga este imortal

Deixe um comentário

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

FACULDADE IPEDE

Medicina Integrada – Pedro Augusto

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

PREPARATÓRIO PARA CONCURSO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

PHARMAJOY

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

 

 

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

Mundo do Real

Reginaldo

Baronesa Janaína

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias